Entre os principais benefícios desejados, estão assistência médica e odontológica, vale-refeição ou alimentação e previdência privada
Oferecer benefícios corporativos se tornou uma estratégia essencial para empresas que desejam atrair e reter talentos no Brasil. Uma pesquisa da consultoria Robert Half, realizada em 2023, revelou que 92% dos profissionais consideram os incentivos um fator decisivo na escolha de um emprego. No entanto, apenas 54% das empresas oferecem opções que realmente atendem às expectativas dos funcionários.
Nesse cenário, oferecer um bom salário é essencial, mas não suficiente. Os benefícios corporativos se tornaram uma ferramenta crucial para criar um ambiente de trabalho mais atraente e satisfatório. Eles ajudam a promover a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores, fatores que são cada vez mais valorizados no mercado de trabalho.
Para Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half na América do Sul, os benefícios fazem parte de uma relação saudável entre colaborador e empregador. “O profissional oferece suas habilidades, enquanto a empresa o recompensa com salário e, na melhor das hipóteses, benefícios adicionais atraentes. Tem sido claro o quanto as pessoas valorizam a oferta de incentivos que prezem por sua qualidade de vida”, afirma.
Na atualidade, as organizações que investem em benefícios variados conseguem atrair profissionais qualificados, além de aumentar a retenção de talentos. Incentivos além do salário demonstram o comprometimento da empresa com a satisfação e o desenvolvimento dos seus colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.
O que as empresas oferecem e o que os funcionários querem
A pesquisa da Robert Half, realizada com 1.161 profissionais, destacou os benefícios mais oferecidos pelas empresas, sendo eles assistência médica, vale-refeição, notebook, assistência odontológica, vale-transporte, vale-alimentação, estacionamento, celular com chip, auxílio-combustível e apoio psicológico.
Já os colaboradores valorizam principalmente assistência médica, vale-refeição, vale-alimentação, assistência odontológica e previdência privada. Benefícios como auxílio-estudo e carro para uso profissional e particular também são importantes para os funcionários, mas nem ao menos aparecem na lista dos incentivos mais ofertados pelos empregadores.
A desconexão existente entre as ofertas das empresas e as expectativas dos funcionários representa uma necessidade de que as organizações revisem seus pacotes de benefícios e incluam opções que melhor atendam às expectativas dos colaboradores, aumentando assim a satisfação e a retenção.
Fernando Mantovani defende que o sucesso de um pacote de incentivos está intrinsecamente ligado ao mapeamento das necessidades e dos anseios das equipes. “Nossa pesquisa deixa essa questão evidente. Enquanto as empresas consideram o atendimento psicológico um serviço valioso, esse item sequer é citado como prioritário pelos profissionais. Conhecer bem os times e alinhar as expectativas é o segredo para alcançar bons resultados”, ressalta.
De acordo com o estudo, a possibilidade de os colaboradores selecionarem incentivos conforme suas necessidades individuais é uma tendência crescente. Entre os entrevistados, 81% afirmaram que gostariam de escolher seus benefícios, mas apenas 12% das empresas oferecem essa flexibilidade.
No cenário atual, os benefícios corporativos são mais do que um simples complemento ao salário. Eles são uma ferramenta estratégica para melhorar a employee experience, atraindo e retendo talentos em um mercado de trabalho competitivo. Alinhar os benefícios oferecidos às necessidades dos colaboradores pode criar uma proposta de valor mais atraente, aumentar a satisfação e destacar a empresa como empregadora preferida.