Principais vitaminas e seus efeitos no skincare

As vitaminas são importantíssimas para garantir uma pele viçosa e sem rugas

A nossa pele como maior órgão do corpo humano merece muita atenção, isso porque fatores externos como poluição, exposição excessiva ao sol, estresse, álcool e outras substâncias químicas podem causar sérios danos à saúde da epiderme, bem como acelerar o envelhecimento dela. Por essa razão, aparece a importância de inserir o uso de vitaminas no seu skincare.

Normalmente, ficamos receosos com o surgimento de rugas e linhas de expressão. Para evitar o famoso pé de galinha, também tenha o hábito de usar retinol, que é um derivado da vitamina A, responsável pela renovação das células. 

Além de prevenir o envelhecimento da pele, ele é capaz de uniformizar a textura e a tonalidade dela, mas também fechar os poros e proporcionar uma pele mais firme.

Vitaminas para a pele: por que é importante?

Quando o assunto é vitamina, já ouvimos muito da importância delas como parte da alimentação. Assim como usá-las no cabelo, uma vez que elas são capazes de repor os nutrientes das fibras capilares. 

Essas substâncias são tão essenciais que melhoram o funcionamento do nosso organismo, protegem contra os ataques de bactérias e vírus. Além de fortalecer o sistema imunológico, as unhas, cabelos, como também a barreira cutânea.

No entanto, como o corpo humano produz naturalmente uma quantidade insuficiente, é necessário fazer reposições por meio das cápsulas de vitaminas e cosméticos. Dessa forma, para saber qual é a mais indicada para sua pele, consulte um profissional. Ele, certamente, orientará você melhor após avaliar o seu tipo de pele. Assim, obterá, rapidamente, os resultados satisfatórios, deixando a barreira de proteção em equilíbrio, fortificando-a contra a ação dos agentes externos.

Cuidados com a pele: como incluir as vitaminas no skincare?

Além da alimentação, segundo os dermatologistas, a melhor forma de incluir vitaminas na sua skincare é basicamente por meio dos cremes noturnos. Os dermatologistas explicam que usá-las durante a luz solar é arriscado, pois acarreta no aparecimento de manchas na sua pele.

Isso acontece porque a vitamina A, na forma de ácido retinoico, pode danificar a luminosidade e textura da sua cútis. Por isso, um profissional estará habilitado para indicar a forma mais segura.

Vitaminas: quais tipos usar?

Como visto, são excelentes para manter a pele bem nutrida, renovando as células mortas e trazendo mais firmeza à pele. 

Vitamina A

A vitamina A atua na superfície da epiderme, renovando e rejuvenescendo a sua pele. Ela está presente nos cremes, no retinol e derivados do ácido retinoico. Recomendada fortemente para a hidratação profunda, pois controla a oleosidade da pele, diminui o surgimento das acnes e aumento da circulação, melhorando o aspecto da sua pele.  

Vitamina B

A vitamina B se subdivide em subtipos como B2, B3, B5 e biotina. Conforme os dermatologistas. Os derivados da vitamina B têm funções como: 

  • B2 ação hidratante;
  • B3 ou niacina e derivados como a nicotinamida, agem na produção de sebo;
  • B5 ou ácido pantotênico tem ação anti-inflamatória, calmante e cicatrizante é encontrada no pantenol;
  • B6 ou piridoxina, ajuda a controlar os níveis de acne na pele;
  • Biotina também ajuda no controle da acne e melhora a hidratação, produzindo os ácidos graxos.

Vitamina C

Esse tipo de vitamina é, sem sombra de dúvidas, a mais potente, já que ela reduz os efeitos dos radicais livres liberados durante a queima de oxigênio no nosso organismo. Sua principal atuação acontece na elasticidade da pele, ajudando a manter a rigidez e a jovialidade. Além disso, é capaz de clarear as manchas, diminuir as rugas, ajuda na cicatrização de feridas, entre outros.

Vitamina E

Diferente da vitamina C, ela possui um valor mais acessível no mercado, o que não a torna menos eficiente. Pelo contrário, ela é extremamente eficaz no fortalecimento da camada protetora da pele, já que devolve o brilho, fortalece a barreira cutânea e suaviza as finas linhas de expressão. Contudo, com o tempo a produção natural do nosso organismo cai, deixando a pele com aspecto ressecado. Por isso, é ideal para as peles maduras.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *