Transformando a mobilidade urbana: Uber aposta na adoção de carros elétricos e na promoção da sustentabilidade

Créditos da imagem: iStock

Os carros elétricos são uma excelente opção para garantir modelos mais sustentáveis na mobilidade urbana

No mundo contemporâneo, hoje, existe uma busca por alternativas mais sustentáveis que permitam às pessoas viver com o mesmo conforto que já possuem, de uma forma que não cause impactos ambientais. Existe, portanto, uma lógica de transição para alternativas mais sustentáveis no que se refere ao consumo energético. Tendo em vista essa movimentação, as empresas de transportes passaram a investir nesse mercado de forma mais ativa. 

De fato, não são somente as montadoras que estão construindo metas que visam um futuro mais sustentável, as empresas do ramo de mobilidade também estão focadas nessa questão. A Uber, por exemplo, possui a ambição de zerar totalmente as emissões de CO2 na atmosfera, de modo que todos os carros dirigidos nos Estados Unidos, na Europa e no Canadá, até 2030, sejam elétricos.  

Os carros elétricos no Brasil e as empresas de mobilidade 

No Brasil, os carros elétricos estão cada vez mais se tornando uma realidade no cotidiano das pessoas. No ano de 2021, por exemplo, a Uber anunciou o Uber Planet, uma categoria voltada à compensação da emissão de CO2 na atmosfera. Essa modalidade foi lançada em toda a América Latina. 

Por se tratar de um mercado em destaque, concorrentes também estão construindo parcerias, visando acelerar ainda mais esse processo de adoção de veículos elétricos. A ideia da Uber é implementar a modalidade Comfort Electric em todos os países do mundo em que a empresa atua, visto que essa modalidade encontra-se disponível somente nos Estados Unidos, na Europa e no Canadá. 

De acordo com os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a venda de carros elétricos no Brasil – incluindo carros 100% elétricos, plug-in e híbrido –,  de janeiro a dezembro de 2022, cresceu 41%, em relação ao mesmo período no ano de 2021. Isso indica que existe uma busca crescente por esses modelos, um indicativo de que a proposta da empresa pode se concretizar com o passar do tempo. 

Considerando que o mundo encontra-se atualmente na busca por alternativas mais sustentáveis e que o transporte é uma parte elementar dessa transição, ao que tudo indica, a transição de veículos movidos à gasolina para veículos elétricos é uma realidade presente, visto que existe esforço por parte das empresas de mobilidade em efetivar essa transição. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *