Entenda por que a educação infantil é tão importante para o desenvolvimento de uma criança

Créditos da imagem: iStock

Período de pré-escola estimula o desenvolvimento social e emocional, além de preparar as crianças para o verdadeiro aprendizado

Algumas pessoas podem pensar que a pré-escola é uma etapa opcional na vida de uma criança, mas trata-se de algo fundamental para o seu desenvolvimento e amadurecimento de diversas habilidades. Mesmo que ainda sejam muito pequenas, elas já estão aptas para absorver muito do que lhes é ensinado, e esse acaba sendo o momento ideal de prepará-las para o futuro.

Devido à alta atividade cerebral das crianças, é nos primeiros anos de vida que elas aprendem uma série de habilidades que serão essenciais na sua vida adulta. Isso inclui socialização, comunicação, autoestima, confiança, concentração, criatividade e o ato de estudar em si. A pré-escola funciona como um período de preparação e adaptação para o que está por vir.

Além disso, geralmente é na pré-escola que as crianças são alfabetizadas e aprimoram suas habilidades de leitura e escrita. Tudo isso é determinante para sua vida adulta, pois terá impacto direto em sua capacidade de aprendizado e até mesmo na profissão que desejar seguir. Não menos importante, o ambiente escolar também proporciona diversas situações de trabalho em equipe, o que também é fundamental para o mercado de trabalho.

A pré-escola não é um período de estudos como o ensino fundamental, mas, sim, um momento de estimular o desenvolvimento da criança. É por isso que a rotina escolar acaba envolvendo mais jogos e atividades do que matérias básicas, mas tudo acaba se categorizando como aprendizado da mesma forma. Ainda assim, cada instituição possui seu próprio plano de ensino, então não é incomum que algumas crianças já aprendam o básico nessa época.

Toda essa combinação introduz crianças mais preparadas no ensino fundamental, pois estão acostumadas com a rotina escolar e já possuem um bom desenvolvimento cognitivo para aprender assuntos cada vez mais complexos. Isso não depende exclusivamente de estarem matriculadas em uma escolinha, mas, sim, de um conjunto de fatores: professores qualificados, ambiente acolhedor, estrutura para proporcionar atividades diversas e, não menos importante, plano de ensino da instituição.

Geralmente, o profissional responsável por lecionar na pré-escola é pedagogo, assim como nos primeiros anos do ensino fundamental. Isso significa que são professores especializados em lidar com crianças pequenas e que dominam a parte mais essencial de todas as matérias que farão parte da sua grade curricular no futuro. Um corpo docente qualificado é indispensável para o sucesso da educação infantil em qualquer escola. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *