Sofonias 3

Sofonias 3

Sofonias 3 na versão Almeida Revista e Corrigida (ARC)

  1. Ai da rebelde e manchada, da cidade opressora!
  2. Não ouve a voz, não aceita o castigo, não confia no Senhor, nem se aproximou do seu Deus.
  3. Os seus príncipes são leões rugidores no meio dela; os seus juízes são lobos da tarde, que não deixam os ossos para o outro dia.
  4. Os seus profetas são levianos e criaturas aleivosas; os seus sacerdotes profanaram o santuário e fizeram violência à lei.
  5. O Senhor é justo, no meio dela; ele não comete iniquidade; cada manhã traz o seu juízo à luz; nunca falta; mas o perverso não conhece a vergonha.
  6. Exterminei as nações, as suas torres estão assoladas; fiz desertas as suas praças, a ponto de não ficar quem passe por elas; as suas cidades foram destruídas, até não ficar ninguém, até não haver quem as habite.
  7. Eu dizia: Certamente me temerás e aceitarás a correção; e assim a sua morada não seria destruída, conforme o que havia determinado; mas eles se levantaram de madrugada, corromperam todas as suas obras.
  8. Portanto, esperai-me a mim, diz o Senhor, no dia em que eu me levantar para o despojo; porque o meu juízo é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre eles derramar a minha indignação e todo o ardor da minha ira; porque toda esta terra será consumida pelo fogo do meu zelo.
  9. Porque, então, darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor, para que o sirvam com um mesmo espírito.
  10. Dalém dos rios da Etiópia os meus zelosos adoradores, a filha da minha dispersão, me trarão sacrifício.
  11. Naquele dia, não te envergonharás de nenhuma das tuas obras, com que te rebelaste contra mim; porque então tirarei do meio de ti os que exultam na sua soberba, e tu nunca mais te ensoberbecerás no meu monte santo.
  12. Mas deixarei no meio de ti um povo humilde e pobre; e eles confiarão no nome do Senhor.
  13. O remanescente de Israel não cometerá iniquidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa; porque serão apascentados, deitar-se-ão, e não haverá quem os espante.
  14. Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém.
  15. O Senhor afastou os teus juízos, exterminou o teu inimigo; o Senhor, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum.
  16. Naquele dia, se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se enfraqueçam as tuas mãos.
  17. O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para te salvar; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.
  18. Os que em ti se entristeceram, por causa da reunião solene, eu os congregarei; esses para os quais o peso foi uma afronta.
  19. Eis que, naquele tempo, procederei contra todos os que te afligem, e salvarei os que coxeiam, e recolherei os que foram expulsos; e lhes darei um louvor e um nome em toda a terra em que foram envergonhados.
  20. Naquele tempo, vos trarei, naquele tempo, vos recolherei; certamente, vos darei um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando reconduzir os vossos cativos diante dos vossos olhos, diz o Senhor.
Sofonias 3

Sofonias 3 com Estudo, explicação e notas

3.1-5 – Depois de predizer a destruição das nações circunvizinhas, Sofonias retornou ao problema mais imediato – o pecado em Jerusalém.

A cidade de Deus e o povo do Senhor tornaram-se “poluídos” — tão pecadores quanto seus vizinhos pagãos. Os judeus fingiam adorar e servir a Deus, mas em seus corações o haviam rejeitado e continuavam a ser complacentes em relação aos seus pecados.

Já não se importavam mais com as consequências de se desviarem da presença do Senhor.

As acusações são apresentadas, especificamente contra os líderes de Jerusalém. Os crimes dos líderes estão entre as referências a Jerusalém.

 A Jerusalém desobediente e contrastada com a fidelidade do Senhor que habita dentro dessa cidade. A afirmação de que “os sacerdotes […] fizeram violência à lei” fala da deturpação e distorção da Palavra de Deus para justificar a perversidade deles (cp. Jr 7.8).

Veja Sofonias 2

Explicação de Sf 3.2

Você conhece pessoas que se recusam a ouvir quando alguém discorda de suas opiniões? Seu problema original é o orgulho — uma autoestima exagerada.  O povo de Deus tornara-se tão orgulhoso que não ouviria nem mesmo a voz de Deus.

Você considera difícil ouvir o conselho espiritual de outras pessoas, ou a Palavra de Deus através da Bíblia Sagrada? Não deixe o orgulho torná-lo incapaz ou indisposto a permitir que Deus opere em sua vida.

Estaremos mais dispostos a ouvir quando considerarmos quão fracos e pecadores realmente somos diante de Deus.

Explicação de Sf 3.3,4

Liderar o povo de Deus é um privilégio e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade.

Através de Sofonias, o Senhor repreendeu a diferentes líderes em Jerusalém — juízes, profetas e sacerdotes — por sua obstinada desobediência, irresponsabilidade e prática pecaminosa. Se você for um líder na igreja, considere-se em uma posição privilegiada, mas tenha cuidado.

Deus o considera responsável pela pureza de suas ações, pela qualidade de seu exemplo e pela veracidade de suas palavras.

Explicação de Sf 3.5

Os cidadãos de Jerusalém e de todos os povos não tinham desculpa alguma pela prática de seus pecados. A Cidade Santa, onde o Templo estava localizado, era o centro religioso da nação. Mas embora o povo não seguisse a Deus.

Ele ainda estava presente no meio da corrupção, da perseguição e da incredulidade. Não importa quão espiritualmente desolado o mundo pareça estar; Deus está presente e em plena atividade em favor da humanidade. Pergunte a si mesmo; O que o Senhor faz agora, e como posso ajudar na realização de sua obra?

Explicação de Sf 3.6-8

Sofonias, de forma vívida, lembra o povo que Deus exterminara outras nações. O povo deveria temê-lo e dar ouvidos a sua correção, mas eles estavam tão mergulhados em seu pecado e desobediência que agiam de forma cada vez mais corrupta.

Por conseguinte, viria o dia quando toda a terra seria consumida pela ira do Senhor. Embora o dia do Senhor não seja especificamente mencionado nesse contexto, e certamente a ele que se refere o texto.

Explicação de Sf 3.7

Podemos pensar: Como os israelitas, com advertências tão claras, não se converteram a Deus?

O problema era que permitiram que o pecado os endurecesse a tal ponto, que já não se importavam mais com a responsabilidade de seguir ao Senhor.

Recusaram-se a dar ouvidos às advertências de Deus e a se arrependerem. Quanto mais o Senhor os castigava, mais pecavam.

Se você vive em desobediência a Deus neste momento, saiba que o seu coração pode se endurecer, e você talvez perca todo o desejo de buscar e servir a Deus.

Explicação de Sf 3.8

Nos últimos dias, Deus julgará todas as pessoas de acordo com aquilo que fizeram (Ap 20.12). A justiça prevalecerá; os malfeitores serão castigados; e os obedientes serão abençoados. Não tente se vingar. Seja paciente, a justiça de Deus virá.

Explicação de Sf 3.9

O dia do Senhor traz destruição sobre a terra, mas ele também purificara e dará lábios puros a um remanescente de cada nação que adorar o Senhor em santidade. A fala deles será purificada, e eles servirão ao Senhor com um mesmo coração.

Alguns estudiosos sugerem que a expressão lábios puros tem a intenção de apresentar uma reversão do evento da torre de Babel (Gn 11.1-9).

Explicação de Sf 3.11-13

A restauração futura do povo de Deus é descrita mesmo em meio da devastação profetizada. Orgulho e vangloria ficarão distantes. Só os mansos e humildes, aqueles que confiam plenamente no Senhor, permanecerão.

Explicação de Sf 3.14

O termo filha é algumas vezes associado com o nome de um lugar, uma figura de linguagem representando os habitantes desse lugar (cp. Is 23.10,12; Jr 46.11). Aqui, a palavra e ligada a Sião, referindo-se ao povo de Jerusalém ou cidade de Davi, cidade construída no monte Sião.

Aqui (Sf 3.14-20), a era messiânica é descrita como um período marcado pela alegria retumbante e felicidade em toda Sião. O julgamento e a restauração estão nas mãos do Senhor.

Explicação de Sf 3.18-20

Naquele tempo, trarei vocês de volta são palavras de promessa que se referem ao remanescente a quem Deus, após os setenta anos de exilio, traria de volta da Babilônia para Jerusalém.

Esse retorno começou quando Ciro escreveu seu primeiro decreto em 538 a.C. Esse glorioso retorno para a terra foi prometido ao povo de Deus em cumprimento a profecia de Sofonias, prenunciando a redenção final da criação por Deus. Essa promessa e selada pelas palavras com autoridade divina – diz o SENHOR.

Fontes:
  • Bíblia Aplicação Pessoal – CPAD
  • Bíblia de estudo da mulher Cristã – CPAD

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *