Todo mundo quer andar na moda e acompanhar todas as novas tendências da última estação. Uma simples cor pode virar febre por um período e ser uma super tendência para qualquer setor.
1 – As Modas Eternas
Existem ainda aquelas modas eternas que são o tipo de tendência que apareceram e nunca caíram no esquecimento. Algumas tendências aparecem simplesmente pela opção pessoal de um artista ou como é mais comum, através de personagens de novelas ou filmes.
2 – Tendências Estudadas
Outras tendências, essas mais “estudadas”, digamos assim, são provenientes de pesquisas feitas entre especialistas de moda e implantadas em uma região de acordo com a aceitação e cultura daquele povo.
Vamos aqui conhecer algumas tendências e saber como elas apareceram, assim como conhecer algumas tendências de moda que nunca passaram e que são sempre bem-vindas em qualquer época do ano.
3 – O Tubinho Preto
Antigamente, grandes grifes criavam as tendências, e para se andar na moda tinha-se que seguir o que tais marcam ditava. Por exemplo, a lendária marca da estilista Coco Channel foi a responsável pela criação do tubinho preto.
Na época, era peça de luxo e usada por grandes damas da sociedade. Isso foi se popularizando e tornando-se mais acessível à todas as classes e ainda é tendência e peça base para qualquer guarda-roupa. Mas a tendência foi lançada por uma grande marca até chegar às ruas. Hoje tudo funciona completamente ao contrário.
4 – As Grandes Marcas e a Tendência Popular
As grandes marcas vão as ruas para estudar o que mais está sendo usado por pessoas de todas as faixas etárias e então montam seu estilo e lançam sua moda. Isso acontece que com a modernização e liberdade mais explícita, está cada vez mais comum o uso de livre e combinação de peças por conta própria. O que há alguns anos seria considerado um completo desrespeito à tendências do mundo da moda.
5 – O Jeans
Uma outra tendência que se popularizou e virou tendência, assim como peça básica no guarda-roupa de qualquer pessoa, é o jeans.
5.1 – Um Pouco de História
Os primeiros Jeans foram fabricados na França no ano de 1872 e eram fabricados para serem usados como fardas de funcionários do porto de Gênova. Esses trabalhadores eram chamados de “genes” pelos franceses e assim, o modelo de roupa ficou conhecido por lá.
5.2 – A Popularização do Jeans
Pegando a tendência francesa, Levi Strauss, com um olhar um pouco mais familiarizado com a moda, levou o tecido para os Estados Unidos e apelidou-os de Jeans, passando assim a fabricá-los e vendê-los não mais como vestimentas de trabalho e sim como peças de roupas para uso social. O Jeans se popularizou tanto que hoje existem marcas famosas mundialmente e que direcionam suas tendências apenas para modelos criados para o tecido.
6 – Os Vestidos de Noiva
Outra curiosa tendência de moda vem de tempos muitos antigos. Não se sabe ao certo quando surgiu, mas os vestidos de noiva existem desde que casamento é casamento. Eles eram uma forma simbólica que a família a noiva usava para mostrar a sociedade que a família tinha posses, já que os casamentos de antigamente eram todos arranjados e eram feitos mais como uma forma de negócio.
6.1 – As Cores
Na época, não existia essa tradição de que vestido de noiva tinham que ser branco. Eles eram de cores variadas e até mesmo estampado. Tanto que até hoje, civilizações mais tradicionais como as japonesas e indianas casam suas mulheres com as mais variadas cores de vestidos.
6.2 – O Tradicional Branco dos Dias Atuais
Branco, de acordo com registro, passou a ser usada a partir do século XIX quando a rainha Vitória da Inglaterra se casou com um vestido todo branco com detalhes dourados. O vestido na época ganhou destaque por ter um decote além do costumeiro e foi motivo de críticas e elogios por diversos profissionais.
6.3 – A Moda da Rainha
A partir de então, para seguir a moda da rainha, as noivas passaram a usar brancos em seus casamentos e modelos no estilo mais “princesas” e “rainhas” com direito a véus e coroas. Hoje, existem estilistas famosos que trabalham exclusivamente desenhando modelos de vestidos de noivas.
7 – A moda dos Biquíni
Trazendo mais para a nossa realidade, o biquini, peça tão adora por brasileiras que frequentam as praias do nosso país, é outro grande exemplo de tendência de moda que veio para ficar.
7.1 – O Surgimento
O surgimento o biquini é disputado até hoje por dois estilistas. Sabe-se ao certo que ele foi inventado na França, mas a sua criação está dividida entre dois nomes da moda francesa. Jacques Heim criou uma vestimenta chamada “atome” que era uma espécie de roupa de praia menor que o maiô, porém ainda com as duas partes ligadas.
7.2 – O Biquíni de Louis Reárd
Anos depois, Louis Reárd elaborou uma peça ainda menor e a dividiu denominando a nova ideia de “biquíni”. Essa peça virou tendência a partir de 1946 quando a peça saiu dos limites franceses ganhando toda a Europa e América. Aqui no Brasil, apesar de não sermos os criadores, dá-se a criação de diversas tendências e os nossos biquínis são hoje, os mais procurados do mundo inteiro.
8 – a moda dos Óculos de Sol
Nero, devido a sua hipersensibilidade ao sol, precisava usar algum aparato que protegesse seus olhos dos raios diretos do sol. Ele passou então a usar lâminas de vidro escuras quando estava muito exposto a luz solar para poder enxergar melhor.
8.1 – Sucesso Mundial
Esse novo método passou a ser utilizado por algumas pessoas na época com o mesmo propósito de Nero e assim nasceram os óculos escuros. As primeiras armações vieram da Alemanha no século XIII, no século seguinte, os franceses deram à nova tendência, armações mais leves e inventaram as borrachinhas protetoras do nariz.
A partir daí, os óculos de sol ou óculos escuros, toraram-se tendência e a cada dia aparecem novos modelos. Esses utensílios já lançaram diversas tendências como os famosos Ray ban, que eram óculos de lente um pouco mais metálicas, coloridas e a armação um pouco maior.
8.1.1 – Tendência de John Lennon
John Lennon criou tendência com seus óculos escuros redondos e de armação pequena. Até hoje, quando se refere ao canto lembra-se de seus famosos óculos.
Assim apareceram algumas tendências que se tornaram peças fundamentais para compor o nosso estilo hoje em dia. Muitas modas vêm com programas de televisão, atores de novela, cantores e até modelos.
8.1.2 – Iris Stefanelli
Recentemente, uma simples flor no cabelo utilizada por uma participante de um reality show, virou moda em todo Brasil e marca registradas da mesma. Iris Stefanelli, a Siri, participante do programa Big Brother Brasil, não levou o grande prêmio do programa, mas virou referência quando o assunto é ornamento para cabelo e assim permanece até hoje.