carro elétrico

Cenário em transformação: locadoras impulsionam mercado de carros elétricos

Imagem: iStock | Dinâmica encontra-se atrelada a transição energética e avanço de pautas relacionadas a sustentabilidade

Atualmente, devido ao impacto da queima de combustível fóssil que afeta diretamente a atmosfera, principal causa do aquecimento global, as autoridades internacionais passaram a discutir formas de amenizar a emissão de CO2. Nesse sentido, considerando o movimento acelerado de transição energética que muitos países estão vivenciando, incluindo o Brasil, os carros elétricos começaram a ganhar destaque nesse cenário.

Compra de carros elétricos por locadores cresce expressivamente no Brasil

Os carros elétricos mostram-se como uma possibilidade sustentável de transporte. E, além disso, são uma excelente opção no que se refere à esfera financeira, visto que são mais econômicos em detrimento dos veículos movidos à gasolina, por exemplo. 

Por conseguinte, com o avanço das pautas sobre sustentabilidade, os consumidores estão cada vez mais conscientizados sobre os impactos da ação antrópica no planeta, em especial na escala do lugar, das vivências, do cotidiano. Hoje, é possível dizer que os modelos elétricos ainda são uma novidade para muitos sujeitos em termos de posse do veículo.

No entanto, esta dinâmica está sofrendo transformações significativas. É possível perceber essa movimentação por meio do levantamento realizado pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla). Conforme os dados levantados, as compras feitas pelas locadoras de carros em relação aos modelos elétricos cresceram demasiadamente nos últimos anos.

Somente no ano passado, as empresas que trabalham nesse nicho do mercado executaram o emplacamento de 3.309 unidades de modelos elétricos no Brasil. Nesse sentido, é importante ressaltar que esses dados representam um aumento de 88,9%, em um comparativo feito com o ano de 2021. Nessa perspectiva, a compra desses veículos transparece o processo de transição energética. 

De acordo com Paulo Miguel Júnior, conselheiro gestor da Abla, “é visível o desejo de um crescente número de pessoas por sustentabilidade, especialmente as mais jovens, e isso se aplica também à mobilidade urbana”. Os veículos elétricos, ao contrário do que muitos imaginam, podem ser carregados em tomadas de 220 volts. Essas tomadas precisam ser aterradas. 

Em média, uma bateria completamente carregada dura em torno de 10 horas, sendo que a carga leva em torno de 4 horas e 40 minutos para ser armazenada. O custo mensal para recarregar um carro elétrico no mês pode variar conforme o modelo. No entanto, estipula-se que os gastos sejam de R$ 20 a R$ 80 por mês, considerando uma média de 200 a 300 km percorridos. 

Nessa perspetiva, se você quer testar um veículo desses antes de comprometer-se com a compra, é possível experimentar o carro por assinatura. Existe uma variedade ampla de veículos elétricos para aluguel, em especial no Sudeste e Sul, que somam 5.491 veículos elétricos. Nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte, dispõem-se 193 veículos, conforme o levantamento da Abla. No final, a tendência do futuro é que os elétricos dominem o mercado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *