Quando falamos em raças bovinas grandes, a Chianina é uma das mais citadas em diversos portais. Além de ser uma raça bonita, ela é uma espécie que vem ganhando fama em diversos países, incluindo o Brasil.
O motivo que a espécie ganhou essa fama tem a ver com seu grande porte. Além do seu uso para corte, o animal já foi usado para outras coisas como até mesmo tração. Mas claro, hoje isso mudou e o animal só é usado para corte.
Nosso país é tido como um dos maiores produtores de carne do mundo. Mas imagina se tivéssemos uma raça de grande porte? Essa é a Chianina, uma espécie milenar e com uma carne muito saborosa.
Mas mesmo sendo tão importante para a pecuária, ela não é muito famosa ainda. Por conta disso, no texto a seguir
Origem da raça chianina
Quando falamos em raças de gado, compreender a origem nos ajuda a entender como esses animais vivem. Mesmo que alguns sejam frutos de cruzamento, é preciso entender onde tudo começou e claro, como o animal chegou ao Brasil.
O gado Chianina é uma espécie que chama a atenção de quem a olha. Por conta de seu grande porte, o animal se tornou popular entre os criadores. A história do animal começa ainda no ano 1.500 a.C.
Segundo algumas pesquisas, o animal desde essa época já povoava a região da Toscana, Itália, que é chamada de Vale de Chiana. Todavia, existem alguns outros registros que vão contra essa história.
Segundo esses itens, a espécie surgiu após duas outras espécies terem cruzado: a Bos brachyceros e a Bos primigenius.
Após ter sido notada por criadores, a espécie começou a ganhar o mundo todo. Inclusive o Brasil. Porém, esse é um assunto que vamos falar apenas no próximo tópico.
Chegada do boi Chianina no Brasil
Nosso país tem um foco enorme em pecuária, tendo reflexos em diversas outras áreas como até mesmo a música. Entretanto, nada disso seria possível se não existissem formas de importar animais de outros países.
Várias raças famosas no país vieram de outros países. Porém, devido ao clima propício ao desenvolvimento desses animais, muitas dessas raças deram muito certo no Brasil. E uma delas foi a raça que conhecemos por Chianina.
Ela chegou ao Brasil no ano de 1956, trazida pelo estado de São Paulo, que ao todo teve acesso a 8 animais da raça. Foram 2 machos e 6 fêmeas.
Após isso, foi notado que esses animais se adaptaram bem ao clima brasileiro. Dessa forma, no ano de 1964 até mais ou menos 1972, novos lotes foram comprados. Porém, esses lotes eram para outros estados como Pernambuco e Bahia.
Características da raça
Em primeiro lugar, uma das características mais fortes que esses animais possuem é sua estrutura física. Então, o animal possui uma aparência única e com grande exuberância.
Outro ponto que se encaixa na parte do tamanho do animal, tem a ver com sua estrutura muscular. A raça Chianina é uma raça forte e muito desenvolvida.
Além disso, o animal possui uma longevidade maior que outros animais bovinos. Esse é um fator muito importante para os pecuaristas.
A raça é considerada uma das maiores de todo o planeta Terra. O que ocorre é que o animal cresce de forma rápida. Em alguns casos, com apenas 1 ano ele pode atingir 400 quilos.
Quando adultos eles chegam a ter 1.300 quilos e ganham 2 quilos em apenas um dia. As fêmeas são um pouco menores, mas ainda atingem 900 quilos.
E você, sabia de tudo isso sobre essa raça? Compartilhe com seus amigos!