Carrapato

Carrapato do boi: como isso prejudica a economia

Um dos motivos que mais interferem na produção bovina é o carrapato de boi. Afinal, esse é um inseto parasitário que pode ser fatal. Uma das doenças mais comuns que ocorrem com bois é o carrapato, que também é comum em outros animais como até mesmo nossos cães.

Sendo possível encontrar a espécie de carrapato que afeta bois em todo o país, esse passou a ser um problema nacional. Além de prejudicar a saúde desses animais, o parasita é prejudicial para a economia do país, mas também prejudica o bolso do pecuarista.

Por diversos motivos, a melhor forma de evitar esse problema é com a prevenção. Mas calma, que isso nós vamos falar no texto a seguir. Se você é pecuarista ou apenas um curioso por assuntos sobre a área, continue a leitura.

Vamos falar sobre as melhores formas de tratar o problema e como ele prejudica a área da pecuária.

Carrapato de boi: como afeta a pecuária

Sabemos que a pecuária é um dos setores que mais crescem no país. Além da tecnologia, a diminuição das doenças se tornou uma ponte para permitir isso. Entretanto, um fator ainda se mantém ativo e prejudica muito todo o país. Estamos falando do carrapato de boi, um dos principais causadores da morte bovina

Com o nome científico de Rhipicephalus (Boophilus) microplus, ele é encontrado em todas as fazendas brasileiras. Quando um boi é afetado pelo parasita começam a surgir inúmeros problemas e gastos para que o animal se recupere.

Apesar do carrapato causar esses problemas, em alguns casos ele serve como porta de entrada para outros problemas. Assim sendo, a melhor forma de evitar é realizando banhos carrapaticidas, controle dos parasitas e ter fé.

Por mais que as tecnologias avancem no controle dessas pragas, em alguns casos o carrapato de boi apenas se instala e aí não tem jeito.

Doenças que surgem após o carrapato de boi se instalar

Como você já leu, a doença do carrapato é apenas a ponta do Iceberg. Após o inseto se instalar nos bovinos, começam a aparecer outros problemas. Em primeiro lugar, podemos citar a bicheira, uma infecção grave que pode ser fatal para o animal.

Porém, seu bovino começa a perder peso e fica abatido, devido a infecção causada pelo inseto. Todavia, além disso, começa a atrapalhar no lado financeiro da fazenda. Uma das razões é que o animal começa a produzir menos leite.

Sabemos que a bovinocultura de leite é um dos setores mais lucrativos da pecuária. Mas ele exige que os animais estejam saudáveis, pois caso contrário, além da não produção, o leite pode ser infectado.

Entretanto, quando o animal fica doente por conta do carrapato de boi, ele sofre muito. Por mais que muitos acreditem que o maior problema é a retirada do sangue, esse é o menor problema.

O que ocorre é que na hora que o carrapato de boi pica o animal, ele transmite doenças. Um exemplo é a doença chamada de Tristeza Parasitária Bovina, que na verdade é um conjunto de diversas doenças bovinas.

Quais os prejuízos que essa doença causa para nós

Por fim, a doença gera prejuízos enormes para a economia brasileira. Estima-se que mais de 10 bilhões de reais sejam perdidos todos os anos por conta do carrapato de boi. Isso vale para todas as propriedades, desde as grandes até as pequenas.

As causas para esses prejuízos são os tratamentos, a redução na produção ou a necessidade de descarte. Além disso, ocorre a morte dos animais doentes e redução da natalidade.

Sabia tudo isso sobre o carrapato de boi? Compartilhe o texto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *