Cada categoria tem uma especificidade, dependendo do que o motorista deseja
Não é novidade que para conduzir veículos é preciso possuir uma habilitação. No entanto, existem várias versões, cada uma atendendo às necessidades específicas do condutor em questão. Entre todas as categorias, as mais comuns e procuradas são A e B, segundo divulgação feita pelo Ministério da Infraestrutura.
Pensando nisso, reunimos todos as categorias existentes de carteira de habilitação com suas especificidades para quem está em dúvida sobre qual escolher. Confira:
Categoria A
Na categoria A, os condutores são capacitados para conduzir veículos que tenham duas ou três rodas, tais como motocicletas, scooters e triciclos automatizados. No entanto, quem possui a categoria A não pode conduzir nenhum outro tipo de veículo, a menos que esta categoria seja agregada à categoria B.
Categoria B
A categoria B, por sua vez, permite conduzir veículos com quatro rodas, pesando até 3,5 toneladas de peso bruto total e com capacidade para até oito passageiros, além do motorista. Ou seja, até nove ocupantes no total.
Entretanto, é importante observar que a categoria B não autoriza a condução de veículos comerciais ou especializados, como ônibus, caminhões, motorhomes ou motocicletas. Além disso, qualquer reboque acoplado ao veículo não pode exceder 750 kg. Se a intenção for essa, é necessário adotar outra categoria de carteira. Ou seja, quem opta pelo aluguel de carro mensal, seja para uso próprio ou para trabalhar, precisa estar atento e possuir a carteira de motorista correta e atualizada.
Categoria C
Na categoria C, a designação é para quem busca dirigir veículos mais pesados, chegando até 3.500 quilos. Isto é, a pessoa pode dirigir veículos como caminhões com quatro eixos, tratores de esteira, tratores mistos, veículos motorizados ou máquinas para trabalho agrícola, construção, pavimentação e terraplanagem, por exemplo. Geralmente, as pessoas que buscam este tipo de carteira são aquelas que trabalham com atividades que envolvem esses veículos.
Quem obtém a carteira C também pode dirigir os veículos da categoria anteriormente citada. Além disso, torna-se apto a combinar veículos com reboque. No entanto, é importante observar que o peso total combinado não pode exceder 6 mil quilos.
Categoria D
A categoria D engloba outros tipos de veículos, especificamente aqueles capazes de comportar mais de oito pessoas, como ônibus, micro-ônibus e vans de passageiros. Para obter essa habilitação, é necessário ter no mínimo dois anos de habilitação, ou um ano se já possuir a categoria C. Portadores da categoria D na habilitação estão igualmente autorizados a conduzir veículos das categorias B e C.
Categoria E
Por fim, a categoria E permite a condução de veículos motorizados combinados. Esse tipo de veículo é caracterizado pela unidade motriz classificada nas categorias B, C ou D, enquanto a parte acoplada, como um reboque, semirreboque, articulado ou trailer, possui um peso bruto total superior a 6 mil kg ou mais de oito lugares.