Investir em marketing é importante porque essa área é focada em gerar valor para a marca, seus produtos e serviços, de modo que a organização possa conquistar e fidelizar clientes.
Seu objetivo não se trata apenas de vender as soluções, como muitos acreditam. Na verdade, também tem como foco gerar valor, qualificar a percepção do público em relação à empresa e mostrar a importância da oferta.
Ele está presente em todo tipo de organização, e mais do que ajudar a divulgar uma marca, também tem como propósito facilitar a vida dos consumidores, mostrando soluções que realmente vão gerar impactos positivos para eles.
Ao olhar para o mercado, fica ainda mais evidente a necessidade de investir em marketing, uma vez que existem diversas empresas que se dedicam a vender os mesmos produtos e serviços.
Isso aumenta a concorrência e empodera o consumidor moderno que exige experiências cada vez melhores durante a decisão de compra.
A internet mudou a maneira como as empresas investem em marketing, principalmente por conta das redes sociais.
Este artigo vai mostrar as mudanças trazidas pelas redes sociais, o que é insight no marketing, porque o conteúdo se torna viral nessas plataformas, quais são as características das estratégias dentro delas e o que mudou nos últimos anos.
Mudanças trazidas pelas redes sociais
As redes sociais provocaram muitas mudanças no marketing, pois com as estratégias dentro delas, as organizações conseguiram estabelecer um relacionamento direto com o público.
Os usuários visualizam os anúncios, pesquisam sobre os produtos oferecidos e podem até comprar com apenas alguns cliques. As plataformas oferecem estratégias segmentadas para que o cliente receba aquilo que é de seu interesse.
Por exemplo, uma pessoa vê um anúncio sobre corrimão de escada alumínio e vidro no Facebook porque é de seu interesse, da mesma forma, fica sabendo sobre outras soluções, promoções e lançamentos, tudo de acordo com suas necessidades.
A organização consegue manter um relacionamento frequente e em diferentes momentos tem a oportunidade de impactar o consumidor, o que aumenta as chances de vender mais e divulgar suas novidades.
Além do mais, 77% dos consumidores brasileiros são influenciados pelas campanhas que visualizam nas redes sociais. Outros 43% descobrem novas marcas nessas plataformas.
Isso significa que fazer marketing nas redes sociais traz muitos benefícios para a organização, por meio de estratégias que funcionam de acordo com o comportamento de consumo atual.
Insight no Marketing: conceito
O conceito de insight no marketing nada mais é do que solucionar um problema de campanha ou até mesmo compreender o comportamento das pessoas e do mercado.
Trata-se da habilidade que uma clínica popular de oftalmologia tem ao analisar suas estratégias e tirar conclusões que vão melhorar o processo de vendas.
O insight no marketing também pode ser definido como uma percepção que orienta e direciona as próximas ações de lançamentos e campanhas.
Redes sociais e seus poderes
As redes sociais são muito poderosas porque elas podem fazer com que uma campanha se torne viral. Um conteúdo viral é aquele que se espalha em pouco tempo e toma grandes proporções.
Na internet, determinados conteúdos conseguem se disseminar em larga escala, usando diferentes plataformas ao mesmo tempo, como:
- Facebook;
- Instagram;
- WhatsApp;
- Twitter.
Isso se deve ao fato de que os anúncios compartilham materiais que podem ser visualizados pelas pessoas em formato de vídeo, quizzes, artigos, memes, imagens, infográficos, entre outros, e a disseminação é muito rápida e intensa.
A principal característica de um conteúdo viral é a quantidade de visualizações, comentários, curtidas e compartilhamentos, mostrando a velocidade com que se popularizou e se espalhou.
É uma excelente ação para alavancar os negócios e trazer mais visibilidade para a marca, tudo com baixo custo e pouco tempo.
Características do marketing nas redes sociais
Para ter sucesso com sua estratégia de marketing nas redes sociais, uma empresa de aluguel de empilhadeira Toyota precisa saber quais são as características dessas ações.
Uma delas é a necessidade de conhecer o público, ou seja, as pessoas que o negócio pretende alcançar. São com elas que a marca vai falar, portanto, a comunicação precisa ser direcionada.
Para conhecer o público, é necessário levar em conta as suas dores, de que maneira os produtos podem ajudar e como chegar até esses consumidores.
Outra característica é que a organização não deve falar apenas de seus produtos e serviços, pois essas plataformas são voltadas para relacionamentos e o compartilhamento de conteúdos que agregam valor e conhecimento.
