Cartão de crédito

Inadimplência: análise de crédito é solução para evitar problema

Profissionais têm ferramentas para prevenir ao máximo riscos para a empresa

Quem nunca pensou ou fez um cartão de crédito ou em fazer um financiamento, mas antes que o processo fosse concluído o atendente realizou uma análise? Essa é uma das etapas mais fundamentais para entender se a pessoa, que está sendo avaliada, tem histórico de não cumprir com as obrigações financeiras.

As empresas que fornecem crédito realmente têm uma preocupação com o assunto. Isso porque, só no Brasil, mais de 70 milhões estão inadimplentes. É o que aponta um levantamento realizado pela Serasa Experian. Um número grande que só cresce a cada dia. 

Para se ter uma ideia, nos últimos 5 anos, o registro é de que houve um aumento de 19%.

E isso tem em qualquer segmento. No mercado imobiliário, não é diferente. Essa é uma realidade que tende a se agravar se não for tratada com cuidado. Principalmente durante processos de locação e venda de imóveis.

Mas, para que tudo aconteça da melhor forma possível, é preciso fazer um planejamento e executá-lo perfeitamente. Ou seja, uma análise do perfil do cliente deve ser feita de maneira muito criteriosa. Ela pode variar de banco para banco, mas no geral colhe as seguintes informações:

  • Dados pessoais completos.
  • Busca para saber se tem alguma restrição no nome.
  • Analisar o perfil de crédito.
  • Estudar qual comprometimento a pessoa tem com a renda.
  • Se há histórico com o banco.

Vale lembrar que, durante o processo imobiliário, uma análise jurídica do futuro inquilino também é passível de ser realizada. Isso porque os advogados responsáveis vão buscar o histórico e entender se já houve algum despejo por causa da inadimplência.

Outro ponto fundamental envolve a necessidade de se ter um bom relacionamento com o cliente. Criar uma relação agradável só vai gerar benefícios. Aumenta-se a confiança entre as duas partes, pois, se houver um problema, a solução é encontrada de forma amigável, e nunca com o objetivo de prejudicar o outro.

Já para aqueles profissionais que gostam de se organizar ao máximo, seja na hora de gerar um boleto para que o cliente pague e evite a inadimplência, a dica é usar o CRM de imobiliária. 

Para quem não sabe, a tradução em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Essa é uma ferramenta de suma importância que deve ser utilizada para auxiliar em diversos processos, além, claro, de otimizar as tarefas. Assim, será possível alcançar os melhores resultados no segmento.

Publicado por

Stefani Quaresma San Martins

Sou Stefani Quaresma San Martins, estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Pampa, minhas maiores experiências são com assessoria de imprensa, redação e social media com ênfase em conversão de leads.

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