estresse

Como evitar o estresse no dia a dia?

Cada vez mais sobrecarregados, muitas vezes, temos os sintomas do estresse e precisamos combatê-los; veja como lidar

Com nossa rotina cada vez mais agitada e cheia de pendências, é fácil nos sentirmos sobrecarregados e estressados, não é mesmo? Nossos dias já se iniciam cheios, não nos permitindo ter tempo para relaxar.

No entanto, é possível evitar os efeitos colaterais desse dia a dia corrido. O estresse, principal consequência negativa, deve ser combatido para que consigamos garantir nossa saúde e bem-estar. Vamos falar um pouco sobre ele e como evitá-lo?

O que é o estresse?

O estresse é uma resposta química e física a estímulos externos a nós. Quando passamos por situações difíceis, atípicas ou perigosas, nosso corpo se prepara para reagir a elas, a fim de garantir que sobrevivemos a elas. Nesse ínterim, são liberados hormônios que vão tentar garantir nossas ações frente a tais ocasiões de sobrecarga. O estado do nosso corpo durante essa resposta é o chamado estresse. Portanto, ele é natural e não, necessariamente, negativo.

O problema é que, no nosso dia a dia, passamos constantemente por situações de sobrecarga e dificuldades, fazendo com que estejamos sempre com o corpo no estado de estresse, o que é negativo para nossa saúde.

Quais são os sintomas do estresse?

Os sintomas do estresse podem variar de indivíduo para indivíduo, e podem ser físicos, emocionais ou cognitivos. Veja alguns:

  • Imunidade baixa
  • Dor de cabeça
  • Dor no peito
  • Baixa libido
  • Dificuldade de concentração
  • Complicações de pele
  • Dor de estômago
  • Irritabilidade
  • Infelicidade
  • Depressão
  • Problemas intestinais
  • E muitos outros

Como combater o estresse de forma eficiente?

É importante evitar o acúmulo de estresse no dia a dia para garantir mais qualidade de vida e bem-estar. Veja abaixo maneiras eficientes de combatê-lo.

Aprenda exercícios de respiração

Durante picos de estresse, o coração pode bater mais rápido, a respiração acelerar e haver uma sensação ofegante.

Para ajudar a voltar ao estado de normalidade, há exercícios de respiração úteis: respirar profundamente, contar até cinco e expirar, por exemplo. Há também formas de fazer respiração abdominal, diafragmática e compassada. Todas elas ajudam a retomarmos o controle da respiração, oxigenarmos melhor o corpo e o cérebro e focarmos em outra coisa além do episódio estressante.

Aprenda a delegar prioridades

Nosso estresse, muitas vezes, vem da sensação de esgotamento, isto é, quando estamos muito sobrecarregados em determinada área de nossa vida. Seja com muitos afazeres domésticos ou com uma lista imensa de atividades para cumprir no escritório, a grande quantidade de coisas para finalizar pode nos causar estresse.

A fim de evitar passar por um grande problema de estresse, você pode priorizar e despriorizar tarefas. O que pode ser feito agora e o que pode ser feito na semana que vem, por exemplo? Desenvolva um sistema de prioridades para cada pequeno setor de sua vida e dê um passo de cada vez. Crie prazos e uma ordem de tarefas que devam ser cumpridas conforme sua importância.

Tenha bons hábitos

Independentemente das situações que passe durante a rotina, estabeleça bons hábitos para cumprir: ler, dormir bem, ter uma dieta saudável.

Pode parecer clichê, mas garantir um dia a dia saudável vai te ajudar a driblar melhor os episódios estressantes do dia a dia. Ter uma alimentação saudável, ingerindo as quantidades corretas de cada tipo de nutriente necessário ao organismo, vai te deixar mais saudável. Portanto, invista em frutas, legumes e verduras e também consuma suplementos, como whey protein, vitaminas e fortificantes, tudo para garantir as doses corretas de proteínas, vitaminas e tudo mais que nosso corpo exige.

Além disso, ter um sono saudável e hábitos relaxantes, como ler e ouvir músicas, também garantirão mais saúde e bem-estar.

Publicado por

Stefani Quaresma San Martins

Sou Stefani Quaresma San Martins, estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Pampa, minhas maiores experiências são com assessoria de imprensa, redação e social media com ênfase em conversão de leads.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile