Vídeo Marketing

Vídeo Marketing em alta: tendências e insights

Vídeo Marketing é uma estratégia de conteúdo fundamental para os negócios e que pode ser aplicado de várias maneiras para gerar resultados. Qualquer uso de vídeo para atrair e reter clientes pode ser considerado vídeo marketing.

Entre as principais estratégias estão as campanhas publicitárias, materiais institucionais para fortalecer a imagem da marca, vídeos educacionais no marketing de conteúdo, entre outras.

É uma ação que pode ser realizada em diferentes canais e com formatos variados, o que traz mais flexibilidade para escolher de que maneira esse tipo de material será encaixado na promoção da marca, seus produtos e serviços.

Estar atento a essa tendência importante porque a transformação digital é muito grande, e isso faz com que as pessoas tenham que lidar com uma grande quantidade de informações, muito maior do que são capazes de absorver.

É necessário filtrar bem o conteúdo que será consumido, pois tendo em vista tantos estímulos, as pessoas tendem a procurar por aquilo que aborda assuntos de seu interesse e que proponham interatividade.

O vídeo marketing consegue oferecer tudo isso, por isso, este artigo vai explicar porque ele está em alta, quais são suas tendências, como pode ser usado, onde tem maior impacto e mostrar alguns exemplos de sucesso.

Por que o vídeo marketing está em alta?

O vídeo marketing está em alta hoje em dia por diversas razões, e uma delas se deve à sua capacidade de aumentar o alcance do perfil.

Pelo fato de haver um engajamento maior, o algoritmo da plataforma entende que o material é relevante para os usuários e ele é entregue para uma quantidade maior de pessoas.

Para uma empresa de atuador ACTREG, também é uma maneira mais fácil de apresentar seus produtos e serviços, fazer demonstrações e transmitir mensagens diretas que aproximam a marca de seu potencial cliente.

Os conteúdos também podem ser mais longos e aprofundados, independentemente do tema que será abordado, sem que a audiência tenha que fazer muito esforço para consumir.

Trata-se de um material capaz de aumentar o ranqueamento da empresa no Google, uma vez que o YouTube também é um buscador relevante. Para aumentar ainda mais as chances, é interessante usar palavras-chave, boas descrições e títulos atrativos.

Quando o usuário assiste o material que está explicando os benefícios de uma oferta, as chances de conversão são muito maiores, pois tudo o que essa pessoa precisa fazer é ouvir a mensagem.

Os vídeos são materiais que conseguem trabalhar as emoções e percepções das pessoas, por isso acabam sendo muito mais eficazes e permitem que o cérebro compreenda a informação com imagens em movimento.

Principais tendências do vídeo marketing

Para aproveitar todos os benefícios que esse formato de conteúdo oferece, uma clínica com cuidador de idosos meio período precisa saber quais são as principais tendências dessa estratégia.

Uma delas é o SEO para vídeos, algo fundamental para que o conteúdo seja encontrado pelo público. É necessário incluir a palavra-chave no nome do arquivo do vídeo, em sua descrição e no título e colocar imagens em miniaturas nos vídeos.

Também é importante adicionar tags relevantes e que estejam relacionadas ao tópico do vídeo, incluir legendas e closed caption para melhorar a experiência do usuário, além de estimular a interação para comentários, curtidas e compartilhamentos.

Outra tendência são os vídeos curtos, principalmente depois da ascensão do TikTok. O consumidor costuma usar o smartphone quando está entediado, no caminho para o trabalho, durante os exercícios físicos e em outras situações do dia a dia.

São nesses momentos que eles conferem vídeos virais e o que está em alta na internet, assim sendo, vale a pena criar vídeos curtos para as redes sociais.

A marca também pode fazer vídeos sem som, pois são acessíveis aos deficientes auditivos e atende ao comportamento dos usuários que costumam assistir vídeos com som desligado nos dispositivos móveis.

Para um fornecedor de botijão de gás pequeno, esta é uma das melhores tendências de vídeo marketing porque promove acessibilidade digital e ainda permite que o conteúdo seja consumido em espaços públicos.

Como usar vídeo marketing de maneira eficaz

Para usar o vídeo marketing de maneira eficaz, a organização pode investir nas seguintes estratégias:

  • Despertar emoções;
  • Usar referências;
  • Trabalhar conteúdos de humor;
  • Oferecer dicas.

