traveling

Pesquisa revela que brasileiros preferiram viagens nacionais em 2022; veja possíveis motivos

Imagens: iStockViagens impulsionam indústria do turismo e investimentos publicitários

As atividades culturais, incluindo as viagens, foram responsáveis por estimular o consumo e melhorar o desempenho do comércio brasileiro em 2022, segundo dados de uma pesquisa do instituto Kantar Ibope. Entre as viagens, os destinos nacionais foram os preferidos por 77% dos brasileiros respondentes da pesquisa, e apenas 23% deram preferência a viagens no exterior.

A indústria do turismo impulsionou ainda, de acordo com o estudo, um aumento de 406% em investimentos publicitários, e as viagens passaram a representar 23% dessa fatia. Em anos anteriores, essa parcela era de 8%.

Os participantes da pesquisa informaram ainda ter vontade de viajar para lugares que ainda não visitaram.

Atrativos 

A vontade de viajar e conhecer novas culturas às vezes supera a barreira do idioma, e, para não esbarrar nesse obstáculo, os turistas preferem optar pela comodidade dos destinos nacionais. Viagens para o exterior exigem um conhecimento prévio do idioma do país ou pelo menos domínio do inglês, o que é somado ao planejamento de vários outros detalhes do passeio.

Para essa jornada, é preciso concluir etapas burocráticas como fazer pedido de visto, passaporte, realizar o câmbio de moedas e vacinar contra algumas doenças que não são muito comuns no Brasil. Tudo isso leva um bom tempo de preparo, que pode ser ainda mais desgastante se somado às possíveis horas de voo. 

A burocracia e os voos acabam tornando a viagem ao exterior mais cara que alguns destinos nacionais. Os passeios entre cidades e estados podem ser oferecidos por agências de turismo com descontos e opções de parcelamento no valor a ser pago. 

Viagens nacionais também contam com a opção de passagem de ônibus, que pode sair bem mais barata do que a de avião e permite várias paradas para conhecer lugares novos entre o local de partida e o destino. Nesse percurso, também é possível comprar refeições a preços mais acessíveis, se comparados aos do transporte aéreo e dos aeroportos. 

Brazilian town
Créditos: iStock – Sao Luis, Brazil – February 4, 2013: People walking on the stairs that going down to old town.

Destinos

Se o destino procurado for litorâneo, há opções que vão do Nordeste ao Sul. Há praias ideais para surfistas, como as de Maresias, em São Paulo, e outras para o mergulho, como a de Alter do Chão, no Pará. 

O Brasil também possui suas ilhas, como Fernando de Noronha, em Pernambuco; Abrolhos, na Bahia; São Luís, no Maranhão; Ilhabela, em São Paulo; Florianópolis, em Santa Catarina; Ilha de Marajó, no Pará; e Vitória, no Espírito Santo.

Algumas delas são ilhas continentais, ou seja, estão ligadas a uma parte de terra firme e outra de oceano, e há também ilhas oceânicas, separadas das porções de terra firme do país.

Se o turista tiver como preferência viagens ao exterior, é possível ter pequenas amostras disso em cidades brasileiras. Entre elas, Blumenau, em Santa Catarina, colonizada por alemães e com a tradicional festa Oktoberfest, a qual apresenta um pouco da gastronomia da Alemanha.

Também é possível encontrar traços da cultura holandesa em Holambra, em São Paulo; da cultura ucraniana em Prudentópolis, no Paraná; da suíça em Campos do Jordão, em São Paulo; e das paisagens dos Alpes em Domingos Martins, no Espírito Santo. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *