Quando falamos em raças de bois, muitas não fazem nem parte do nosso repertório, como é o caso da Limousin. Essa é uma daquelas raças que mesmo não sendo famosas, fazem parte do nosso dia a dia e ainda são importantes para a pecuária mundial.
Porém, por mais que nós não conheçamos essa raça, ela está presente em todos os estados do Brasil e é uma das preferidas para a criação. Os motivos são vários, mas um dos principais é que o animal produz muito leite. Dessa forma, o uso desse caso é duplo: tanto para corte quanto para produção de leite.
Esse gado é dócil e muito adaptável. Contudo, vamos contar tudo isso e muito mais com detalhes no texto a seguir. Assim, fique conosco e continue a leitura e conheça a origem e as principais características.
Afinal, esse animal está muito presente em nossos pastos. Por esse motivo, conhecê-lo é algo que pode mudar sua forma de entender a pecuária.
Origem da raça Limousin
O nome remete a um carro famoso e que todos sonham um dia passear. Porém, o sonho de muitos criadores é ter o gado Limousin no pasto, pois o animal é muito vantajoso. Em primeiro lugar, o gado é considerado dócil e se adapta muito bem a diversos climas. Além disso, ele é considerado um animal rústico, o que o torna excelente para a criação.
Os motivos podem ser vários, mas com certeza um deles é a origem que o animal possui. Pois, o animal foi descoberto numa região da França onde existem áreas com pastos pobres e sem minerais. Fora isso, essas áreas são conhecidas pelo seu verão quente, com média de mais de 30°C e inverno com fortes nevascas. Além das temperaturas, que no período mais frio chegam a 15°C.
Hoje em dia o animal encontra-se presente em todo o mundo. Pois, a raça oferece diversos benefícios e possui uma qualidade muito superior a outras raças. Por exemplo, a qualidade da carne é muito superior a outras espécies de bovinos.
Na França, país nativo do animal, existem quase 1 milhão de animais em reprodução, da raça Limousin. Desse total, quase 100 mil foram selecionadas a dedo, para fazer parte do livro genealógico da raça.
Por fim, existem ao todo 5 marcas que vendem a carne do animal só na França.
Características dessa raça
O Limousin está presente no Brasil e possui até mesmo uma associação que defende sua permanência. Associação Brasileira de Limousin, surgiu a partir da Associação Promocional da Raça Limousin. Visto que o objetivo da Associação promocional, era de fato promover a criação em larga escala do animal.
Os motivos são claros: o animal possui características que o torna único. Em primeiro lugar, as fêmeas produzem muito leite e conseguem parir com muita facilidade. Além disso, os machos da raça são muito férteis, o que torna a raça excelente para produção leiteira e de corte.
O porte, por sua vez, é considerado médio. Pois, as fêmeas pesam cerca de 550 a 750 quilos. Já os machos da espécie oscilam entre 950 e 1200 quilos. Já na altura do animal, a média dos machos é de 1,45 metros e das fêmeas é de cerca de 1,37 metros.
Suas cores são padrões, sendo em geral a cor vermelha-dourada a que predomina. Seus pelos são bem curtos e macios. Por fim, podemos citar seus benefícios, que são o ganho rápido de peso e sua grande adaptação a diversos climas.
A raça é uma das mais presentes no país e a tendência é que esse número cresça cada vez mais.
E você, sabia de tudo isso? Compartilhe o texto com seus amigos!