Salmo 10

Salmo 10 ARC com Estudo

  1. Por que te conservas longe, Senhor? Por que te escondes nos tempos de angústia?
  2. Os ímpios, na sua arrogância, perseguem furiosamente o pobre; sejam apanhados nas ciladas que maquinaram.
  3. Porque o ímpio gloria-se do desejo da sua alma, bendiz ao avarento e blasfema do Senhor.
  4. Por causa do seu orgulho, o ímpio não investiga; todas as suas cogitações são: Não há Deus.
  5. Os seus caminhos são sempre atormentadores; os teus juízos estão longe dele, em grande altura; trata com desprezo os seus adversários.
  6. Diz em seu coração: Não serei abalado, porque nunca me verei na adversidade.
  7. A sua boca está cheia de imprecações, de enganos e de astúcia; debaixo da sua língua há malícia e maldade.
  8. Põe-se nos cerrados das aldeias; nos lugares ocultos mata o inocente; os seus olhos estão ocultamente fixos sobre o pobre.
  9. Arma ciladas em esconderijos, como o leão no seu covil; arma ciladas para roubar o pobre; rouba-o colhendo-o na sua rede.
  10. Encolhe-se, abaixa-se, para que os pobres caiam em suas fortes garras.
  11. Diz em seu coração: Deus esqueceu-se; cobriu o seu rosto e nunca verá isto.
  12. Levanta-te, Senhor! Ó Deus, levanta a tua mão; não te esqueças dos necessitados!
  13. Por que blasfema de Deus o ímpio, dizendo no seu coração que tu não inquirirás?
  14. Tu o viste, porque atentas para o trabalho e enfado, para os tomares sob tuas mãos; a ti o pobre se encomenda; tu és o auxílio do órfão.
  15. Quebranta o braço do ímpio e malvado; busca a sua impiedade até nada mais achares dela.
  16. O Senhor é Rei eterno; da sua terra serão desarraigados os gentios.
  17. Senhor, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás o seu coração; os teus ouvidos estarão abertos para eles;
  18. para fazeres justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem, que é da terra, não prossiga mais em usar da violência.
Salmo 10:1-18

Estudo, explicação e notas do Salmo 10

Explicação do Salmo 10.1

“Por que te conservas longe, Senhor? Por que te escondes nos tempos de angústia?” Para o salmista, Deus parecia estar distante.

Embora tivesse dúvidas, ele não parou de orar nem concluiu que Deus não se importava mais. Ao inquirir Deus, o salmista não estava reclamando, e sim pedindo que Ele se apressasse em ajuda- lo.

Quando nos sentimos sós e/ou oprimidos, devemos continuar orando, falando com Deus sobre as nossas dificuldades!

Explicação do Salmo 10.4-6

Algumas pessoas têm sucesso em tudo o que fazem e gabam-se de que ninguém, nem mesmo Deus, pode abatê-las.

Nós podemos inquirir porque Deus permite que elas acumulem grande riqueza enquanto o menosprezam. Mas qual o motivo de preocuparmo-nos com a prosperidade dos ímpios?

Sentimo-nos zangados pelo dano que estão causando ou temos inveja de seu sucesso? Para responder sinceramente a esta pergunta, devemos ter uma correta perspectiva sobre a impiedade e a riqueza.

O ímpio será seguramente castigado, porque Deus odeia as ações perversas. A riqueza é apenas temporária. Não é necessariamente um sinal da aprovação de Deus na vida de uma pessoa; tampouco a falta dela não consiste em desaprovação da parte do Senhor.

Então, não deixe que a riqueza se torne uma obsessão para você. Leia Provérbios 30.7,8, neste texto há uma oração que pode ser feita por você.

Explicação do Salmo 10.11

Existe uma incompatibilidade entre a arrogância e a presença de Deus em nosso coração.

A pessoa orgulhosa confia em si mesma em vez de depender do Senhor. Isto faz com que ela ignore as diretrizes de Deus para sua vida.

Quando a presença de Deus é bem-vinda, não há lugar para o orgulho, porque Ele nos torna cientes do nosso verdadeiro ser.

Explicação do Salmo 10.14

Deus vê e toma nota de cada ação má; Ele nos encoraja, e ouve os nossos apelos (v. 17). Está sempre conosco. Podemos enfrentar o ímpio, porque não o fazemos sozinhos. Deus está ao nosso lado!

Salmo 10 para que serve?

O Salmo 10 serve para pessoas que esteja passando por injustiça. O salmista lamenta à Deus pela injustiça e busca resposta e alento na Justiça divina. Lembre-se: O ímpio será seguramente castigado, porque Deus odeia as ações perversas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *