Os veículos autônomos estão em alta e são assuntos muito comentados no momento, e isso acontece porque a tecnologia está avançando cada vez mais e trazendo facilidades e novidades para a vida das pessoas.
Assim como os carros e outros objetos do dia a dia, como o tablet e o celular, os carros também estão mais conectados e isso trouxe uma tendência que aos poucos está se consolidando no mundo todo. É a partir disso que surgem os carros autônomos.
É uma tendência que surgiu como uma solução inovadora para o futuro e que promete resolver muitos problemas comuns na mobilidade urbana. Da mesma forma, também traz mais eficiência e segurança no trânsito e no transporte.
A maior característica do carro autônomo é que ele possui um sistema de navegação que não depende de um condutor para controlá-lo, e isso o diferencia de carros convencionais e carros elétricos.
Em outras palavras, veículo autônomo é capaz de se guiar sozinho e faz todos os caminhos que precisa correr, além de ter a capacidade de tomar decisões por meio da inteligência artificial.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai mostrar as vantagens dos veículos autônomos, qual é a principal função desse tipo de carro, o que o impede de circular no Brasil e quais benefícios oferece.
Vantagens do carro autônomo
A automatização dos veículos pode trazer muitas mudanças na maneira como as pessoas lidam com o trânsito, a direção e a mobilidade humana no cotidiano.
Cada vez que uma novidade tecnológica surge, as pessoas se perguntam sobre suas vantagens e desvantagens, mas quando se trata do carro autônomo, muitas vantagens podem ser notadas, como:
- Baixa manutenção;
- Praticidade;
- Conectividade;
- Menos a poluição.
Também são veículos mais seguros e que economizam tempo, e isso se aplica às pessoas e às empresas, como um fabricante de tapete felpudo sob medida.
Principal função do carro outono
A principal função do carro autônomo é usar um sistema de navegação que não depende do controle de um motorista. Ele combina sensores e um software de controle, direção e navegação que diferencia esse carro dos modelos convencionais ou elétricos.
É um tipo de carro que consegue seguir sozinho, fazer todos os caminhos que deve seguir, além de tomar decisões por meio da inteligência artificial.
É interessante dizer que os projetos desse tipo de gás estão relacionados a outras inovações tecnológicas e que foram projetadas para o futuro, portanto ainda estão em desenvolvimento.
Outra coisa que merece destaque é o fato de que um carro não pode ser inteligente se a cidade não seguir o mesmo padrão.
A tecnologia permite que as organizações, como um fabricante de móveis para quarto planejado solteiro com escrivaninha, possam melhorar cada vez mais a qualidade e a resistência de seus produtos.
As montadoras sabem muito bem disso e é por isso que são focadas no desenvolvimento de automóveis que podem dirigir sem a necessidade de um condutor, e o foco de tudo isso é melhorar a mobilidade urbana.
Esse projeto só é possível por conta de tecnologias automotivas que mapeiam o trajeto do veículo e usam sensores. É como se fosse um radar com visão 360°, capaz de identificar a presença de carros e pedestres.
O equipamento também consegue perceber situações difíceis para o olho humano, algo que aumenta ainda mais sua integridade. Isso é muito importante porque 90% dos acidentes são provocados por fator humano.
Esse tipo de carro também conta com outras ferramentas de software que se responsabilizam por assimilar informações. É por isso que consegue entregar os melhores caminhos e sabe quando deve acelerar, frear ou mudar a direção.
Para que o carro tenha a capacidade de fazer tudo isso, as montadoras estão investindo cada vez mais no desenvolvimento de sensores externos e componentes que aumentam a conectividade e a tecnologia.
Impedimentos no Brasil
Embora tantas empresas, como uma especializada em impermeabilização de telhado fibrocimento, possam trabalhar com vários recursos tecnológicos em seu dia a dia, os carros autônomos ainda sofrem alguns impedimentos.
Esse tipo de veículo parece algo dos filmes de ficção científica, mas as montadoras já mostraram que eles são mais reais do que nunca, mas alguns fatores impedem sua circulação no Brasil.
São impedimentos legislativos e relacionados ao desenvolvimento do próprio carro, visto que existem elementos que são fundamentais para um carro autônomo, como:
- Câmeras;
- Sensores;
- GPS;
- Inteligência artificial;
- Central de comando.
Se tudo isso for implementado de maneira eficiente, alcança grandes níveis de automação, que vão desde aqueles totalmente dependentes do ser humano até aqueles que não precisam de nenhum tipo de interferência.
Atualmente, existem modelos de veículos que movem os pedais e o volante sozinhos, mas ainda não existe carro que não precise de nenhum tipo de interferência humana.
Além do mais, com fabricante de cimento para altas temperaturas, assim como as pessoas, precisa de veículos com valor acessível, algo difícil de imaginar em um carro com tantas funções tecnológicas.
Isso significa que quanto mais itens o carro tiver, mais caro ele será, e um exemplo disso é o preço praticado nos Estados Unidos, em que os carros elétricos podem custar até 80% mais caro do que os modelos comuns.
Outro impedimento é que para que esse tipo de veículo possa circular, é necessário que o país tenha toda uma infraestrutura conectada a ele, como no caso de semáforos e faixas de pedestres, caso contrário, os riscos são muito grandes.
Lembrando que o Código De Trânsito Brasileiro (CTB) considera como infração média dirigir o veículo com apenas uma das mãos, e certo se o motorista for trocar a marcha ou precisar fazer algum sinal com o braço para outros motoristas.
Em um veículo autônomo, não é necessário usar o volante, por isso, para que a frota dos produtores alimentícios que entregam produtos para restaurante argentino com tango possa ser autônoma, existe um longo caminho pela frente.
Benefícios do veículo autônomo
Só de pensar em um carro que dirige sozinho, já dá para imaginar todos os benefícios que será capaz de trazer para o cotidiano dos usuários.
Um dos benefícios que mais se destacam é a segurança, visto que não existe a necessidade de um ser humano controlar o carro. O automóvel tem a missão de elevar as pessoas com o máximo conforto e sem causar problemas.
Para que isso seja possível, as montadoras desenvolvem sensores e radares que garantem o funcionamento perfeito.
Tendo em vista que tudo é automatizado, as chances de erro no trânsito são muito menores, uma vez que a ação humana é mais imprevisível. Se o carro estiver em um ambiente propício para o funcionamento, sua eficiência será ainda melhor.
Para uma empresa de segurança pessoal privada, também vale muito a pena porque são veículos zero emissão de poluição, visto que contam com motores elétricos ou que funcionam por meio de hidrogênio.
São carros que não agridem o meio ambiente e sua maior eficiência no trânsito reduz o uso de combustível ou energia elétrica, o que evita a necessidade de recarga.
Hoje em dia, as pessoas assumem muitas responsabilidades e tarefas no cotidiano, por isso é muito comum ver indivíduos respondendo e-mails ou fazendo alguma tarefa no transporte público.
Se alguém precisa dirigir o próprio veículo, não consegue ganhar tempo nesse sentido, mas com um carro autônomo, é perfeitamente possível.
Enquanto o funcionário de uma empresa de portão automático se dirige até um cliente, pode realizar outras tarefas do trabalho sem se preocupar com a atenção no trânsito.
Agora, quem usar o carro autônomo para outras atividades, por exemplo, para viajar durante as férias, em todo o trajeto, os usuários poderão aproveitar de bons momentos de lazer por conta da conexão de alta velocidade que esses veículos precisam.
Por fim, muitas pessoas não têm veículo próprio e não dirigem porque não conseguem obter a carteira nacional de habilitação, mas quando o carro autônomo vier para ficar, quem não tem CNH não precisa se preocupar.
Hoje em dia, ter habilitação é muito importante porque várias empresas, como um fabricante de Piso vinílico em Alphaville, precisam de profissionais que saibam dirigir. Isso faz com que alguns percam a oportunidade de trabalhar porque não dirigem.
A partir do momento em que o veículo autônomo se popularizar, qualquer profissional pode utilizá-lo para visitar um cliente, entregar uma mercadoria, entre outras possibilidades.
Considerações finais
Os veículos autônomos pareciam coisa de filme futurista, mas a verdade é que eles já existem e vieram para ficar. Conforme a tecnologia, a sociedade e as cidades evoluem, eles estarão mais presentes no cotidiano.
O objetivo é melhorar a mobilidade urbana, trazer mais independência para as pessoas e até mesmo melhorar o cotidiano da sociedade como um todo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.