4 dicas para se prevenir contra doenças crônicas

Com essas dicas básicas é possível reduzir o impacto das doenças e a necessidade de remédios

No Brasil, e também no mundo, aumentam cada vez mais os casos de mortes por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 70% das mortes precoces (que ocorrem antes dos 70 anos) são em decorrência de doenças crônicas.

O que são doenças crônicas?

Doenças crônicas são enfermidades que possuem uma progressão lenta e de longa duração, podendo durar de algumas semanas ou até mesmo durar a vida toda. Além disso, também podem ser ocasionadas por uma série de fatores, como fatores congênitos, hereditários ou de hábitos do indivíduo.

Dentre as doenças crônicas não transmissíveis, é possível citar o câncer, doenças pulmonares, como bronquite, asma e rinite, doenças metabólicas, como obesidade, diabetes e colesterol alto, doenças psicológicas e doenças cardiovasculares, como pressão alta e AVCs.

Nesse sentido, é comum haver uma preocupação quanto ao desenvolvimento de alguma dessas condições. Pensando nisso, trouxemos algumas técnicas preventivas que podem ajudar a minimizar os efeitos das doenças ou retardar o avanço delas.

Evite o cigarro

Por mais óbvio que pareça, o consumo de tabaco pode causar danos muitas vezes irreversíveis no sistema pulmonar, porém, é muito importante ressaltar que não só o pulmão é afetado pelo consumo de cigarro.

O tabagismo pode levar também ao câncer de língua, pulmão, brônquios, traqueia, pâncreas, bexiga, colo do útero, laringe, rim e ureter, esôfago e fígado. Segundo a OMS, o tabagismo mata cerca de 7 milhões de fumantes ativos e 1,2 milhões de fumantes passivos por ano no mundo.

Fazer exercícios regularmente

Outro segredo para a longevidade e diminuição dos riscos de doenças crônicas está na prática de exercícios físicos. Com a atividade física de baixa e média intensidade, é possível reduzir e até mesmo erradicar a obesidade (quando causada por sedentarismo), reduzir a pressão arterial e controle de colesterol.

Além disso, o exercício regular pode ajudar no fortalecimento pulmonar que, em muitos casos, pode reduzir a intensidade de crises asmáticas.

Alimentação

Uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, carnes e nozes é fundamental na prevenção de doenças de todos os tipos, não só das doenças crônicas. A principal meta é reduzir o consumo de açúcares e produtos industrializados, responsáveis pelo aumento de colesterol, surgimento de diabetes e obesidade.

Uma dieta balanceada ainda ajuda a regular a ingestão de vitaminas, o que reduz a suplementação em estágios posteriores da vida. Além disso, é preciso aumentar o consumo de água e reduzir as bebidas com açúcar e sais adicionados para evitar o comprometimento dos rins.

Converse com seu médico

Por fim, uma das dicas mais importantes é sempre estar em contato com seu médico de preferência, seja por consulta presencial ou mesmo consulta online, para fazer um acompanhamento de todo o quadro de saúde.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *