Rolim de Moura – RO, 06 de setembro de 2022, por Adeilson Odorico Silva – Ter o domínio da língua portuguesa e saber escrever bem sempre foram fatores importantes para as empresas na hora de contratar profissionais.
Hoje, conforme alerta da Neilpatel, as organizações usam essa habilidade para atrair e estreitar as relações com o público-alvo, criando conteúdo de qualidade.
A publicidade em geral, por exemplo, os anúncios, são ferramentas tradicionais ainda muito efetivas, mas com as mudanças no perfil do consumidor, a regra geral é nada de conteúdo impessoal, eles querem encontrar produtos que atendam às necessidades e uma comunicação próxima. Tudo personalizado!
As empresas que mais investem em criação de conteúdo são do segmento de tecnologia, também conhecidas como startups. Como o sucesso depende muito da sua performance no meio digital, os empreendedores sabem que antes de vender, é fundamental oferecer informações sobre os produtos e serviços.
As ferramentas mais utilizadas por quem está atento ao conteúdo online são: blogs, newsletter e mídias sociais. A intenção é ser amigável e didático, afinal, nem sempre os consumidores têm informações atualizadas sobre o segmento.
A estratégia de blogs permite que a empresa tenha a liberdade de criar novas formas de informar – utilizando uma linguagem mais casual e divertida, dependendo do tipo de público. Por exemplo Agente Imóvel, uma empresa relacionada à venda de imóveis na internet, atualiza o conteúdo do blog com informações sobre compra e venda de casas e apartamentos, dicas de decoração e chama atenção até mesmo de corretores de imóveis. As informações ajudam a sanar dúvidas de compradores de forma simples.
A construção do texto, sem erros e objetivo, traz credibilidade ao conteúdo das organizações, abrindo portas para que o cliente volte mais vezes e tenha aquela marca como fonte confiável.
Nós que estudamos e valorizamos a língua portuguesa devemos estar atentos não apenas ao seu uso correto, mas a sua relação com cada meio. Blogs seguem uma linguagem bem diferente de outros sites, por exemplo. E quem comunica em diversas plataformas precisa saber como se expressar em artigos de 500 palavras ou conquistar seguidores em 140 caracteres.