Existem diferentes tipos de garantia, e fica a critério do cliente decidir o que esse seguro cobrirá após comprar um novo aparelho
Sempre que compramos um celular novo, recebemos uma garantia temporária pelo aparelho, seja ela oferecida pela loja que vendeu o produto ou pelo próprio fabricante. Esse seguro é um serviço garantido por lei, visando prevenir qualquer tipo de prejuízo para o consumidor em caso de mau funcionamento do aparelho. Contudo, é importante entender quais são os tipos de garantia e como elas se diferenciam entre si.
O Código de Defesa do Consumidor obriga as lojas e os fabricantes a proporcionarem uma garantia de, no mínimo, três meses. Contudo, o cliente sempre tem a possibilidade de pagar um valor adicional para estender esse prazo, podendo chegar até a um ano. Ao optar pelo serviço pago, o consumidor também recebe algumas proteções adicionais que não estão inclusas na garantia básica.
A garantia simples de 90 dias visa proteção contra qualquer tipo de defeito apresentado pelo aparelho, o que enquadra somente problemas de hardware e de software. Isso não inclui avarias causadas por mau uso do dispositivo, então qualquer tipo de inconveniente ocasionado por descuido do usuário não entra nesse seguro.
Outro ponto importante a ser considerado é que a garantia só se mantém válida caso o cliente procure uma assistência técnica autorizada pela marca. Se o dispositivo apresentar algum defeito e o indivíduo solicitar os serviços de uma assistência que não se enquadra nesse requisito, a garantia é automaticamente perdida e todos os custos do conserto ficarão por conta do comprador.
Já a garantia estendida é usada como um complemento do formato original, ou seja, ela só começa a contar a partir do momento que os três meses iniciais acabam. O mais comum é que o período complete um ano, mas hoje já é possível estender para até três anos, se tornando um serviço de seguro para smartphone completo. Por ser uma alternativa paga, cada empresa possui suas próprias regras do que entra ou não na cobertura.
Em sua maioria, grande parte das apólices apenas estende a proteção já garantida pelo modelo básico, garantindo reparos ou uma troca completa, caso o smartphone apresente algum defeito. Contudo, ainda é possível encontrar alternativas que protejam contra acidentes ou até furtos, no caso de um seguro completo. Por isso, cabe ao cliente analisar os pormenores e decidir se é uma opção realmente vantajosa.
Essas regras são válidas tanto para um celular novo quanto para um smartphone usado, desde que seja comprado em uma loja confiável. No caso de um modelo recondicionado, é recomendado priorizar uma garantia em longo prazo, já que é impossível saber a procedência do produto.