Salmo 8 Explicação e estudo

Salmo 8: Explicação e estudo

Na Versão Bíblica “Nova Tradução na Linguagem de Hoje” a última parte do primeiro versículo diz: “O louvor dado a ti chega até o céu” Salmo 8:1a.

Este Salmo traz uma reflexão sobre a majestade e glória de Deus e da dignidade do Ser Humano.

Este é considerado o primeiro louvor do livro de salmo. É um salmo dedicado ao Deus Criador, que concede ao homem a reponsabilidade de zelar de sua criação.

O Davi inicia e termina o salmo 8 adorando o nome do Senhor: “quão admirável é o teu nome em toda a terra” Salmo 8:1b.

Salmo 8:1,2 Explicação

1 – Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!
(Salmo 8:1)

8:1 – Alguns versículos deste Salmo são citados no NT em relação a Cristo (1 Co 15.27: Hb 2.6-8).

Deus se tornou humano na pessoa de Jesus (Sl 8.5), que foi a Única pessoa que refletiu perfeitamente a imagem de Deus (Gl 2.20; Cl 1.15).

Ele ressuscitará a todos os que lhe pertencem quando vier para reinar sobre o novo céu e a nova terra.

2 – Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres calar o inimigo e vingativo.
(Salmo 8:2)

8:2 – As crianças confiam em Deus e o louvam sem dúvidas ou reservas. Mas muitos, à medida que envelhecem, encontram cada vez mais dificuldades para fazê-lo.

Peca a Deus para dar-lhe a simplicidade de uma criança e remova quaisquer barreiras que o impeçam de aproximar-se mais intimamente dEle.

Salmo 8:3-5 Explicação

3 – Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;
4 – que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?
5 – Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste.

(Salmo 8:3-5)

8.3-4 Para respeitar a majestade de Deus. devemos pensar na sua grandeza. Quando olhamos para sua imensa e maravilhosa criação, frequentemente nos sentimos pequenos.

Isto nos dá uma noção real sobre a nossa condição de criatura, mas Deus não quer que nos concentremos em nossa pequenez, e sim em nosso Criador, então teremos o respeito apropriado por Ele, não sentimentos de autodepreciação.

8.3-5 – Quando olhamos para a vasta criação, imaginamos como Deus poderia estar preocupado com pessoas que constantemente o desapontam. Ainda assim, Deus nos criou um pouco inferiores aos anjos!

Da próxima vez que questionar seu valor, lembre-se de que Deus o tem em alta estima. Temos grande valor para Ele, porque fomos criados a sua imagem e semelhança (Gn 1.26.27).

Por Deus já ter declarado o quão valiosos somos para Ele, podemos ser libertos dos complexos de inferioridade ou baixa autoestima.

Salmo 8:6-9 Explicação

6 – Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:
7 – todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo;
8 – as aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.
9 – Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!

(Salmo 8:6-9)

8.6 – Deus dou aos seres humanos uma tremenda autoridade para cuidarem da terra. Mas com esta veio uma grande responsabilidade. Quando possuímos um animal de estimação, temos a autoridade legal sobre ele, mas também temos a responsabilidade de alimentá-lo e de cuidar dele.

Como você trata a criação de Deus? Use seus recursos sabiamente, porque Deus o considera um despenseiro.

Fonte: Bíblia de estudo Aplicação Pessoal de 2003

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *