Profissionais têm ferramentas para prevenir ao máximo riscos para a empresa
Quem nunca pensou ou fez um cartão de crédito ou em fazer um financiamento, mas antes que o processo fosse concluído o atendente realizou uma análise? Essa é uma das etapas mais fundamentais para entender se a pessoa, que está sendo avaliada, tem histórico de não cumprir com as obrigações financeiras.
As empresas que fornecem crédito realmente têm uma preocupação com o assunto. Isso porque, só no Brasil, mais de 70 milhões estão inadimplentes. É o que aponta um levantamento realizado pela Serasa Experian. Um número grande que só cresce a cada dia.
Para se ter uma ideia, nos últimos 5 anos, o registro é de que houve um aumento de 19%.
E isso tem em qualquer segmento. No mercado imobiliário, não é diferente. Essa é uma realidade que tende a se agravar se não for tratada com cuidado. Principalmente durante processos de locação e venda de imóveis.
Mas, para que tudo aconteça da melhor forma possível, é preciso fazer um planejamento e executá-lo perfeitamente. Ou seja, uma análise do perfil do cliente deve ser feita de maneira muito criteriosa. Ela pode variar de banco para banco, mas no geral colhe as seguintes informações:
- Dados pessoais completos.
- Busca para saber se tem alguma restrição no nome.
- Analisar o perfil de crédito.
- Estudar qual comprometimento a pessoa tem com a renda.
- Se há histórico com o banco.
Vale lembrar que, durante o processo imobiliário, uma análise jurídica do futuro inquilino também é passível de ser realizada. Isso porque os advogados responsáveis vão buscar o histórico e entender se já houve algum despejo por causa da inadimplência.
Outro ponto fundamental envolve a necessidade de se ter um bom relacionamento com o cliente. Criar uma relação agradável só vai gerar benefícios. Aumenta-se a confiança entre as duas partes, pois, se houver um problema, a solução é encontrada de forma amigável, e nunca com o objetivo de prejudicar o outro.
Já para aqueles profissionais que gostam de se organizar ao máximo, seja na hora de gerar um boleto para que o cliente pague e evite a inadimplência, a dica é usar o CRM de imobiliária.
Para quem não sabe, a tradução em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Essa é uma ferramenta de suma importância que deve ser utilizada para auxiliar em diversos processos, além, claro, de otimizar as tarefas. Assim, será possível alcançar os melhores resultados no segmento.