Plantas Trepadeiras

Plantas Trepadeiras

As plantas estão cada vez mais sendo usadas para complementar a decoração das casas e um ótimo exemplo são as Trepadeiras. Uma das principais características desse tipo de planta é a grande capacidade de se moldar a diversas formas e também áreas da casa. São bastante versáteis podendo ajudar a cobrir um muro feio ou mesmo dar um toque diferenciado para o seu jardim.

As possibilidades decorativas e práticas que essas plantas nos abrem são incríveis, ficam ótimas para unir e separar ambientes, isso sem falar no romantismo e beleza que garantem. As aplicações mais comuns das Trepadeiras são sobre muros, em caminhos, arcos, caramanchões, treliças e o que mais a sua imaginação pensar.

Os Tipos De Trepadeiras

Porém, é importante saber que existe uma grande variedade desse tipo de planta e cada uma das espécies se adequa de uma forma diferente ao seu jardim. A forma como elas se fixam é diferente de espécie para espécie. Quem deseja incluir belas trepadeiras em seu jardim deve conhecer melhor a função de cada uma das plantas.

Trepadeiras com Gavinhas:

Essas plantas podem também ser chamadas de sarmentosas e uma das suas principais características é apresentarem estruturas que facilitam a sua adaptação num suporte.

Dessa forma, a planta tem mais chances de ascendência e fixação. Exemplos de Trepadeiras sarmentosas são o Maracujá e o Amor-Agarradinho.

Flor e rama do maracujá
Flor e rama do maracujá

Trepadeiras Volúveis:

Como o próprio nome sugere, esse tipo de planta encontra mais facilidade em se fixar e enrolar em estruturas. Em geral, são os caules e ramos jovens que encontram mais facilidade nesse processo de fixação.

Uma dica interessante sobre essas trepadeiras é que elas podem ser fixadas em estruturas mais estreitas como, por exemplo, fio de náilon, arames e até mesmo em colunas mais finas. Alguns exemplos de Trepadeiras Volúveis são Madressilva, Sapatinho-de-judia e Tubérgia-azul.

Sapatinho-de-judia - Thunbergia mysorensis
Sapatinho-de-judia – Thunbergia mysorensis

Arbustos Escandentes:

Na verdade, esse tipo de planta não é bem uma trepadeira, porém se for bem cuidada pode ter o mesmo efeito quando conduzida sobre variados tipos de suporte. Os ramos desse tipo de planta vão crescendo eretos, porém, depois de algum tempo acabam pendendo. Exemplos são a Alamanda e a Bougainvillea.

bougainvillea
bougainvillea

Trepadeiras de Raízes Adventícias:

Esse é o tipo de trepadeira ideal para quem deseja cobrir o muro, por exemplo, pois essas plantas emitem do seu caule raízes que penetram e grudam de forma bem aderente ao suporte. Dessa forma, é uma planta bem resistente que tem uma forma melhor de contornar os suportes. Bons exemplos desse tipo de Trepadeira são a Unha-de-gato e também a Falsa-vinha.

As Trepadeiras são plantas que ficam bem em diversos tipos de suporte, porém, têm alguns que são clássicos como os muros, caramanchões, pergolados, cercas, colunas e árvores e, até mesmo, no coroamento dos muros, para quem não quer cobrir por inteiro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *