realidade virtual

Experiências imersivas em realidade virtual

A realidade virtual é um espaço virtual criado para que o usuário possa se inserir, tendo a sensação de realmente estar em determinado ambiente. Entretanto, é apenas um sistema computacional.

Essa tecnologia consegue induzir efeitos visuais e sonoros, de modo que a imersão possa ser simulada virtualmente. Também permite que o usuário interaja com os elementos ao seu redor, dependendo das possibilidades que o sistema oferece.

Por conta da evolução tecnológica, a realidade virtual está se transformando. Atualmente, pode ser mais bem aproveitada com displays como headsets e óculos especiais. Com eles, os usuários conseguem se conectar com o mundo virtual.

Mas a realidade virtual só evoluiu da forma como conhecemos hoje porque ela vem sendo construída e aprimorada desde a década de 1970.

A principal aplicação dessa tecnologia é nos jogos digitais, mas o recurso pode ser usado de muitas outras maneiras, inclusive pelas empresas. Neste caso, é uma forma de interagir com o consumidor e criar uma experiência memorável.

Para elucidar o tema, este artigo vai explicar as mudanças trazidas por essa tecnologia, por que a realidade virtual é tão eficaz, mostrar as boas práticas, como ela pode ser mais eficaz e quem são os pioneiros na criação dessas experiências.

Mudanças trazidas pela realidade virtual

As experiências imersivas trazidas pela realidade virtual estão mudando a maneira como as pessoas interagem com a tecnologia.

Esse recurso tem um grande potencial de transformar o modo como as pessoas enxergam e interagem com o mundo. É possível criar diferentes maneiras de entretenimento, aprender outras habilidades e explorar outros lugares pelo mundo.

Essa tecnologia pode ser aplicada por uma empresa especializada em fachada de vidro da mesma forma como é usada por outras áreas, como a medicina.

Trata-se de uma tecnologia que está revolucionando o futuro em muitos setores, indo desde a clássica aplicação em jogos até educação e treinamento.

A eficácia da realidade virtual

A realidade virtual é uma tecnologia muito eficaz na hora de criar experiências imersivas por conta do desenvolvimento dos dispositivos usados. Eles conseguem processar as imagens rapidamente e corrigir lentes distorcidas.

Tudo é executado em camadas de drivers e softwares que fazem seu trabalho em tempo real, muito aplicados em produtos de entretenimento. Tanto é que a maioria das pessoas que ouve falar sobre o recurso, o experimentam dessa forma.

Existem interfaces que permitem a total inserção do usuário durante o jogo, fazendo com que ele se sinta literalmente dentro do game.

Mas a realidade virtual pode ser empregada em outras áreas também, como nos treinamentos das empresas. Já na década de 1970, os estadunidenses usavam o recurso para treinar seus soldados.

Melhores práticas para criar experiências imersivas

Uma clínica especializada em lipoescultura ortomolecular pode criar experiências imersivas para seus clientes de várias maneiras. É uma estratégia eficaz para promover satisfação e encantamento, além de uma alternativa viável para qualquer negócio.

Não é necessário investir em ferramentas caras ou dispor de espaço físico muito grande. A organização só precisa conhecer a estratégia para estabelecer um relacionamento fluido com o cliente.

Uma das opções para fazer isso é por meio dos eventos. Em geral, eles dispõem de um espaço que permite trabalhar elementos como:

  • Projeções de vídeo;
  • Áudio;
  • Instalações físicas;
  • Túneis.

As ativações da marca são ações que garantem a presença do negócio em feiras, eventos e outros locais estratégicos, e com isso possibilitar uma experiência imersiva que vai desde a aplicação da realidade virtual até a interação com equipamentos e espaços.

Além disso, o uso de chatbots de inteligência artificial simula o atendimento humano e promove experiências imersivas com a ajuda da comunicação.

As experiências de conversação permitem que os clientes iniciem uma interação em determinado canal e possam alternar para outro que materialize a experiência imersiva.

Isso significa que os clientes de uma empresa especializada em laudo de insalubridade e LTCAT serão vistos e ouvidos individualmente, em um contexto personalizado.

Onde a realidade virtual pode ser aplicada?

A realidade virtual pode ser eficazmente aplicada de várias maneiras. A tecnologia começou a ser usada como um simples simulador, mas hoje em dia é um recurso promissor que pode ser usado até na medicina.

Nesta área, tanto no ensino de biologia como em uma faculdade de medicina, é possível transformar conceitos sobre vírus, células e bactérias em algo menos abstrato.

Alguns aplicativos ajudam a enfrentar os medos das pessoas, como no caso de fobias ao viajar de avião ou medo de animais.

Profissionais da saúde usam uma tecnologia que mistura realidade virtual com simulação realística para reconstruir crânios e faces em bebês que nascem com má formação.

O marketing pode usar um dispositivo de captação de movimentos para capturar o corpo de uma pessoa, podendo trocar peças de roupas que se ajustam ao corpo. Também é possível criar soluções para visitar imóveis antes mesmo de iniciar a construção.

Uma empresa de cortina de tecido motorizada pode usar o recurso para treinar os colaboradores, assim como na área de educação ele pode ser usado em laboratórios de química e física.

A área de engenharia pode acompanhar uma obra em desenvolvimento usando um tablet ou capacete para visualizar a construção em diferentes estágios de sua implementação.

A indústria automobilística pode virtualizar manuais automotivos, antecipar o design dos produtos, seus equipamentos e acessórios.

Desde a década de 1970, simuladores com realidade virtual eram usados nos Estados Unidos para treinar soldados. No Brasil, um laboratório usou um vídeo interativo para ajudar crianças e enfermeiras durante a vacinação.

Os pequenos usavam os óculos e se viam transformados em super-heróis depois da vacina. A área de comportamento permite experienciar a realidade vivenciada por outras pessoas, como um indivíduo cego, o que ajuda a aumentar a empatia.

Inclusive, existe um aplicativo que mostra como ocorre o processo de perda de visão gradual. Já no esporte, existem aplicativos usados pelos jogadores para treinar jogadas, por meio de repetições mentais.

Para melhorar ainda mais o uso do recurso, uma empresa especializada em raspagem piso de madeira pode se inspirar em pioneiros em experiências imersivas, que trazem novidades sobre o uso do recurso.

Pioneiros das experiências imersivas

Existem empresas que são simplesmente pioneiras no uso de realidade virtual para proporcionar experiências imersivas. São elas:

  • Facebook;
  • Tinder;
  • Disney;
  • Microsoft;
  • Adidas.

O Facebook, que colocou boa parte de seu capital para construir ambientes sincrônicos e híbridos, como o metaverso, para seus próximos anos em atividade.

Durante uma entrevista, Mark Zuckerberg afirmou que a plataforma vai conseguir proporcionar uma imersão completa, de modo que os usuários se sentirão incorporados à plataforma ao interagirem com jogos de realidade virtual.

Isso também vai acontecer quando assistem programas juntos, testas produtos, entre outras possibilidades. O maior exemplo são as mensagens VR que ajudam a conectar pessoas e empresas, como um fabricante de manta microfibra queen preta.

O Tinder também afirmou que vai usar o metaverso para reduzir as fronteiras entre o online e o offline, e com isso promover relacionamentos híbridos entre os usuários.

O parque da Disney, em Orlando, também pretende teletransportar seus espaços por meio da realidade virtual. Por meio de dispositivos que permitem imersão virtual, a Disney vai permitir que os usuários presenciem conteúdos relevantes.

A Microsoft, por sua vez, está investindo em salas Teams, o que, aliás, é considerado como um dos investimentos mais ambiciosos em realidade virtual. A empresa pretende expandir o acesso a uma realidade mista e com diferentes opções.

Por meio do Mesh, os usuários podem acessar salas de reunião, sem ter que ligar a câmera, podendo, ao invés disso, usar avatares em 3D para se comunicar com os demais participantes.

Dessa forma, os colaboradores de um fabricante de domos de policarbonato podem fazer reuniões de equipe e manter a privacidade do ambiente físico ao mesmo tempo.

O personagem pode gravar a voz do usuário por meio de um tecnologia de inteligência artificial, executar gestos, entre outras possibilidades.

O setor de moda está sendo revolucionado com a realidade virtual por meio da Adidas e sua plataforma de jogos The Sandbox, desenvolvendo seu próprio metaverso dentro do multiverso.

Isso aumentou os investidores em criptomoedas, fazendo com que a moeda Sand, do jogo, ficasse no topo do mercado.

Essas empresas pioneiras no uso de realidade virtual podem servir de inspiração para uma marca de álcool em gel para lembrancinha, e com isso desenvolver maneiras de criar uma experiência imersiva para os clientes.

Considerações finais

A realidade virtual promete trazer ainda mais mudanças ao longo do tempo, quebrando as barreiras entre o online e o offline.

Para as organizações, essa é a oportunidade de expandir sua participação online, ao mesmo tempo em que se aproximam dos consumidores.

Para as pessoas, é a chance de vivenciar coisas novas, sem nem mesmo ter que sair de casa, e o recurso não para de evoluir.

Em breve, outras maneiras de aplicação vão existir, mudando ainda mais a maneira como as pessoas interagem entre si.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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