Com a estreia de Wonka, descobrir as diferenças entre as produções pode nos dar um vislumbre sobre o que esperar o filme que estreia no final de 2023
Existem alguns filmes que marcaram a história do cinema e acabaram se tornando atemporais. Sem dúvida alguma, podemos colocar A Fantástica Fábrica de Chocolate dentro dessas produções que permanecem encantando gerações.
Diferente do que muitas pessoas acham, o filme na verdade é uma adaptação de um livro lançado em 1964 pelo escritor Roald Dahl, mas que acabou ficando mais conhecido por conta do filme de 1971 dirigido por Mel Stuart e estrelado pelo icônico Gene Wilder.
A história permaneceu intacta até o consagrado diretor Tim Burton decidir recriar o clássico com elementos bizarros que já viraram sua marca registrada. Apesar de controverso, ele acaba trazendo mais da história de infância de Willy Wonka, e uma atuação magistral de Johnny Depp como o dono da fábrica.
E para quem achava que já não tinha mais nada para contar, agora em dezembro de 2023 irá estrear Wonka, que conta a história antes dos acontecimentos dos filmes de 1971 e 2005. Mas para te preparar para esse novo e cativante filme, separamos as principais diferenças entre cada uma das versões para te deixar o mais atualizado possível.
Versão literária
Onde tudo começou. A história do livro baseia-se em uma fantasia onde existe uma fábrica de chocolate onde cada uma das salas da linha de produção do chocolate é mágica e repleta de mistérios para as crianças acompanharem.
Apesar disso, a figura do Willy Wonka na produção literária era como uma espécie de acompanhante do leitor para apresentar todo aquele ambiente fantástico, mas não chegava a apresentar nenhuma das nuances de suas adaptações. Afinal de contas, é um conto direcionado ao público infantil.
Versão de 1971
Em menos de 10 anos, chega aos cinemas um filme inspirado na obra de Dahl. Aqui vale frisar um ponto importante, pois nos anos 70, adaptações literárias para longas-metragens era algo impensável. Foi A Fantástica Fábrica de Chocolate que mostrou para a indústria que esse gênero era possível e rentável, pois ele foi um estrondoso sucesso.
Portanto, se hoje em dia temos franquias como Harry Potter e O Senhor dos Anéis, deve-se agradecer à coragem e competência de Mel Stuart, por ter encarado esse desafio e ter feito um dos maiores clássicos do cinema moderno.
Mas voltando para a história, o filme trouxe um ar mais enigmático para o Willy Wonka, por conta de suas motivações misteriosas atrás de um sorriso carismático por trazer cinco crianças para uma fábrica tão fantástica e, ao mesmo tempo, tão perigosa. Isso até mesmo ajudou a criar uma atmosfera mais lúdica para o filme, o que contribuiu para o seu sucesso.
Versão de 2005
Esquisitice e Tim Burton são quase sinônimos. Apesar de ser uma produção extremamente controversa na carreira do diretor, o seu toque mais excêntrico conseguiu acentuar o ar de mistério e perigo em volta de todo um ambiente ainda mais lúdico e enlouquecido do que o primeiro filme.
Mas o foco realmente fica para um aprofundamento na história do Willy Wonka, em que vimos desde a sua infância abastada graças ao seu pai que havia feito faculdade de odontologia e conseguiu prosperar como dentista em sua cidade. Mas Wonka queria mais, e com isso, viajou pelo mundo em busca do chocolate perfeito e diferente de todos os outros, e para isso, ele precisava de uma fábrica igualmente fantástica.
O que esperar de Wonka?
Pelos trailers, é possível perceber que a produção irá se concentrar na história de origem do Willy Wonka, ampliando ainda mais esse universo fantástico e as motivações do personagem, mostrando sua busca e ascensão no mundo com o chocolate mais delicioso daquela realidade fantástica.