Coisas dos gatos: o que guardar e o que deixar exposto?

Existem algumas medidas que devem ser tomadas para assegurar que o seu amigo de quatro patas tenha muito mais conforto, saúde e segurança dentro de casa

Se você ama gatos, já deve saber que os felinos precisam de cuidados especiais ao longo da vida. Para que eles se sintam à vontade em seus lares, é necessário enriquecer o ambiente com brinquedos e acessórios interativos, além de proporcionar comida e água de maneira acessível. 

Entretanto, quando falamos sobre a caixa de areia de gato ou qualquer outro pertence do bichano, será que você sabe quais elementos devem ser armazenados em locais especiais e quais podem ser expostos? O ideal é prestar atenção nesse detalhe, garantindo que o pet tenha segurança e, ao mesmo tempo, conforto dentro de casa. 

Assim, ao adotar esses truques de organização, você não apenas facilitará a administração do tempo em sua rotina, mas também promoverá um ambiente mais confortável e acolhedor para si e seus amiguinhos.

Caixa de areia

Sem dúvida, a caixa de areia é um acessório fundamental para que o gatinho tenha mais bem-estar em um ambiente. Isso porque tal elemento ajuda o animal a fazer as suas necessidades fisiológicas no local correto, promovendo muito mais higiene e saúde para todos.

Logo, a recomendação é que o item esteja sempre acessível, facilitando a sua utilização. Mas atenção: isso não significa que a caixa de areia possa ser posicionada em qualquer espaço, viu? Pelo contrário! Para manter o equilíbrio entre limpeza e acessibilidade, considere manter o artigo em um ponto tranquilo, preferencialmente, longe dos cômodos onde preparamos e realizamos as nossas refeições. 

Aliás, lembre-se ainda de limpar com frequência a caixa de areia. Desse modo, você poderá reduzir os odores indesejados e impedir que o animalzinho desenvolva, com o tempo, doenças. 

Comedouro

Outro item essencial no dia a dia de um gato é o comedouro. Ou seja, trata-se de um artigo onde a comida e a água do pet serão disponibilizadas para a sua alimentação. E, assim como acontece com a caixa de areia, tal elemento precisa estar à disposição do peludo, para que ele nunca passe fome ou sede. 

Não sabe como posicionar o comedouro sem prejudicar a circulação dos moradores e a limpeza do espaço? Sem problemas! Como solução, indicamos mantê-lo na cozinha ou em qualquer outro cômodo que esteja longe da caixa de areia. 

Ainda aqui, uma sugestão bacana é apostar em modelos elevados, pois são ótimos para que o gatinho não derrube a sua ração no chão, o que pode acabar prejudicando a organização do lar. Não tem erro!

Itens perigosos

Dentro de nossa casa, existem vários objetivos que podem ser perigosos para os nossos animais de estimação. Quais são eles? Podemos começar pelos fios elétricos, principalmente aqueles que se encontram desencapados. 

Em seguida, estão os produtos de limpeza e, inclusive, certas espécies de plantas que, caso ingeridas, podem causar problemas graves para a saúde do pet. O copo-de-leite, a violeta e o lírio estão nessa lista.

Com isso em mente, os tutores precisam redobrar os seus cuidados. A recomendação é remover esses tipos de objetos de áreas que sejam de fácil acesso para o peludo. No caso dos fios, você pode apostar em protetores ou deixá-los escondidos, dentro dos móveis. 

Os produtos químicos, no entanto, devem ser armazenados corretamente na área de serviço ou em compartimentos próprios para essa finalidade. Já as plantas, há a possibilidade de colocá-las em ambientes onde o bichinho não circule. 

Assim que adotar essas simples medidas, será possível construir um espaço doméstico bem mais tranquilo para a convivência de todos vocês. Pense nisso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile