Blockchain

Blockchain transforma a forma como fazemos negócios

Blockchain é um recurso que surgiu como um pilar para tornar as transações com criptomoedas muito mais seguras, aliás, foi por causa dele que os cripto ativos se tornaram uma realidade.

Esse recurso nasceu juntamente com o bitcoin e é um dos pilares para a primeira criptomoeda que se tem notícia. Ao longo do tempo, começou a se desenvolver e a explorar outros mercados.

Atualmente, o blockchain possibilita as transações com moedas digitais e ainda abriu espaço para outras aplicações, como o desenvolvimento de contratos inteligentes, e isso trouxe muitas mudanças para o modo como se faz negócios.

Hoje em dia, muito se fala sobre os investimentos em criptomoedas, mas existem pessoas cheias de dúvidas sobre o assunto. Para os empreendedores, é fundamental conhecer esse funcionamento para que ele possa investir.

Com a chegada do metaverso, a tendência é que as tecnologias relacionadas aos cripto ativos se tornem cada vez mais comuns no cotidiano, e é por isso que as organizações precisam estar preparadas e entender o assunto.

Por essa razão, o artigo vai explicar o que é blockchain, como essa tecnologia pode ser usada, de que maneira transforma a contabilidade, o que é transformação digital blockchain e quais são as funções do recurso.

Conceito de blockchain

Blockchain é um banco de dados compartilhado que registra todas as transações dos usuários. O bitcoin, conhecido como a primeira criptomoeda do mercado, guarda diversas informações, como a quantidade de ativos transferidos entre os usuários.

Também é no blockchain que armazena a identificação de quem enviou e quem recebeu valores, bem como a data e a hora das transações.

Por exemplo, se elas ocorreram entre um fabricante de crachá de identificação funcional e outra organização, essa informação fica armazenada.

A diferença entre o blockchain e o banco de dados tradicional é que o primeiro não é controlado por autoridades, tais como:

  • Bancos;
  • Governos;
  • Empresas;
  • Grupos.

O sistema foi construído de forma que os participantes são os próprios controladores e auditores e tomam as decisões relacionadas à rede.

Existe uma cópia do blockchain nos computadores dos envolvidos em diversas partes do mundo, independentemente de onde estão. A partir disso, nenhuma alteração pode ser realizada sem que todos aproveitem.

Os dados também são imutáveis, o que significa que se as transferências forem validadas e registradas, não podem mais ser alteradas.

Como pode ser usado nos negócios?

O blockchain pode ser usado pelas empresas de várias maneiras, por exemplo, por meio da validação de transações. Essa aplicação faz muito sucesso, e mesmo que seja muito usada por instituições financeiras, também pode fazer parte de empresas tecnológicas.

Outra forma de aplicação são os contratos inteligentes, definidos como programas de armazenamento de regras contratuais, e que a partir de sua implementação, fazem a execução automaticamente.

Nesse caso, uma empresa de aluguel de endereço comercial pode usar a solução nas formas de pagamento. Com isso, quando chegar a data de vencimento, o sistema faz a verificação e validação.

Se o cliente não tiver feito o pagamento, o sistema vai realizar uma ação condizente automaticamente, como fazer uma cobrança ou dar baixa.

Por ser um recurso tecnológico que traz mais segurança para diversas transações, as companhias podem modernizar seus sistemas de pagamento e melhorar ainda mais os resultados.

Existem muitas instituições financeiras que começaram a usar o sistema blockchain para verificar várias transações de maneira mais segura, tanto para elas quanto para os clientes.

Outro recurso que tem chamado muito a atenção das organizações é o armazenamento em nuvem de dados e informações sobre o negócio.

Hoje em dia, é possível contar com armazenamento descentralizado muito mais seguro e com preços mais competitivos do que as opções praticadas pelos modelos tradicionais.

Por fim, o blockchain pode ser usado por um espaço especializado em depilação com cera Santana para coletar e interpretar informações. É algo que traz mais eficiência para os processos internos e externos, além de compreender a origem de falhas.

Como pode transformar a contabilidade?

Blockchain também é uma tecnologia contábil e está relacionada à transferência de propriedade de ativos e manutenção de registro de informações financeiras de modo preciso.

Os contadores podem usar esse recurso como uma ferramenta poderosa para registrar ativos e obrigações. As características do blockchain ajudam a aumentar drasticamente a eficiência e a segurança de informações contábeis.

Por meio dele, é possível reduzir custos de manutenção e de reconciliação do livro da razão, além de ter mais confiabilidade em relação aos registros contábeis. Consequentemente, é um recurso que não depende de conciliações financeiras.

Também traz a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre o histórico das transações realizadas.

O contador que atua em um fabricante de vaporizador para hidratação de cabelo pode ficar tranquilo em relação aos dados não financeiros porque eles podem ser registrados de maneira confiável e imutável.

Isso acaba por oferecer muitas oportunidades para o contador, visto que pode trabalhar com o registro contábil de informações não financeiras. Só que várias outras informações podem ser registradas no blockchain.

Mas em prol disso é o rastreamento de cadeia logística de matéria-prima que garante a qualidade e a sustentabilidade dos materiais usados pela corporação.

Nesse cenário, é fácil perceber que o recurso traz muitas oportunidades para os profissionais do futuro, mas não se trata de uma ferramenta essencialmente contábil.

De qualquer forma, compreender como ela funciona e quais são suas tendências é fundamental para que o profissional possa se preparar em relação a todas as mudanças que vão acontecer na área.

O que é transformação digital blockchain

Outra realidade que uma empresa de manutenção de extintores nível 1 2 e 3 precisa compreender é a transformação digital blockchain.

Por meio dessa tecnologia, foi possível criar o bitcoin e outras criptomoedas, usando para isso um sistema que rastreia, envia e recebe informações pela internet.

Essas informações, por sua vez, são conectadas e carregadas por meio de códigos que são gerados online.

Quando o usuário envia um ativo digital, independentemente de ser uma criptomoeda, um arquivo ou um contrato para outra pessoa, o bloco que contém todos os detalhes desse ativo armazena essas informações e as distribui na internet.

Ao mesmo tempo, cada máquina fica com uma cópia da transação em tempo real, e em apenas alguns minutos a rede valida e aprova o ativo, adicionando uma corrente de blocos que forma um registro permanente na rede e ele não pode mais ser alterado.

A propriedade do ativo que antes pertencia, por exemplo, a um fabricante de tinta para demarcação de estacionamento, agora está registrado na rede como sendo do destinatário para quem foi enviado.

Funções do blockchain

O blockchain pode assumir diferentes funções, e uma delas é a autenticação de identidade e valor, trabalhada em identidades verificáveis e sólidas que são criptograficamente garantidas.

A transferência de valor em incrementos muito maiores ou muito pequenos sem intermediário vai reduzir consideravelmente o custo e a velocidade dos pagamentos.

Mecanismos de pagamentos podem ser combinados com o armazenamento seguro e confiável de valor, e isso acaba reduzindo a necessidade de serviços financeiros típicos, como no caso da conta bancária da conta corrente.

As dívidas também podem ser emitidas, trocadas ou regularizadas pelo blockchain, o que traz mais eficiência e melhora os riscos sistêmicos.

Supondo que alguém queira abrir uma empresa que instala rastreador de carros via satélite, poderá usar sua reputação para acessar empréstimos, algo muito vantajoso para quem não tem conta bancária e para empreendedores.

Transações que costumam levar semanas ou dias poderão ser realizadas em minutos ou segundos, o que acaba gerando oportunidades para que outras pessoas sem conta e que não possuem acesso bancário possam participar da criação de riqueza.

Por meio dos sistemas de reputação, as seguradoras terão mais facilidade para estimar riscos e criar mercados descentralizados para seguros com derivativos transparentes.

Da mesma forma, uma empresa especializada em construção de parede de gesso para quarto poderá usar o blockchain em seus processos contábeis porque o recurso faz a auditoria e relatórios financeiros em tempo real.

Tudo acontece de maneira responsiva e transparente, o que melhora a capacidade das reguladoras em fiscalizar as ações financeiras da corporação.

Considerações finais

O blockchain é a maior prova de que o mundo está evoluindo de sistemas fechados para sistemas abertos e isso traz muitos impactos para o futuro das organizações, inclusive financeiros.

Conhecer o funcionamento dessa tecnologia é fundamental para que os negócios possam operar de acordo com a evolução que ela traz para dentro de companhias dos mais variados segmentos.

Mais do que evoluir processos internos e externos, o blockchain vai promover melhorias e trazer mais segurança no dia a dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *