Criança em Aprendizado da língua materna

Aprendizado da língua materna é indispensável para o amadurecimento das crianças

Apresentar a língua portuguesa nos primeiros anos tem impactos relevantes na vida dos pequenos, que refletem no seu desenvolvimento até a vida adulta

Uma etapa fundamental da educação infantil é o aprendizado da língua materna. No Brasil, o nosso idioma oficial é o português, que é uma das línguas mais faladas em todo o mundo, ocupando a 5ª posição, com mais de 280 milhões de falantes nativos. Nas escolas, é essencial que a disciplina seja apresentada logo cedo às crianças, para que elas desenvolvam uma série de habilidades que serão importantes para o resto de suas vidas.

Especialistas apontam que o contato com a língua materna deve ser iniciado e estimulado nas primeiras fases da vida. Familiarizar-se com o idioma no início de sua formação estimula o crescimento das crianças e o desenvolvimento de habilidades importantes, gerando impactos positivos, que irão refletir na trajetória de amadurecimento até a fase adulta.

O aprendizado da língua portuguesa introduz o desenvolvimento de competências associadas à comunicação, como a fala, escrita, leitura e interpretação. Entretanto, esses não são os únicos ganhos proporcionados pela atividade. O domínio da linguagem está diretamente associado à compreensão de outras disciplinas, como matemática, história, geografia e muitas outras, portanto ela é indispensável para o desenvolvimento intelectual das crianças.

Criança Aprendendo a Língua materna
Criança Aprendendo a Língua materna [Imagem: freepik]

Caso a criança tenha dificuldade nessa fase, isso pode se refletir no seu crescimento. Dar a devida atenção para o seu aprendizado nos primeiros anos da escola permite que, quando adulta, ela tenha raciocínio e habilidades mais avançados.

O papel dos pais é fundamental para encorajar os mais novos dentro de casa. Existe uma série de maneiras de estimulá-los a se interessar pelo idioma, de maneira divertida, que permitam o seu progresso.

Antes mesmo de serem alfabetizados na escola, é possível ler histórias e contos para eles, dando exemplo de que a leitura pode ser uma atividade recreativa, estimulando sua imaginação e seu interesse por novos conhecimentos. Após serem alfabetizados, é preciso começar a estimular a leitura com materiais adequados à sua idade, como livros infantis ou histórias em quadrinhos, para que eles pratiquem essa competência, assim como a interpretação, a compreensão e a fala (quando a leitura é feita em voz alta).

O papel do educador é fundamental. Os professores da educação infantil, formados em pedagogia, devem possuir uma boa didática e saber se adaptar para ensinar os pequenos a importância da língua portuguesa e de suas regras gramaticais, o que não é uma tarefa fácil. É preciso mantê-las interessadas e apresentar o conteúdo de maneira descontraída, com jogos, músicas e desenhos que capturem a atenção delas e auxiliem na assimilação de conteúdo.

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