Escolha da moto perfeita, equipamentos e trilhas para fazer são principais dúvidas de principiantes
Para quem ama adrenalina, nada melhor do que encarar uma boa trilha para motos. Afinal, a moto ao ar livre se torna uma aventura emocionante, além de ser possível conhecer várias paisagens lindas. Trata-se de uma ótima oportunidade de mergulhar em um contato profundo com a natureza.
No Brasil, as trilhas de motocicletas estão ganhando cada vez mais adeptos – afinal, é a junção perfeita para quem adora andar de moto e trilhas. Pensando nisso, confira essas dicas cruciais para começar a fazer as suas trilhas.
Amigos “trilheiros”
Nada motiva e engaja mais do que participar de um grupo próprio do esporte ou prática que se pretende aderir. E, para os motociclistas de trilha, não é diferente. Portanto, encontrar um grupo na sua cidade ou região pelas redes sociais e comece a trocar figurinhas com pessoas mais experientes.
No geral, as trilhas costumam ser feitas em conjunto com outros trilheiros, e isso ajuda muito na hora de contar com ajuda e dicas de lugares para conhecer, modelos de moto para comprar e como se preparar para uma trilha mais complexa.
Sempre faça revisão do veículo
A revisão de veículos deve ser feita sempre, porém, quando se trata de veículos para trilhas, é importantíssimo que a moto esteja 100% bem para rodar nas trilhas. Isso porque os caminhos podem exigir toda a capacidade de uma moto, tanto de direção quanto de tecnologia, para que o passeio seja feito todo em segurança.
Equipamentos necessários
Além da revisão do veículo, é importante ter os equipamentos de segurança para a trilha. Para isso, é imprescindível utilizar capacete, óculos de proteção, coletes, cotoveleiras, luvas, joelheiras e botas próprias para as trilhas off-road, garantindo não só a própria segurança, como também a segurança dos demais que estarão na trilha.
Onde fazer as trilhas?
Os grupos de trilheiros costumam já ter os lugares marcados para fazer os passeios, mas também é comum ter grupos que vão para lugares mais “tradicionais”, como Corupá, em Santa Catarina, e Serra do Mar, em São Paulo/Rio de Janeiro.
Escolhendo a própria moto e a trilha
E, por último, mas não menos importante, escolha a moto ideal. Para um iniciante, uma moto que tenha entre 200 e 250 cilindradas e 4 tempos é uma boa pedida, já que essa potência é boa para trilhas mais leves a moderadas.
Com o desenvolvimento das trilhas e a experiência, é possível evoluir com o veículo também. Uma boa dica é procurar por leilão de moto de trilha para encontrar veículos por preços mais interessantes.