Concurso público: entenda as vantagens e os benefícios de optar pelos estudos

A escolha da carreira é uma tarefa difícil, e os estudos exigem dedicação e foco, mas trazem benefícios ideais para quem busca estabilidade

Ao cogitar o início de carreira em diversos campos do mercado de trabalho, muitas pessoas optam por investir em uma carreira no âmbito público, já que esta oferece benefícios que, atualmente, se tornaram escassos no mercado privado. No entanto, o início desta jornada pode conter alguns desafios. 

Estabilidade, alta remuneração, plano de desenvolvimento e benefícios como plano de saúde, seguro de vida e férias remuneradas são alguns dos atrativos que fazem centenas de brasileiros optarem pela carreira pública. No entanto, para alcançá-los, é necessário muito tempo de estudo e dedicação absoluta para os concursos públicos. 

O que são os concursos públicos?

Assim como o mercado de trabalho privado abre vagas e processos seletivos para escolher seus empregados, o âmbito público realiza concursos e provas de conhecimentos gerais e específicos de cada área que seleciona, de maneira ampla e democrática.

Os concursos variam bastante de órgão para órgão, e são criados sempre que surge a necessidade de novos contratados em determinadas áreas públicas. A abertura de editais para esses exames depende das regulamentações e questões orçamentárias regidas pelo Congresso Nacional. 

Por que prestar um concurso público?

A estabilidade é sempre um dos fatores decisivos na escolha de um emprego, área de atuação ou investimento. Em empresas privadas ou até mesmo empreendimentos próprios, a tão buscada estabilidade financeira depende de fatores que não dependem apenas do empregado, mas, sim, de uma cadeia de outros quesitos socioeconômicos. Dessa forma, um trabalhador pode se encontrar sem fonte de renda do dia para a noite.

Nos órgãos públicos, após três anos de trabalho, um servidor só pode ser demitido por faltas extremamente graves, o que garante uma estabilidade de vida quase inalcançável em outros setores. Principalmente para as famílias, essa segurança permite a elaboração de planos em longo prazo e uma vida mais tranquila. 

Além disso, os servidores públicos tendem a receber salários maiores que os trabalhadores do setor privado, principalmente no início da carreira, ou seja, assim que for aprovado no concurso público.

Para prestar um concurso, não é preciso ter experiência prévia, e as taxas de inscrição podem ser reduzidas, caso o participante se encaixe nas leis de cotas estabelecidas para esses exames. Todos os concorrentes realizam a mesma prova e são avaliados da mesma forma, independentemente de seu currículo anterior.

Para garantir que os estudos estejam em dia no momento do exame, é necessário atentar-se às datas e aos editais dos concursos desejados. Comumente, alguns são mais procurados entre os chamados “concurseiros” brasileiros, como os concursos da Receita Federal, da Polícia Federal, do Banco Central e do CNU – concurso que serve para 21 órgãos federais.

Publicado por

Stefani Quaresma San Martins

Sou Stefani Quaresma San Martins, estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Pampa, minhas maiores experiências são com assessoria de imprensa, redação e social media com ênfase em conversão de leads.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile