currículo

Guia prático para elaborar um currículo claro e objetivo

É possível se destacar dos demais candidatos com um currículo atualizado, conciso e focado nas habilidades e experiências relevantes

Na ânsia de conquistar a vaga desejada, muitos exageram na hora de montar um currículo, seja pelo excessivo número de páginas ou pela extravagância. O que parece uma boa tentativa de conseguir um emprego acaba sendo um tiro no pé. É necessário ter foco para apresentar as informações de forma simples e eficiente.

Não é que não seja necessário demonstrar todas as suas experiências e habilidades, mas um currículo exagerado pode prejudicar as chances do candidato. Os empregadores não têm muito tempo para analisar as aplicações e se destacam os que conseguem apresentar textos mais precisos.

Assim, é preciso encontrar um equilíbrio para elaborar um currículo assertivo, mas simples. Vale se certificar que somente as informações relevantes estão no currículo, de forma compacta e resumida. Detalhes sobre cada cargo podem ser explorados em uma entrevista.

O currículo deve ter, no máximo, duas páginas. As informações devem estar atualizadas. Muitos acabam tirando um currículo antigo dos arquivos e enviando do jeito que está. Currículo é algo que deve sempre ser atualizado para que se inclua experiências mais recentes.

Também ajuda colocar o objetivo profissional em destaque, de forma sucinta. O recrutador bate o olho e já entende as suas aspirações e a sua trajetória para chegar lá. As experiências mais relevantes devem ser destacadas para não ficar perdidas em meio a uma grande lista.

Enriquecer o currículo com qualificações é interessante, mas sem grandes exageros. Fluência em outros idiomas e experiências internacionais se fazem importantes de se colocar, já que uma segunda língua pode ser bastante valorizada para a vaga.

É crucial ser sincero nas informações. Não se deve mentir em nenhum momento ou inflar qualquer experiência. A transparência joga a favor do profissional, que pode conquistar a confiança do recrutador, ao invés de levantar dúvidas sobre a veracidade das informações oferecidas.

Para quem não sabe por onde começar ou deseja um design mais moderno, é possível encontrar um modelo de currículo simples, mas que chame a atenção pela organização dos dados. O recrutador agradece poder encontrar as informações da maneira mais clara e eficiente possível.

Ao final, é preciso fazer uma revisão minuciosa tanto do português quanto da diagramação, para que o currículo não contenha erros. Derrapadas com a língua portuguesa no currículo não pegam bem e podem colocar a candidatura em risco. É possível pedir para algum colega ou até profissional da área para que faça uma boa revisão.

Publicado por

Stefani Quaresma San Martins

Sou Stefani Quaresma San Martins, estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Pampa, minhas maiores experiências são com assessoria de imprensa, redação e social media com ênfase em conversão de leads.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile