Você sabia que a escolha da plataforma para a construção de chatbots é um ponto decisivo para o crescimento do seu negócio? Esse movimento tem impacto direto na performance do time de suporte, bem como na qualidade do atendimento ao cliente.
De acordo com o relatório Zendesk CX Trends 2023, 66% dos consumidores que interagem regularmente com serviços de suporte relatam que uma interação negativa pode arruinar seu dia. Esse tipo de situação só tem um resultado: a insatisfação dos clientes. Você não quer que isso aconteça, correto?
Tendo isso em vista, a escolha da plataforma para a construção de chatbots para sua empresa importa, e muito! Ela pode fazer total diferença em seus resultados, seja no suporte ao cliente, na geração de leads ou em qualquer outra função.
Então, não dá pra errar, certo?
Contudo, se você não faz ideia de por onde começar, relaxa, pois nós estamos aqui para te auxiliar.
Neste post, apresentamos as principais plataformas para a construção de chatbots, explicamos o que elas são e no que você precisa ficar de olho para fazer a melhor escolha para o seu negócio. Para ficar por dentro de tudo, é só ler o texto até o final.
O que são plataformas de construção de chatbots?
Plataformas de construção de chatbots são ferramentas que facilitam a criação de sistemas de atendimento automatizados. Para isso, disponibilizam os recursos necessários para que qualquer pessoa seja capaz de criar seus chatbots, mesmo sem ter conhecimentos avançados em programação.
Cada plataforma possui funcionalidades próprias, o que interfere diretamente no tipo de ferramenta de automação de atendimento desenvolvida a partir dela. Ou seja, a performance do seu chatbot depende, em grande medida, da plataforma utilizada.
5 melhores plataformas de chatbots para empresas
Há muitas plataformas voltadas para a construção de chatbots no mercado, o que torna difícil saber se estamos fazendo a escolha certa. Para te ajudar nesta tarefa, elencamos abaixo alguns dos principais nomes deste setor:
1. Zendesk
Quando se trata de ferramentas de automação de atendimento, a Zendesk é uma das empresas de maior destaque no mercado. Mais do que uma plataforma para a construção de chatbots, ela oferece uma solução completa para o suporte ao cliente, que se adapta às necessidades do negócio, é fácil de usar e é escalável.
Com ela você conta com funcionalidades de ponta para criar chatbots baseados em inteligência artificial (IA), que podem ser personalizados e integrados a todos os canais em que a empresa atua, como telefone, e-mail, site e redes sociais. Assim, sua companhia pode oferecer um atendimento omnichannel de qualidade.
O melhor de tudo é que seus chatbots já vêm pré-configurados, tornando todo o trabalho de criação, implementação e integração ainda mais simples.
A empresa disponibiliza um período de avaliação gratuito para quem quer experimentar a plataforma e conferir todas as suas vantagens e recursos na prática. Vale a pena fazer o teste!
2. ManyChat
Outra ferramenta popular é o ManyChat, uma plataforma focada no ecossistema do Facebook, o que inclui Instagram, WhatsApp e SMS, que permite criar seus próprios chatbots ou personalizar modelos prontos.
Esses bots podem ser integrados a plataformas como Google Sheets, Shopify e Zapier, e podem ser utilizados para responder a perguntas dos usuários, atuar em vendas ou automatizar processos de marketing.
Apesar de ser relativamente simples de operar, o ponto negativo fica por conta da limitação de uso, já que se trata de uma plataforma voltada para as redes sociais.
3. Bluelab
A Bluelab é uma plataforma de chatbot brasileira que desenvolve ferramentas de automação de atendimento capazes de compreender linguagem natural por voz e texto, que podem ser integradas a outras plataformas de chat e sistemas de gestão.
Seus chatbots podem ser utilizados em sites, aplicativos e serviços de mensageria. Além disso, o sistema gera relatórios, que permitem acompanhar o desempenho do chatbot em tempo real, a fim de otimizar seu desempenho.
4. JivoChat
O JivoChat oferece chatbots que podem ser integrados a diversos sistemas, como chat para site, redes sociais e aplicativos de mensagens.
A ferramenta permite personalizar fluxos de conversa e criar diferentes automações para atendimento, vendas e suporte, além do monitoramento de visitantes nos canais em que atua. Dessa forma, ajuda a otimizar as interações com os clientes.
5. Botsify
A Botsify permite criar chatbots para diversas finalidades, como: automação de vendas, marketing, suporte ao cliente, etc. Pode ser facilmente integrada a várias plataformas, de sites a redes sociais, incluindo até mesmo o Analytics.
Com ela, você pode criar fluxos de conversa, personalizar as interações com o cliente, automatizar a geração de leads e coletar informações.
Como escolher uma plataforma de chatbot para sua empresa? 7 critérios
Embora as plataformas para construção de chatbots pareçam muito semelhantes entre si, há pontos importantes que você deve avaliar para não errar na escolha. Afinal, isso pode impactar na implementação da ferramenta e no suporte ao cliente.
Assim, entre os principais pontos que devem ser avaliados em uma plataforma para construção de chatbots, temos:
- reputação da empresa no mercado;
- qualidade do suporte técnico fornecido;
- facilidade de uso e de implementação do sistema;
- recursos e funcionalidades dos chatbots e da plataforma em si;
- capacidade de integração dos chatbots a outros sistemas;
- possibilidade de personalização do chatbot;
- custo e formas de pagamento.
Em resumo, você deve escolher a plataforma de chatbot que melhor atenda às necessidades da sua empresa. Portanto, avalie com cuidado cada opção, faça testes e tire todas as suas dúvidas antes de fechar negócio.
Gostou deste texto? Então, compartilhe com a sua equipe, assim, todos ficam informados sobre o assunto e podem se unir a você para analisar as opções e encontrar a plataforma para a construção de chatbots ideal para a companhia.