Confira todos os itens essenciais que precisarão estar na mala para garantir que tudo saia como o esperado
Com o fim de ano se aproximando, muitos já estão planejando férias ao lado dos seus pets, que acompanharão a família em suas viagens. Viajar com animais de estimação exige um bom planejamento, pois é essencial garantir que a rotina do bichinho se mantenha próxima do cotidiano mesmo estando fora de casa. Caso contrário, é comum que o animal se sinta estressado e dê mais trabalho que o esperado.
A mudança de ambiente já é o suficiente para gerar um certo estranhamento, mas, ao levar consigo alguns objetos do seu pet, o pet pode aceitar melhor esse período fora do seu território. Alguns itens são indispensáveis e não podem faltar na mala, então certifique-se de garantir espaço para a bagagem do seu mascote, independentemente de viajar de carro ou avião.
Começando pelo mais básico, ao viajar com animais de estimação, é obrigatório transportá-los dentro de caixas de transporte. Caso a viagem seja de carro, planeje bem as paradas para que o bichinho possa beber água, fazer suas necessidades e andar um pouco. Aproveite para trocar o tapete higiênico da caixa, principalmente se ainda faltar muito para concluir o trajeto. O mais recomendado é fazer paradas a cada duas ou três horas.
Essas caixas de transporte também são obrigatórias para carregar os pets em viagens de avião, mas atenção à documentação! É necessário solicitar o transporte de animais com antecedência, além de assinar uma papelada específica. Cachorros pequenos e gatos podem ser levados juntos de seus donos no assento do avião, mas, nos demais casos, será preciso carregá-los em um compartimento especial.
Já se tratando dos itens do pet que não podem faltar na bagagem, comece se atentando a coleira e guia. Você precisará usar esse acessório constantemente na viagem, já que a ideia é levar o pet consigo em todos os passeios. Certifique-se de ser um modelo confortável e, de preferência, providencie uma placa de identificação para colocar na coleira. Nessas placas, é possível colocar seu telefone de contato, evitando uma grande dor de cabeça caso o bichinho escape.
O local de repouso do pet desempenha um papel muito importante nesses períodos fora de casa, pois é um espaço que já possui seu cheiro habitual e o bichinho se sente mais seguro. Em viagens de carro, fica mais fácil transportar consigo a caminha do seu mascote, mas, caso não seja possível, leve ao menos um dos cobertores que ele costuma usar. Isso ajudará a criar um cantinho amigável para ele na hospedagem.
Outro item importante que não pode ser esquecido é o brinquedo favorito do seu pet. Eles não servirão somente para interagir com o bichinho nos momentos de lazer, mas também para ajudá-lo a se desestressar, especialmente durante o transporte. Caso seu mascote não se interesse muito por brinquedos, é possível apostar em um ossinho, que muitos cães adoram ficar roendo. O efeito acaba sendo o mesmo.
Os itens básicos voltados para alimentação também não podem faltar. Leve potinhos portáteis de água e comida, além de uma quantidade suficiente da ração que o pet costuma comer (mudar a ração pode causar reações no sistema digestivo do animal). Aqui entra o papel de um porta ração, um acessório muito útil para carregar a comida do bichinho.
Por fim, não se esqueça dos itens diversos voltados para saúde e higiene. Tenha consigo alguns tapetes higiênicos para deixar na hospedagem, além de saquinhos para coletar a sujeira que o pet faz na rua. Levar alguns remédios para enjoo e sintomas diversos também é sempre recomendável, pois nunca se sabe o que pode acontecer na viagem.