Conselhos para não ser enganado ao deixar seu carro na oficina

Para fazer reparos e verificar como anda a vida útil do seu carro, especialmente se o período de seguro da montadora já acabou, é sempre recomendado ir a uma oficina autorizada para fazer reparos em geral.

Contudo, muita gente acaba optando por um mecânico em seu bairro, ou indicado por algum conhecido do trabalho, do clube ou da igreja. E às vezes nem sempre todos os funcionários de algumas dessas oficinas são absolutamente confiáveis e, se você não tomar cuidado, pode ser enganado facilmente, tanto na mão de obra quanto na hora de fazer a reposição de peças.

Para ajuda-lo a ficar atento, este artigo é dedicado a te ajudar a saber o que deve levar em consideração na hora de levar seu carro na oficina. Lembre-se que, nos últimos anos, a qualidade de muitas delas melhorou, principalmente com a abertura de concorrentes, competição entre bons mecânicos e o gradual aprimoramento da categoria.

Lembre-se, contudo, que por fazer parte de um tipo de prestação de serviços que depende essencialmente de mão de obra humana e de capacidade profissional, pode acontecer de, em algumas vezes, você encontrar alguns prestadores de serviços ou proprietários com pensamentos não exatamente corretos e um comportamento não ético, buscando certamente enganá-lo na primeira ocasião.

O que procurar ao escolher uma boa oficina?

Pois bem, antes de mais nada, o respetivo serviço deve funcionar legalmente ao avaliar veículos usados (não na esquina de uma ruela que ninguém conhece). Você deve se certificar de que a oficina de automóveis está autorizada. Você também deve ter cuidado com os preços, informar-se com antecedência sobre os preços dessa operação em outros lugares e aproximar um pouco os custos.

Peça sempre garantia do serviço

Pode haver serviços que cobram muito por uma operação que em outro lugar custa muito menos, mas ao mesmo tempo se outro serviço exige muito menos temos que fazer uma pergunta, por que existe uma grande diferença de preço?

Peça sempre garantia nas peças do carro , caso tenha trocado uma peça do carro por outra que estavam no depósito, peça garantia. Nosso conselho seria também solicitar as peças substituídas . É bom saber que a oficina deve devolver suas peças antigas, exceto as que forem necessárias no momento da substituição.

Vistorie sempre a entrega de um serviço

Antes de retirar o seu carro l200 após um serviço, inspecione a área de trabalho, o serviço deve ser limpo e arrumado (nesse caso, há grandes chances de que funcione com maior atenção), mas se estiver muito sujo e bagunçado, então não espere o trabalho ou mão de obra deve ter boa qualidade.

Sempre preste atenção à folha de entrada. Um funcionário deve inspecionar o carro na frente do cliente e indicar se o carro tem arranhões ou pancadas. Essas observações devem ser anotadas a fim de comparar se o carro está fora de serviço, esteticamente, quando entrou.

Esteja atento ao orçamento e pagamentos

O método de pagamento também é muito importante. Se, ao deixar o carro na oficina, você entendeu um valor, então deve ser pago nas condições discutidas.

Mas se houver custos adicionais durante o reparo, o engenheiro responsável pelo trabalho deve discutir com o cliente e explicar a ele o que e por que trabalho adicional é necessário e quais são os custos adicionais.

Nesse momento o cliente deve decidir se aceita ou não, claro que não quando for buscar o carro e acordar que terá que pagar algo a mais.

Outra coisa seria sempre solicitar o orçamento e a nota de reparo. Solicitar um orçamento ajudará você a estimar os custos que terá de arcar. O orçamento deve conter a descrição precisa do trabalho que será executado, o custo do trabalho, a lista de peças de reposição necessárias, o prazo de reparo, a validade do orçamento. Se o orçamento for assinado por ambas as partes, pode ser convertido em um contrato comercial e uma nota de pedido de reparo deve ser emitida.

Exija o cumprimento de datas

Outra coisa muito importante é respeitar o cronograma. O agendamento é muito importante e não deve haver nenhuma razão para que seu carro não entre em serviço no horário agendado. Além disso, qualquer atraso no reparo deve ser anunciado com antecedência.

Atenção aos preços elevados de insumos

Você também precisa saber quais são os métodos mais praticados de roubo em oficinas, para saber como evitá-los. Na maioria dos casos, os consumíveis geralmente não são substituídos. Filtros de ar, óleo e combustível fazem parte de uma revisão regular. Mas infelizmente aqui estão os mais roubos, simplesmente os mecânicos da oficina não os trocam, apenas desmontam os filtros antigos, limpam-nos com um pouco de ar comprimido e voltam a montá-los sob o pretexto de que foram substituídos. Como solução podemos pedir em troca as peças antigas, ou simplesmente marcá-las de casa e ver se são iguais ou até foram trocadas.

Acontece que quando você traz suas peças desejadas tendo mais confiança no que comprou e não nas peças deles, eles ficam com a peça que você comprou e trazem e equipam seu carro com peças usadas de ferros-velhos. Como no caso anterior, uma solução (e a melhor) é pedir em troca as peças antigas.

Parece lamentável, mas sim, acontece que os mecânicos não trocam o óleo de forma alguma, ou o trocarão parcialmente. Se você levar o seu óleo preferido (você comprou um óleo de melhor qualidade com a intenção de proteger melhor o motor e prolongar sua vida) e em vez de fazer a troca completa, eles não drenam todo o óleo do banho de óleo e trocam parcialmente (apenas metade).

O motor mudará seu som porque mudou metade do óleo, mas não é bom a longo prazo. A solução aqui é assistir a troca do óleo, principalmente porque não dura tanto tempo ou ir a uma oficina onde você pode assistir tudo por uma janela transparente.

Outras dicas essenciais

Outro método que pode representar uma séria ameaça é que a mecânica não identifica desde o início o problema real . Os erros mais caros são esses.

Ao fazer isso, eles vão forçar você a trocar muitas peças até chegar naquela que está com problema, mas até então você já substituiu outras peças caras, então eles recebem dinheiro com a mão de obra.

Por exemplo, se você tiver problemas com a caixa de direção e eles a substituírem, mas não resolverem os outros problemas no respectivo deck, esta operação pode ser desnecessária, pois as peças defeituosas afetarão a peça recém-substituída. Se você trocar a caixa de direção, mas não trocar os arbustos gastos que a quebraram, então você não resolveu muito, logo a caixa de direção cairá novamente.

Eles vão cobrar de você com peças superfaturadas. Uma das formas mais utilizadas de ser enganado pelas oficinas são os altos preços das peças encomendadas pela própria oficina. Algumas oficinas até exigem que essas peças sejam encomendadas através delas.

Nosso conselho seria dar uma olhada nas avaliações na internet , para ver o que as pessoas estão falando sobre aquele local. Gostou destas dicas? Compartilhe-as em suas redes sociais!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *