Colchão Limpo

Como e quando devo limpar meu colchão?

Dicas para aumentar a vida útil do seu colchão e dormir em um lugar bem higienizado

Se uma pessoa adulta precisa passar de sete a nove horas por dia dormindo, imagine a quantidade de tempo que ela estará deitada em um colchão ao longo da vida.

Com isso em mente, é necessário limpar periodicamente e tomar determinados cuidados para preservar o lugar onde você dorme. Afinal, passamos mais de um terço da nossa existência deitados, e ninguém quer ter contato com sujeiras por um período tão grande. 

A fim de manter o ambiente onde você dorme limpo, lave semanalmente os seus lençóis. Além disso, capas de travesseiros e a roupa de cama como um todo podem ser higienizados com menor frequência, porém não deixe de lavá-los.

Ademais, evite comer em cima da cama, deitar com a roupa vinda da rua e aproveite as trocas de estações para lavar os edredons. 

De qualquer forma, ao menos uma vez por ano, é interessante virar e lavar o seu colchão. Portanto, vamos deixar algumas dicas para você limpar com qualidade e não degradar o equipamento:

  1. Tome cuidado para não molhar demais nem escovar excessivamente o seu colchão.
  2. Jamais deixe seu colchão em posição normal enquanto ele não estiver totalmente seco.
  3. Para a limpeza, espalhe bicarbonato de sódio sobre toda a superfície e deixe por uma hora.
  4. Com um aspirador, remova o bicarbonato. A intenção é eliminar substâncias causadoras de mau cheiro.
  5. Por fim, misture álcool, essência de lavanda e água, e passe cuidadosamente com a ajuda de um pano limpo. Para secar, coloque o objeto em uma área arejada e, preferencialmente, ensolarada. 
  6. Devolva o colchão para a sua cama apenas quando todo o líquido tiver evaporado.

Quando falamos de manchas, no entanto, as técnicas de limpeza precisam ser mais avançadas. Seja qual for a causa da marca, é importante agir o mais rápido possível, molhar somente a área danificada e não esfregar demais. Além disso, tome cuidado para o líquido não espalhar e enxágue o local com um pano ou toalha bem torcidos e limpos. 

Cada tipo de mancha sai mais fácil com um produto diferente. Entretanto, certifique-se de que utilizará um líquido adequado para o estofado e saiba que uma mistura de detergente e vinagre branco dissolvidos em um copo de água morna pode funcionar como uma alternativa genérica. 

Marcas de sangue, por exemplo, saem mais fácil se você deixar uma pasta de bicarbonato de sódio com um pouco de água agindo em cima da sujeira durante meia hora. Depois é só escovar.

No caso de urina ou vômito, é preciso secar o excesso de dejetos e aplicar rapidamente uma solução de água morna, detergente e gotas de amônia. Muito comuns, manchas de suor e saliva podem ser retiradas com tira-manchas.

Vale lembrar que é muito importante cuidar da limpeza do quarto como um todo para garantir a higiene do seu colchão. Por isso, medidas como limpar cama box e aspirar embaixo da cama devem ser feitas semanalmente. Todavia, em determinado momento, a troca do colchão será necessária.

Em média, isso deve levar de oito a 10 anos para acontecer, mas quem determinará isso é você e o seu nível de conforto na hora do sono.  

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *