Banheiro para crianças: criando um ambiente divertido e acessível

Saiba o que fazer para criar um banheiro seguro para seus filhos

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o banheiro é o segundo lugar dentro de casa mais perigoso para crianças, ficando atrás apenas da cozinha. A presença de água e umidade, junto com as quinas de bancadas, podem colaborar para que os pequenos caiam e se machuquem nesse cômodo dedicado à higiene.

Para evitar esses e outros acidentes, é preciso garantir que o banheiro seja, de fato, acessível e seguro para o seu filho — o que pode ser alcançado com a instalação de um vaso do banheiro próprio para crianças, por exemplo, ou ainda com a colocação de um banco escada retrátil para que elas consigam ficar na altura da pia.

Em se tratando de um ambiente que vai ser usado pelo público infantil, também é importante prezar por elementos lúdicos e divertidos, principalmente no que se refere à decoração. Com tudo isso, fica muito mais fácil criar o banheiro ideal para as crianças.

O que considerar na hora de montar um banheiro infantil

As crianças estão em constante processo de aprendizado, o que implica também nas noções de higiene com o próprio corpo. Nesse sentido, o banheiro aparece como o lugar para se fazer essa limpeza, seja ao evacuar ou urinar, seja ao lavar as mãos ou ainda durante o banho.

Mas como fazer isso de maneira segura, considerando a altura reduzida do seu filho? A resposta está na adaptação do ambiente. Se o banheiro for usado somente pela criança, você pode fazer alterações mais complexas; mas se for um cômodo compartilhado com todos da família, é preciso investir em alternativas inteligentes.

De modo geral, há alguns cuidados que devem ser padrão para todo e qualquer banheiro. O piso, por exemplo, deve ter a superfície antiderrapante. Nunca escolha revestimentos lisos e brilhosos, pois eles aumentam as chances de queda independentemente da idade do indivíduo.

O uso de box de vidro temperado também é uma recomendação unânime, na medida em que esse material é mais resistente e, caso quebre, se estilhaça em pedaços menos cortantes. Atenção também para as quinas de bancadas e armários, dando preferência aos modelos arredondados.

Torne o banheiro mais funcional

A depender da sua disponibilidade financeira, você tem diferentes possibilidades para conseguir criar um banheiro mais funcional para o seu pequeno. Em caso de reformas, coloque nichos e bancadas na altura da criança. Já para pequenas mudanças, incorpore o uso de chuveirinhos, assento infantil e banco escada retrátil.

Inove com azulejos coloridos ou adesivos

Como o visual conta muito para a boa aceitação de uma criança, vale a pena tornar o banheiro mais bonito e atrativo. Para compor as paredes, você pode utilizar uma base neutra e, em algumas áreas, colocar azulejos coloridos. Outra opção é fazer a colagem de adesivos para dar um caráter mais divertido ao lugar.

Invista nas cores

Muitas crianças têm uma verdadeira aversão ao banho, o que pode ser minimizado caso o ambiente transmita sensações de relaxamento e diversão, por exemplo. Para tanto, é indicado usar cores vivas no acabamento e nos objetos de decoração, como porta escovas de dente, saboneteira e lixeira.

Tenha uma boa iluminação

Essa dica é válida para todo e qualquer cômodo dentro de uma casa, mas não pode ser esquecida quando estamos falando do banheiro. Verifique se há possibilidade do ambiente receber algum tipo de luz natural pela janela ou pelo basculante. Na hora de instalar lâmpadas, prefira as brancas.

Atenção para os armários

Se você divide o banheiro com o seu filho e tem o costume de guardar medicamentos, objetos cortantes, como lâmina de barbear e tesoura, ou até mesmo produtos de limpeza, mantenha o armário sempre trancado. Dessa forma, você evita possíveis acidentes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *