Aproveite o ano novo para deixar a lancheira das crianças mais nutritiva
No início de um novo ano, é comum que as pessoas desejem mudar hábitos em várias áreas da vida, como a alimentação. Se esse for o seu caso, que tal transmitir essa vontade para os seus filhos? Uma boa maneira de colocar isso em prática é fazendo lanches mais saudáveis para eles levarem à escola.
Além de trazer benefícios para a saúde como um todo, uma alimentação balanceada impacta até mesmo o desempenho escolar dos pequenos. Isso porque as vitaminas e minerais presentes na comida são responsáveis pela formação e manutenção dos neurônios – as principais células do cérebro –, e ajudam o sangue a levar oxigênio suficiente para todas as partes do corpo, o que gera mais energia, vitalidade e disposição.
Dessa maneira, as crianças não irão apenas crescer com mais saúde, mas serão capazes de aprender mais e melhor. E isso vale tanto para os mais novos como para os alunos que estão estudando no ensino fundamental 1 e 2.
No entanto, quem é pai sabe que pode ser difícil convencer essa faixa etária a comer frutas e legumes. Só que isso não precisa ser um grande estresse: dá para transformar esse momento em algo divertido com dicas simples.
A primeira coisa a fazer é dar o exemplo. Não adianta tentar empurrar um brócolis goela abaixo se você também deixa esse legume de lado no prato. A mudança deve acontecer primeiro entre os adultos para depois incluir as crianças.
Além disso, vale a pena incluir os pequenos na preparação dos lanches. Dessa maneira, eles irão conhecer de perto o que estão consumindo e criarão laços afetivos com os ingredientes.
Confira abaixo uma lista de seis sugestões para iniciar o ano montando uma lancheira saudável para a meninada:
1. Frutas
Com tantas opções disponíveis, as frutas são um ótimo começo porque dificilmente a criançada não vai gostar de nenhuma. Elas também são práticas, podem ser servidas picadas em uma salada e serem cortadas em formatos diferentes, como estrela, coração ou nuvem.
2. Biscoitos caseiros
Alimentos feitos em casa sempre são melhores que os vendidos no mercado, já que eles levam menos açúcar, sal e conservantes na composição. E o melhor é que é possível criar receitas com sabores variados. Não é necessário cozinhar todo dia, mas é importante que seu filho consiga consumir pelo menos um item caseiro na semana.
3. Iogurte
Dê preferência para as versões naturais e com o mínimo de açúcar possível. Para incrementar, mande na lancheira um pote com granola e banana para seu filho misturar na hora.
4. Palitinho de queijo, tapioca e vegetais
Você se lembra da dica de servir os alimentos em formatos diferentes para atrair os pequenos? Aqui, a ideia é a mesma. Palitinhos de queijo com orégano, de tapioca assada, de cenoura com patê… São muitas as opções.
5. Bolinho de banana e cenoura
Quem é que não ama um bolo? Ao fazer em casa, dá para incrementar a receita e ainda servir um alimento com menos açúcar para seu filho. Aproveite para deixar a criatividade solta e fazer coberturas diferentes e coloridas. A garotada vai amar!
6. Suco natural
Mesmo parecendo inofensivos, até mesmo os sucos de caixinha do mercado são cheios de açúcar e conservantes. Por isso, o ideal é fazer as bebidas em casa, antes do horário da escola. Caso sua rotina seja corrida, você pode congelar a polpa no freezer e, antes de as crianças saírem, colocar a “pedra de gelo” em uma garrafa. Até a hora do recreio, já vai ter derretido e o suco estará pronto.