Indústria automotiva avança com o sistema ADAS, que dispõe de sensores e softwares identificadores de riscos, prevenindo colisões e cansaço do motorista
A indústria automotiva se beneficia cada vez mais dos avanços tecnológicos. Um dos exemplos mais notáveis é o Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS), que combina softwares e sensores para auxiliar e, em alguns casos, até mesmo intervir na direção, para prevenir acidentes.
O recurso, antes restrito a veículos premium, agora se torna mais acessível, presente inclusive em modelos básicos, que, além de airbags e freios ABS, podem se equipar com sistemas inteligentes. As fabricantes não medem esforços para contemplar carros com o que há de mais moderno em termos de segurança, reconhecendo a importância de proteger a vida de motoristas, passageiros e pedestres.
Por meio de uma rede complexa de sensores, o ADAS monitora o ambiente ao redor do veículo em tempo real, através de câmeras e radares. Por sua vez, os dispositivos captam os dados, os quais são processados e interpretados, permitindo que o sistema identifique situações de risco e execute as ações adequadas. O sistema ADAS oferece diversas funcionalidades que auxiliam o condutor na direção, como:
- Detecta a possibilidade de uma colisão com o veículo à frente e avisa o motorista, dando-lhe tempo para reagir.
- Em caso de colisão iminente, o sistema freia o carro automaticamente, assim evita ou minimiza o impacto.
- Informa ao motorista a presença de outros automóveis em seu ponto cego, ou seja, reduz o risco de acidentes em mudanças de faixa.
- Mantém o veículo na faixa de rolamento, sem desvios involuntários.
- Monitora o comportamento do motorista e identifica sinais de cansaço, alertando-o para fazer uma pausa.
Já se tornaram obrigatórios em diversos países alguns dos componentes que integram o sistema ADAS. Entre eles, destacam-se o limitador de velocidade inteligente, o sistema de manutenção de faixa e o detector de cansaço, aliados do condutor. Mas, além do essencial, leva a experiência de direção a um novo patamar.
Câmeras estrategicamente posicionadas ao redor do veículo captam imagens em 360 graus, sendo responsáveis por proporcionar uma visão panorâmica do entorno. O controle de cruzeiro ativo, por sua vez, utiliza sensores de radar para ajustar automaticamente a velocidade do carro, e todas essas soluções podem ser testadas com carros por assinatura Chevrolet, entre outras marcas.
Em caso de acidente, o sistema de chamada eletrônica envia um alerta automático para os serviços de emergência, agilizando o socorro. O ADAS ainda reconhece sinais de alerta no trânsito, e identifica placas de velocidade e parada, ajustando o comportamento do veículo. Já os sistemas de assistência ao estacionamento facilitam as manobras em vagas apertadas, proporcionando maior comodidade ao motorista.