MEI: possibilidades para o Microempreendedor Individual

Conheça algumas das atividades que se enquadram nessa categoria tributária e quais as vantagens de adesão

O Microempreendedor Individual, também conhecido como MEI, representa uma categoria tributária criada no Brasil que democratizou o empreendedorismo, tornando-o mais acessível a um amplo contingente de pessoas. Muitas empresas optaram por essa modalidade simplificada de registro, desfrutando de alguns benefícios.

A simplificação da carga tributária e a redução da burocracia são apenas alguns deles. Uma das principais vantagens de adotar o MEI reside na facilidade de formalização, combinada a uma redução específica da carga tributária.

No entanto, nem todas as atividades podem se enquadrar nessa categoria. É importante saber que o MEI é direcionado principalmente para pequenos empreendedores, autônomos e microempresários que faturam até R$ 81 mil por ano. Portanto, as atividades permitidas são aquelas que se encaixam nesse perfil. E nesse sentido existem algumas possibilidades.

Alimentação e gastronomia 

O setor de alimentação e gastronomia é um dos mais dinâmicos e promissores do mercado, com oportunidades de negócios que variam desde lanchonetes e quiosques de alimentação até pequenos restaurantes e marmitarias.

Muitos empreendedores que desejam atuar nesse ramo procuram no registro como Microempreendedor Individual (MEI) uma alternativa atraente e eficiente para formalizar os negócios, sendo esta uma atividade aceita pelo MEI, desde que dentro do limite financeiro anual.

Artesanato e costura

O MEI é uma excelente opção para artesãos e costureiros que desejam desfrutar de benefícios fiscais e previdenciários, bem como atuar no campo criativo do artesanato e da moda de forma jurídica e econômica. A formalização como MEI oferece uma base sólida para o crescimento e sucesso em longo prazo no setor de artesanato e costura.

A formalização como MEI permite a abertura de uma conta bancária comercial, possibilitando o acesso a serviços bancários e linhas de crédito destinadas a empresas. Isso é fundamental para a gestão financeira e o crescimento do negócio.

Transporte de passageiros 

O transporte de passageiros é uma área importante na economia, oferecendo diversas oportunidades de negócios para motoristas de aplicativos, taxistas, mototaxistas, transportadores escolares e outros profissionais que atuam nesse setor. O enquadramento na categoria de MEI visa a simplificação e formalização dessas atividades.

Bem como facilitar o acesso a serviços financeiros e promover a segurança e transparência no setor. Isso beneficia tanto a discussão de serviços quanto os consumidores, tornando o transporte de passageiros uma atividade mais regulamentada e segura.

Serviços de tecnologia 

Desenvolvedores de software, web designers e programadores também podem aderir à categoria MEI para formalizar seus negócios. Até mesmo para não passar por vulnerabilidade legal, a formalização como MEI fornece uma estrutura legal que ajuda a proteger os direitos e interesses do profissional.

É importante lembrar que, para se enquadrar como MEI, a atividade escolhida deve estar de acordo com o Anexo XIII da Resolução CGSN 140/2018, que lista as atividades MEI permitidas. Além disso, o faturamento anual não pode exceder o limite previsto por lei. Optar pelo registro como MEI é uma decisão estratégica para quem deseja empreender de forma legal e com menos burocracia. 

Publicado por

Stefani Quaresma San Martins

Sou Stefani Quaresma San Martins, estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Pampa, minhas maiores experiências são com assessoria de imprensa, redação e social media com ênfase em conversão de leads.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile