Comer insetos é um assunto que faz boa parte das pessoas torcerem a cara, mas você sabia que a formiga tanajura faz parte da culinária nordestina?
Caso pare para pensar, não é tão estranho assim, visto que é bem provável que você consuma caranguejo, lagosta, camarão, dentre outros animais que são semelhantes aos insetos.
Sem contar com outra infinidade de animais excêntricos que são ingeridos pelo ser humano, não é mesmo?
Em todo caso, conheça abaixo mais sobre içá, como também é chamada essa formiga, e entenda como ela é consumida no nordeste do Brasil.
O que é a formiga tanajura?
Chamada de Tanajura ou Icá, ela basicamente trata-se de uma futura rainha da espécie de formiga denominada de Saúva, nome comumente dado as formigas da família Atta dos formicídeos.
Estes insetos saem do formigueiro nas épocas de chuva para o voo nupcial com os machos, que são pequenos e recebem várias denominações, como:
- Bitu;
- Sabitu;
- Sibitu.
Após o acasalamento, os machos morrem e as fêmeas, as tanajuras, fecundadas vão buscar um lugar eficaz para desenvolver seu próprio formigueiro.
Inclusive, é entre estes voos que elas se tornam alimentos de pássaros, insetos e também do ser humano.
Quando a Tanajura cai em um terreno adequado, ela arranca as suas asas e segue caminhando até a melhor área, ficando assim muito mais vulnerável aos predadores.
Aliás, existe uma curiosidade bem interessante sobre isso: apenas 1% das formigas tanajuras conseguem atingir a idade adulta do formigueiro.
Como ela faz parte da culinária nordestina?
Os brasileiros aprenderam com os índios, ainda no começo da colonização portuguesa em território nacional, a como consumir a formiga Tanajura.
Isso porque, eles assavam as formigas juntamente com amendoim e o resultado era um prato bastante nutritivo e delicioso.
Segundo pesquisas e informações acadêmicas, a proteína presente na Tanajura pode chegar até 44%, enquanto a da carne, frango e outros alimentos é de uma média de 22% de proteína.
Logo, o consumo desse inseto é bastante nutritivo, sendo considerado altamente saudável.
Por esse motivo, fazer a ingestão da Tanajura não faz qualquer tipo de mal a saúde, pelo contrário, não existe qualquer tipo de risco de contaminação.
Como a formiga Tanajura é consumida?
Há muitas formas de usar a Tanajura na culinária nordestina, ela pode ser ingerida frita com manteiga.
Além disso, ainda é possível acrescentar farinha de mandioca para torná-la ainda mais deliciosa.
No mais, ela é consumida também com outros acompanhamentos, como milho cozido, o chamado de cuscuz, sendo, inclusive, um excelente petisco para ingerir enquanto se toma cerveja, por exemplo.
Ah, existe também aqueles que preferem consumir a formiga Tanajura crua (o que não é tão aconselhável, pois não é possível saber por onde ela voou e andou) e ainda há os que a adicionam na garrafa de cachaça, pois esse inseto adoça a bebida.
Em todo caso, o seu consumo normalmente é frito e o gosto é pode lembrar um pouco o camarão. Quando se está no fogo, ela exala um cheiro muito forte, que não chega a ser incômodo ou ruim.
Por que comer inseto?
A cultura de consumir insetos vem desde os primeiros habitantes da terra. Os historiadores creem que caçadores e coletores ingeriam por questão de sobrevivência.
Na Bíblia, por exemplo, gafanhotos já foram mencionados como alimentos.
Sem contar que um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) para Agricultura e Alimentação, indica que a ingestão de insetos na alimentação dos seres humanos, de animais e também na pecuária.
Isso porque, como dito, existe um alto teor de proteínas no caso da formiga tanajura.
É válido ainda mencionar que os hábitos alimentares são geralmente influenciados pela circunstância pessoal, cultura e econômica.
Todavia, os insetos já são utilizados como alimentos há muito tempo. No Oriente Médio, por exemplo, diversos povos se alimentam de gafanhotos e outros bichos.
No Brasil, assim como em outras nações ocidentais, a ingestão de insetos é também vista como uma prática primitiva, mas que ainda se faz presente fortemente em várias regiões, como nordeste.
Onde comprar Tanajura?
Ficou curioso para experimentar Iça ou Tanajura? Infelizmente não é fácil encontrá-la para comprar.
Geralmente, é habitual que você veja pessoas comercializando-as nas redes sociais em época de chuva, que é quando elas “caem”.
Se desejar, é possível caçá-la quando elas saem para o voo. Na região do Sudeste do Brasil, isso acontece normalmente nos meses de outubro e dezembro.
Por sua vez, no norte e nordeste elas se reproduzem facilmente entre janeiro e março.
Portanto, fique atento as épocas do ano aos dias de sol que sucedem aos dias de chuvas, pois é nesses dias que o ambiente fica mais adequado para o voo e acasalamento.
Conclusão
Gostou de conhecer sobre a formiga Tanajura? O seu preparo é simples e a ingestão é nutritiva.
Então, por que não consumir esse inseto qualquer dia desses, não é mesmo?
Já ouviu falar na abelha africana ? conheça sobre ela.