As emoções são muito importantes para as estratégias de marketing e publicidade, por isso elas não devem ser esquecidas dentro dos conteúdos para internet. Desse modo, a companhia consegue engajar quem está assistindo.

As pessoas têm seus sonhos e eles são provenientes da infância, da história, de filmes, livros e outras referências. Elas marcam o indivíduo e é possível utilizá-las para criar vídeo marketing.

Para fazer isso, basta escolher as referências que estão de acordo com as características da persona, assim, a marca consegue gerar identificação.

Conteúdos bem humorados são os mais amados na internet, e no caso das empresas, esse tipo de material precisa ser baseado em uma ideia interessante para transmitir uma mensagem cativante.

Uma agência de bartender para festa pode usar o humor em seus vídeos para mostrar que está atualizada e expor seus serviços de maneira espontânea.

Outra boa ideia é oferecer dicas para os espectadores, e pensando nas principais estratégias de marketing com foco em relacionamento, a melhor coisa é empoderar as pessoas dando dicas do que elas podem fazer para melhorar a própria vida.

Essas dicas devem estar relacionadas ao mercado de atuação do negócio e ao mesmo tempo serem úteis para a audiência.

Onde o vídeo marketing tem mais impacto?

Quando se trata de uma estratégia de vídeo, o ideal é usar o máximo de mídias que a empresa puder, pois cada uma apresenta características diferentes que vão ajudar a melhorar os resultados.

Hoje em dia, uma autoescola pode disponibilizar vídeos com aulas de moto para habilitados em seu site institucional ou em um blog, mas, sem dúvidas, é nas redes sociais que os impactos são maiores.

O Facebook é a maior rede social com usuários ativos no mundo todo, e seu algoritmo está sempre priorizando materiais que agregam valor para o público.

Muitas pessoas preferem manter o áudio desativado enquanto rolam o feed de notícias, por isso, é interessante incluir legendas logo no início do vídeo para aumentar as visualizações.

A divulgação precisa ser feita com antecedência e a marca deve utilizar um script para se orientar quando for fazer uma transmissão ao vivo.

Outro canal muito interessante é o Instagram, e os conteúdos precisam ter, no máximo, 60 segundos, além de usar gravação vertical.

Por se tratar de uma mídia muito específica, um conteúdo de alteração CNH PCD, por exemplo, precisa ser produzido especificamente para ela.

Também é interessante compartilhar os vídeos no YouTube, pois se trata da maior plataforma de vídeos online. A marca pode criar seu próprio canal, promover transmissões ao vivo e usar anúncios pagos.

Exemplos de sucesso no vídeo marketing

As organizações podem se inspirar em marcas que tiveram êxito ao trabalhar com vídeo marketing, e entre os principais exemplos estão:

MRV

A construtora MRV criou uma série de vídeos sobre como comprar um apartamento, tendo como objetivo melhorar os resultados por meio de Inbound Marketing e conteúdos em vídeo.

App Gapi

O vídeo do aplicativo Gapi mostra as vantagens de seu uso, uma vez que facilita a vida dos professores na aplicação e correção de provas de maneira instantânea.

Uma oficina especializada em conserto módulo injeção pode aproveitar esse exemplo do aplicativo para usar cores vivas e efeitos de iluminação diferentes em seus vídeos.

Aplicativo salão na mão

A estratégia de vídeo marketing desse aplicativo utilizou motion graphics, sendo um vídeo voltado para o público e outro para donos de salões de beleza.

Para chamar a atenção da audiência, o vídeo utiliza elementos glamorosos e ao mesmo tempo trazem um tom jovem para o conteúdo.

SX LED Lighting

Essa empresa criou um vídeo institucional moderno para substituir outro vídeo com o mesmo tema, mas que já estava desgastado na plataforma.

Um consultório de tratamento especializado em anorexia clínica pode se inspirar nesse exemplo porque utilizou o roteiro engajante, motion graphics, entre outros elementos para transformar informações densas em algo mais fácil de absorver.

Considerações finais

Os conteúdos em vídeos são o tipo de material preferido entre os usuários da internet, em diferentes plataformas.

Por meio deles, as organizações conseguem chamar a atenção de sua audiência para expor a marca, produtos e serviços, bem como assuntos relacionados ao segmento de atuação.

Isso ajuda a se aproximar dos consumidores e entregar materiais que realmente fazem a diferença em seu cotidiano.

Como resultado, a organização consegue aumentar o engajamento, melhorar as vendas e otimizar os lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile