A computação quântica tem como objetivo explorar o comportamento de partículas atômicas para implementar uma computação mais rápida e eficiente do que o que é oferecido atualmente pelos computadores mais potentes.
Com essa facilidade será possível, por exemplo, fabricar um medicamento para uma doença que hoje é incurável, cerca de 10 vezes mais rápido do que os cientistas conseguem fazer atualmente.
Também será possível criar meios de comunicação na internet 100% seguros e até mesmo ter carros elétricos que só serão recarregados a cada 10 mil quilômetros.
Diante do potencial da computação quântica, é correto afirmar que ela vai trazer muitas mudanças para as indústrias, para a sociedade e para a economia, por meio da expansão do escopo de computação.
Isso faz com que muitos especialistas se questionem se a humanidade está diante da próxima revolução digital, que será tão disruptiva quanto a internet foi em seus primórdios.
Existem muitas pesquisas em andamento, mas a computação quântica ainda é incipiente e apresenta vários obstáculos de engenharia.
Mas ela será uma realidade, por isso, é interessante se questionar se a empresa está preparada para essa revolução, qual é o segredo da computação quântica e descobrir se ela realmente está ganhando o mundo real.
A empresa deve estar preparada
O maior desafio para as organizações é se preparar para o futuro quântico, que promete chegar com implicações significativas no que diz respeito à competitividade económica entre os países.
Além das organizações, os próprios governos precisam considerar investimentos e elaborar uma estratégia quântica nacional.
Se um buffet para jantar de casamento quiser manter sua vantagem competitiva de longo prazo, terá que acompanhar o desenvolvimento da computação quântica e interagir com o ecossistema quântico em crescimento.
Nesse cenário, líderes começam a desenvolver conhecimentos e a testar o potencial dessa computação e isso fará com que estejam bem posicionados, além de terem acesso a excelentes oportunidades.
Essa computação traz obstáculos tecnológicos e de engenharia, mas também desafia as empresas a pensarem de maneira diferente sobre o mundo e sobre sua arquitetura da computação.
A propensão ao erro e a carga de correções podem prejudicar a velocidade e a eficiência da computação quântica. Ao mesmo tempo, aproveitar o poder prometido por esses sistemas significa desenvolver uma linguagem de codificação nova.
Também existem algumas questões que precisam ser consideradas em relação à relevância da computação quântica para os negócios.
Por exemplo, é interessante pensar sobre os problemas que a companhia precisa resolver e que pode usar essa computação para encontrar a solução desejada. Alguns exemplos são os problemas nos domínios de cibersegurança.
Se uma clínica de internação para cachorro tiver algum profissional com conhecimentos em computação quântica, deve investir para que possa resolver ambiguidades e integrar a computação quântica no planejamento estratégico.
É necessário repensar o lugar da computação quântica no portfólio e na agenda de inovação, e uma das formas de fazer isso é por meio de testes de uso, utilizando o hardware de computação quântica na nuvem.
Por fim, a empresa precisa saber se sua força de trabalho vai exigir habilidades de computação quântica. A companhia pode atrair talentos dessa área ao passo que a tecnologia amadurece.
Também é interessante considerar os passos que ajudam a construir o conhecimento institucional dentro da companhia.
O segredo da computação quântica
A computação quântica é derivada da física quântica, ciência que já está presente em televisores e celulares. Alguns de seus maiores segredos são:
- Criptografia;
- Solução de problemas;
- Mais segurança;
- Estrutura diferenciada.
A velocidade da computação quântica coloca em xeque um dos mecanismos de proteção mais importantes do mundo: a criptografia.
Dependendo do algoritmo usado para proteger algum dado, o melhor computador que existe atualmente pode levar muitos anos para quebrar a chave ou decodificar as informações.
Mas se uma empresa de limpeza e portaria estiver usando um computador quântico, pode fazer isso em alguns segundos. Diante dessa realidade, é necessário criar a criptografia quântica, ainda mais segura e inquebrável.
A velocidade é muito útil para solucionar problemas que os computadores atuais não conseguem resolver em tempo hábil, como fatoração de números inteiros com milhares de bits, logaritmo discreto e simulação de física quântica.
Um computador com a tecnologia atual resolveria a fatoração de um número grande se tivesse um tamanho maior do que o universo, algo totalmente impossível.
