O Salmo 7 serve de modelo para todos que são tratados com injustiça, falsamente acusados, ou atacados por aqueles que os desprezam.
Salmos 7:1-8
1 – Senhor, meu Deus, em ti confio; salva-me de todos os que me perseguem e livra-me;
Salmos 7:1-8
2 – para que ele não arrebate a minha alma, como leão, despedaçando- a, sem que haja quem a livre;
3 – Senhor, meu Deus, se eu fiz isto, se há perversidade nas minhas mãos,
4 – se paguei com o mal àquele que tinha paz comigo (antes, livrei ao que me oprimia sem causa);
5 – persiga o inimigo a minha alma e alcance-a; calque aos pés a minha vida sobre a terra e reduza a pó a minha glória. (Selá)
6 – Levanta-te, Senhor, na tua ira; exalta-te por causa do furor dos meus opressores; e desperta por mim, para o juízo que ordenaste.
7 – Assim, te rodeará o ajuntamento de povos; por causa deles, pois, volta às alturas.
8 – O Senhor julgará os povos; julga-me, Senhor, conforme a minha justiça e conforme a integridade que há em mim.
Você já foi acusado injustamente ou extremamente ferido a ponto de desejar vingança? Davi escreveu este Salmo em resposta as difamações de que ele intentava matar Saul para usurpar o trono (1 Sm 24.9-11).
Em vez de resolver a questão sozinho, retaliando seus acusadores. Davi clamou a Deus pedindo-lhe justiça.
A resposta apropriada para a calunia e a oração, não a vingança, porque Deus diz: “Minha e a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor” (Rm 12.19; Dt 32.35,36; Hb 10.30). Em vez de retaliar, peça a Deus para cuidar de seu caso. fazendo justiça e reestabelecendo a sua reputação.
Salmos 7:9-13
9 – Tenha já fim a malícia dos ímpios, mas estabeleça-se o justo; pois tu, ó justo Deus, provas o coração e a mente.
Salmos 7:9-13
10 – O meu escudo está com Deus, que salva os retos de coração.
11 – Deus é um juiz justo, um Deus que se ira todos os dias.
12 – Se o homem se não converter, Deus afiará a sua espada; já tem armado o seu arco e está aparelhado;
13 – e já para ele preparou armas mortais; e porá em ação as suas setas inflamadas contra os perseguidores.
Deus pode ver nossa mente e nosso coração. Nada está oculto a Ele; isto pode ser reconfortante ou aterrorizante. Nossos pensamentos são como um livro aberto diante do Senhor. Por Ele conhecer até nossas intenções, não temos onde nos esconder; não há como pensar que podemos continuar pecando e permanecer impunes.
Mas a onisciência de Deus nos dá um grande conforto. Nao temos de impressioná-lo ou dissimular. Podemos confiar em Deus para ajudar-nos a trabalhar nossas fraquezas. a fim de servi-lo, como Ele planejou. Quando verdadeiramente seguimos a Deus. Ele recompensa os nossos esforços.
Salmos 7:14-17
14 – Eis que esse está com dores de perversidade; concebeu trabalhos e produzirá mentiras.
Salmos 7:14-17
15 – Cavou um poço, e o fez fundo, e caiu na cova que fez.
16 – A sua obra cairá sobre a sua cabeça; e a sua violência descerá sobre a sua mioleira.
17 – Eu louvarei ao Senhor segundo a sua justiça e cantarei louvores ao nome do Senhor Altíssimo.
Quando lhe e permitido ao mal seguir seu curso, ele se autodestrói. As pessoas violentas tornam-se vítimas da violência. e as mentirosas do engano de outros (At 9.15.16). Mas neste processo, pessoas inocentes são afetadas. Algumas vezes. Deus intervém e obstrui o caminho dos malfeitores, a fim de proteger seus seguidores; outras, per razoes conhecidas somente por Ele, Deus permite que o mal continue, embora inocentes sejam feridos. Nestas ocasiões, devemos pedir a Deus para proteger-nos. Lembre-se de que Ele executara a justiça final, embora isto possa acontecer muito tempo depois.
Sl 7.17 – Em meio a um período de grande mal e injustiça, Davi agradeceu a Deus por Ele ser justo e integro (v. 11). Enquanto nos perguntarmos se alguém e integro e justo, podemos ter a certeza de que Deus o é e continuará a trazer a justiça e a integridade quando o envolvermos em nossas atividades. Se alguma vez você sentir que foi tratado injustamente, peça Aquele que e sempre justo e integro para que esteja com você. E agradeça-lhe por sua presença (ver Is 42.1-6).