Obviamente, a marca pode falar sobre suas soluções, mas tudo deve ser feito com equilíbrio, preferencialmente usando a regra de Pareto, em que 80% dos conteúdos são informativos e outros 20% são voltados para as vendas.
Uma clínica com enfermeiro ao domicílio também deve apostar na descontração, pois as redes sociais são ambientes mais descontraídos. Isso ajuda a se aproximar da audiência e torna o perfil da marca mais interessante.
Mesmo que o ramo de atuação do negócio exija uma linguagem mais formal, ainda assim é possível trabalhar uma comunicação mais leve e descontraída.
Por fim, outro ponto que merece destaque é a necessidade de usar uma linguagem simples e direta. Se a organização tiver um blog, é lá que vai publicar conteúdos detalhados e maiores.
Dependendo do assunto abordado, pode-se fazer explicações mais completas para que os leitores compreendam amplamente o tema, mas este não é o caso das redes sociais.
Em suas publicações, a marca precisa ser simples e direta, uma vez que os usuários preferem conteúdos rápidos e fáceis de consumir nesses canais.
Por fim, assim como no caso de outras estratégias de marketing digital, nas redes sociais também existe a necessidade de acompanhar os resultados.
Uma autoescola que oferece aula particular para habilitados pode usar os painéis oferecidos pelas próprias plataformas para obter informações em relação ao desempenho de suas publicações.
Eles trazem dados sobre alcance, engajamento e número de seguidores, e monitorá-los é indispensável para saber se a estratégia é eficaz ou se existe a necessidade de fazer alguns ajustes.
Mudanças nos últimos anos
O marketing passou por muitas mudanças nos últimos anos, principalmente depois de 2020. Devido à necessidade do distanciamento social, as organizações tiveram que suspender as atividades presenciais, inclusive no atendimento ao público.
Houve uma retração no consumo em vários setores, principalmente turismo e eventos, e para lidar com a crise, foi necessário implementar diversas mudanças. Em outras palavras, foi necessário se adaptar.
Uma das ações que mais se destacaram foi a digitalização de processos, como no caso de marcas que aderiram ao e-commerce, criaram perfis nas redes sociais e passaram a utilizar canais de atendimento como o WhatsApp.
Quem ainda não havia aderido à transformação digital, precisou fazer isso às pressas, mas quem já estava no processo, acelerou a digitalização.
Uma clínica passou a fazer atendimento home care fonoaudiologia ou atendimento virtual para evitar o contato entre as pessoas. Mas um dos setores que mais passou por transformações desde então foi o marketing.
As companhias precisam ser mais ágeis em seus processos e tomadas de decisão, utilizando metodologias ágeis para que os negócios se tornassem mais relevantes.
As estratégias como um todo se tornaram mais humanas para mostrar que a organização se preocupa com as necessidades do cliente e está pronta para atendê-lo a qualquer momento.
A internet deixou de ser uma mera ferramenta e passou a trabalhar as relações atuais ao ponto de que já não é possível separar o online e o offline.
A conectividade transformou a maneira como um fabricante de porca km 5 se relaciona com os clientes, assim como houve uma transformação nas relações de consumo, padrões sociais e estruturas de poder.
Cada vez mais o consumidor se demonstra preocupado com o planeta e procura empresas com uma lógica mais inclusiva, horizontal e social.
Tudo isso está fazendo com que as organizações passem por uma transformação digital profunda, aderindo a diferentes tecnologias. No marketing, as mais utilizadas são inteligência artificial e big data.
Elas permitem mais agilidade e conectividade, diante de uma sociedade cada vez mais conectada e com um ritmo de vida acelerado.
É assim que um fabricante de telha multiclick consegue adaptar suas estratégias à nova realidade. Resumindo, o marketing está passando por mudanças por conta de alterações profundas na cultura que tem a tecnologia como elemento central.
Considerações finais
É inegável o fato de que as redes sociais são fundamentais nas estratégias de marketing de qualquer empresa.
Mais do que divulgar a marca e suas soluções, elas conseguem aproximá-la do público e melhorar o relacionamento com os consumidores.
Com características próprias, permitem que os negócios divulguem seus produtos e serviços com mais leveza e possam até mesmo melhorar o atendimento ao cliente.
As redes sociais precisam fazer parte do planejamento do negócio, pois assim é possível conquistar um espaço maior no mercado e melhorar a presença digital. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.