Recife de corais

Recife de corais: os melhores lugares para mergulhar no Brasil

O país oferece um vasto mundo subaquático para a prática

O Brasil é cheio de locais extraordinários para a prática do mergulho. Para quem gosta de observar a vida no fundo do mar, há diversas opções em diversos locais do país. Para quem quer ver com os próprios olhos recifes de corais pelo Brasil, vale programar a viagem para observar esses magníficos sistemas subaquáticos.

É importante, antes de tudo, respeitar a natureza marinha. O ideal é ter um guia que aponte as belezas do local e entenda da região para programar o mergulho quando as condições meteorológicas estiverem adequadas. É preciso ter uma boa visibilidade para não correr riscos.

Também não se deve tocar no recife. Eles são organismos vivos e delicados. Levam muitos anos para serem criados e não devem ser manipulados ou quebrados. É necessário que tenha cuidado com o equipamento e a noção de espaço, para que não encoste neles com nadadeiras, manômetros e tubos. Uma boa dica é nadar acima dos corais para preservá-los.

A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais é a maior unidade de conservação federal da marinha costeira do país. Ela fica no litoral sul de Pernambuco e no litoral norte de Alagoas. É uma região com incrível biodiversidade de vida marinha e águas claras. É importante se informar sobre as marés para encontrar o melhor horário para o mergulho.

Já o Parque Marinho de Recife de Fora fica em Porto Seguro, na Bahia. É o maior banco de corais do extremo sul do Nordeste. Há lá espécies raras de corais e peixes que podem ser contemplados em um mergulho. Ele fica em mar aberto e é preciso evitar a maré alta por segurança. Vale a pena se informar para uma experiência de tirar o fôlego.

E se estiver pelo Nordeste, pode-se buscar uma passagem de ônibus para João Pessoa para mergulhar por lá também. As piscinas naturais de Picãozinho, um arrecife de corais, atraem os mergulhadores. As piscinas naturais do Seixas são outro lugar com águas mornas e cristalinas boas para mergulho. Além delas, é possível também fazer mergulhos para ver os naufrágios Alvarenga e Alice.

O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, em Pernambuco, é outro destino que deve constar na lista dos amantes de mergulho. É considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática. A visibilidade chega até a 50 metros. Há grande variedade de vida marinha e os cenários são dos mais belos. A fauna subaquática é das mais ricas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile