Ezequiel 6 explicação

Ezequiel 6 Explicação

E dirás: Montes de Israel, ouvi a palavra do Senhor Jeová : Assim diz o Senhor Jeová aos montes, aos outeiros, aos ribeiros e aos vales: Eis que eu, sim, eu mesmo, trarei a espada sobre vós e destruirei os vossos altos.

Ezequiel 6:3

6.3 A profecia de Ezequiel não só foi contra os Montes de Israel, mas também contra os outeiros, ribeiros e vales.

O objetivo da profecia era a condenação do uso, pelos israelitas, de altos lugares usados para as práticas da adoração paga, as quais eram, com frequência, misturadas com a adoração a Yahweh.

Os lugares preferidos para a adoração eram áreas elevadas (os cumes das montanhas), onde os israelitas erguiam altares e algumas vezes usavam ídolos em seus rituais.

E serão assolados os vossos altares, e quebradas as vossas imagens do sol; e derribarei os vossos traspassados, diante dos vossos ídolos.

E porei os cadáveres dos filhos de Israel diante dos seus ídolos e espalharei os vossos ossos em redor dos vossos altares.

Em todos os vossos lugares habitáveis, as cidades serão destruídas, e os altos, assolados; para que os vossos altares sejam destruídos e assolados, e os vossos ídolos se quebrem e cessem, e as vossas imagens do sol sejam cortadas, e desfeitas as vossas obras.

Ezequiel 6:4-6

6.4-6 A profecia aqui repudia a validade de todos os tipos dessa adoração – os falsos altares seriam destruídos e assolados, e os ídolos seriam destruídos.

O corpo das pessoas, como um ato final de ironia, ficaria exposto em torno dos escombros dos falsos altares.

Para os antigos israelitas, não receber um funeral apropriado significava humilhação e ritual de profanação. Assim, do mesmo modo como as pessoas se profanavam enquanto estavam vivas ao adorar de formas inapropriadas ou ao praticar a idolatria, também seriam profanadas na morte ao ter o corpo exposto aos elementos e aos animais selvagens.

8 Mas deixarei um resto, para que haja alguns que escapem da espada entre as nações, quando fordes espalhados pelas terras.

9 Então, se lembrarão de mim os que de vós escaparem entre as nações para onde foram levados em cativeiro; porquanto me quebrantei por causa do seu coração corrompido, que se desviou de mim, e por causa dos seus olhos, que se andaram corrompendo após os seus ídolos; e terão nojo de si mesmos, por causa das maldades que fizeram em todas as suas abominações.

10 E saberão que eu, o Senhor , não disse debalde que lhes faria este mal.

Ezequiel 6:8-10

6.8-10 Deus, como anteriormente, prometeu preservar um resto para o bem de suas promessas incondicionais, do concerto, feitas a Abraão.

Claramente, aqueles que sobrevivessem se arrependeriam de seus pecados e se lembrariam do Senhor.

A linguagem aqui é particularmente pessoal – Deus aparece com um amante cujo coração foi quebrantado (heb. shavar, “quebrar”; cp. “quebradas”, 6.4,6; “destruídos”, 30.8) pela promiscuidade de sua amante (i.e., o povo que se desviou dele e que andou se corrompendo após os seus ídolos). Assim, o povo se lembraria – ou seja, “se voltaria para” ou “daria atenção pessoal a” – do Senhor tão logo fossem levados ao exilio.

Eles saberiam (que eu sou o SENHOR, cP. vv. 13-14), demonstrando o propósito de Deus, o qual não era só o de punir, mas o de mostrar a verdade – só Ele é Deus; seu povo pertencia por direito só a Ele. Ao mesmo tempo, a punição foi justificada, e o povo sabia disso.

11 Assim diz o Senhor Jeová : Bate com a mão, e bate com o pé, e dize: Ah! Por todas as abominações das maldades da casa de Israel! Porque cairão à espada, e de fome, e de peste.

12 O que estiver longe morrerá de peste; e o que está perto cairá à espada; e o que ficar de resto e cercado morrerá de fome; e cumprirei o meu furor contra eles.

13 Então, sabereis que eu sou o Senhor , quando estiverem os seus traspassados no meio dos seus ídolos, em redor dos seus altares, em todo o outeiro alto, em todos os cumes dos montes, e debaixo de toda árvore verde, e debaixo de todo carvalho espesso, no lugar onde ofereciam suave perfume a todos os seus ídolos.

14 E estenderei a mão sobre eles e farei a terra assolada, mais assolada do que o deserto da banda de Ribla, em todas as suas habitações; e saberão que eu sou o Senhor .

Ezequiel 6:11-14

6.11-14 O tema da punição como revelação da natureza e caráter de Deus se estende até os versículos finais.

Ezequiel menciona duas vezes que o resultado da destruição de Judá é este: saberão que eu sou o Senhor.

Três respostas aos pecados de Israel foram prescritas a Ezequiel – bater palmas, bater os pés e berrar.

Os pecados de Israel causaram a dor de Ezequiel, em especial uma vez que ele tomara conhecimento da desolação de Jerusalém e da nação, resultando da desobediência de Israel.

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