O computador quântico também consegue buscar dados e informações em um banco de dados desordenado, algo que poderia levar muitos anos por meio de um computador normal.
De qualquer forma, é uma tecnologia muito mais segura, além de apresentar estrutura diferenciada do que existe atualmente. Visto que a quantidade de mudanças provocadas pela criação de um computador quântico é muito grande.
A sociedade como um todo, tantas pessoas quantas empresas, como no caso de clínicas para dependentes químicos, precisam estar atentas porque não é possível estimar precisamente todas as alterações que aconteceriam.
Mas por trabalhar com partículas atômicas, é possível construir computadores tão pequenos que serão invisíveis a olho nu, afinal, a velocidade do processamento não é similar ao tamanho da máquina.
Os computadores quânticos são muito mais rápidos do que todos os outros computadores que existem no mundo e essa velocidade se deve ao uso de partículas atômicas em sua construção.
O propósito desse desenvolvimento é fazer com que a máquina seja quase tão veloz quanto à luz, e o processamento das informações passa a acontecer em paralelismo e em outra dimensão.
A computação quântica vai ganhar o mundo real
Não é de hoje que a computação quântica começou a sair de dentro dos laboratórios para conquistar espaço no mundo real, e tem despertado a curiosidade de muitas pessoas.
Embora a tecnologia ainda seja embrionária, organizações de vários setores, como um restaurante para mini wedding, também já começaram a se interessar sobre o assunto.
Isso porque não restam dúvidas de que a tecnologia vai mudar completamente a relação entre os seres humanos e os sistemas de computação. As coisas serão completamente diferentes do que são hoje.
O assunto é muito interessante e gera curiosidade, principalmente porque esses computadores já estão sendo testados por grandes empresas de tecnologia, como no caso do Google e da Microsoft.
São máquinas que apresentam o poder de processamento que nunca existiu antes, existem até mesmo provas matemáticas de que os computadores quânticos conseguem realizar operações com muito mais facilidade.
Para se ter uma ideia, eles conseguem fazer coisas que os melhores computadores de hoje em dia levariam centenas de anos para conseguir.
Recentemente, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo divulgou um cronograma de lançamento para a computação quântica.
Isso chamou a atenção de pessoas e negócios dos mais variados tipos, como um fornecedor de salgados assados para festa infantil. O objetivo da empresa de tecnologia é aumentar a quantidade de bits quânticos de seus computadores.
Os qbits serão aumentados em mais de 10 vezes, e as equipes de pesquisadores estão desenvolvendo um equipamento com cerca de 1000 qbits, e a expectativa é que ele seja lançado no final de 2023.
A mesma empresa espera lançar um processador com 127 qbit, ou seja, o dobro da capacidade atual, e já no ano de 2022 a organização tinha o propósito de apresentar um equipamento com 433 qbit.
O propósito com tudo isso é desenvolver uma máquina quântica full-stak implantada por meio de computação em nuvem, permitindo que qualquer pessoa possa fazer sua programação.
A revista Nature publicou um artigo científico sobre o Google, dizendo que o buscador já atingiu a supremacia quântica. Isso também chamou a atenção de muitos profissionais, como o gestor de uma confecção de cortina para sacada.
Na época, a revista gerou muita polêmica, inclusive por conta das contestações provenientes de outras empresas de tecnologia. Mas independentemente de quem está na frente ou não de tudo isso, o que realmente importa são os avanços.
Eles estão acontecendo na área de computação quântica, independentemente de quem vai disponibilizar o melhor computador.
Além das empresas de tecnologia, governos de países como Estados Unidos e China já começaram a investir no desenvolvimento dessa computação, assim como universidades e agências governamentais também estão investindo.
Em pouco tempo, negócios dos mais variados setores, como um fabricante de separador de pó ciclone, poderão utilizar essa tecnologia em seu dia a dia.
Considerações finais
Os computadores quânticos vão revolucionar muitas áreas na sociedade e existe a expectativa de que ajudem a acelerar até mesmo a cura de doenças. Também serão capazes de desvendar sistemas mais seguros e criptografados do planeta.
Só que todas essas possibilidades levam um tempo para acontecer, por isso, a única certeza sobre a computação quântica é que ela ainda tem um longo caminho pela frente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.