Ecoturismo no Rio: conheça as trilhas e aventuras na natureza

Para fugir da correria do dia a dia, nada melhor do que encontrar uma oportunidade de se conectar com a natureza. E entre as opções de como aproveitar esse momento, fazer uma trilha é uma das mais indicadas, já que permite se exercitar e conhecer lugares incríveis enquanto descobre recantos protegidos no meio ambiente.

Para quem gosta de praticar ecoturismo, é interessante incluir no seu roteiro de viagens uma ida à Cidade Maravilhosa. Por lá, existem várias opções de trilhas para fazer dentro da cidade, assim como há ótimas indicações no estado e próximas à capital. Com isso, antes de fazer sua reserva em um hotel no Rio de Janeiro, conheça, no texto abaixo, algumas das trilhas mais procuradas.

Mirante do Caeté

Uma excelente indicação de trilha na Cidade Maravilhosa é a trilha do Mirante do Caeté. Ela oferece uma vista deslumbrante da pedra do Pontal, do Recreio dos Bandeirantes, da Praia da Macumba, da Barra da Tijuca e da Pedra da Gávea. Com 800 metros de extensão, é uma trilha de nível leve e que, ao chegar ao destino, permite realizar um piquenique, havendo área própria para isso.

Para chegar na trilha, o visitante pode acessar os dois lados da orla em direção ao Parque Natural Municipal da Prainha, onde fica o mirante. O acesso mais popular é passando pela praia do Recreio dos Bandeirantes, seguindo a orla até a entrada do Parque. Outra possibilidade é passar pela serrinha do Grumari, que é a melhor alternativa para quem parte da Ilha de Guaratiba ou da Barra de Guaratiba.

Pedra da Gávea

Agora, se o intuito é buscar uma trilha que ofereça muita adrenalina, a melhor indicação é a da Pedra da Gávea. Sendo o maior bloco de rocha à beira-mar do planeta, chegar ao seu topo oferece uma vista privilegiada da Baía de Guanabara, além da vista de praias como Leblon, Ipanema, São Conrado e Barra da Tijuca.

Prepare-se para uma trilha difícil, sobretudo por ela ser muito íngreme. Geralmente, os visitantes demoram cerca de 2 horas e meia para percorrê-la, sendo que o trecho mais desafiador é a Carrasqueira: são 30 metros de escalada ao nível básico, no qual se deve utilizar técnica semelhante a do rapel. Quem não tem experiência, não precisa se preocupar, já que os guias conseguem auxiliar no percurso.

Poço Paraíso

Mas o ecoturismo carioca não se resume apenas à cidade do Rio de Janeiro. Na região histórica de Petrópolis, há uma excelente opção para quem procura uma trilha mais leve, curta e suave. Nela, o objetivo é ir apreciando a beleza e o encanto da natureza, percorrendo-a até chegar ao Poço Paraíso, o mais famoso de Petrópolis e região.

A trilha fica na entrada do parque Nacional da Serra dos Órgãos do setor Petrópolis — uma distinção importante, visto que o parque também conta com entradas em Teresópolis e Guapimirim. No total, a trilha tem 600 metros de extensão e é cercada por belos bambus naturais, com o trajeto sendo percorrido tranquilamente entre 15 a 20 minutos. Inclusive, mesmo tendo água gelada, o poço é perfeito para banho, sendo uma piscina natural integrante do Circuito das Bromélias, o que atrai muitos turistas aos fins de semana.

Trilha Suspensa

Já a trilha mais visitada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos tem a sua entrada em Teresópolis, outra cidade da região. A Trilha Suspensa tem esse nome porque ela literalmente acontece no ar: durante 1 hora, o visitante tem a chance de percorrer uma trilha leve feita em um tablado de madeira com corrimão em ambos os lados.

De cima do tablado, dá para admirar a paisagem deslumbrante da floresta que compõe o parque. O trajeto é circular, tendo início e fim na Praça da Barragem. Para quem quiser se refrescar, no meio do caminho, é possível descer as escadarias, que levam até os poços naturais do rio Paquequer.

Pedra do Sino

Também no Parque Nacional da Serra dos Órgãos está a trilha que leva a Pedra do Sino, o ponto mais alto da região de Teresópolis. Essa já é uma trilha de nível moderado em dificuldade, sendo que os seus 12 quilômetros de extensão podem ser percorridos de 4 a 6 horas. Portanto, esteja preparado para o desafio e certifique-se de levar tudo o que precisa para o passeio!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *