sofonias significado

Sofonias significado: Introdução ao livro

GRANDE tristeza, angústia prolongada, abuso incessante, perseguição ininterrupta e castigo iminente geram falta de esperança e desespero, “se apenas…” clamamos, quando procuramos em nossa mente uma saída e olhamos para o céu em busca da salvação.

Com apenas um vislumbre de esperança, tomaríamos coragem e continuaríamos a resistir até o fim. A esperança é um raio de sol que atravessa o céu escurecido pela tempestade; são as palavras de conforto na unidade de terapia intensiva; é uma carta de além mar; é o primeiro pássaro da primavera que pousa em um ramo coberto de neve; é a linha de chegada já à vista. É um arco-íris, uma canção, um toque amoroso. A esperança é conhecer a Deus e descansar em seu amor.

Como profeta de Deus, Sofonias era obrigado a falar a verdade. E ele o fez claramente, prevendo um juízo certo e um castigo horrível a todo aquele que desafiasse o Senhor.

A terrível ira de Deus consumiria tudo na terra, e a destruiria. “Arrebatarei os homens e os animais, consumirei as aves do céu, e os peixes do mar, e os tropeços com os ímpios; e exterminarei os homens de cima da terra, diz o SENHOR” (1.3).

Nenhum ser vivo na terra escaparia. E aquele dia terrível aproximava-se: “O grande dia do SENHOR está perto, está perto, e se apressa muito a voz do dia do SENHOR; amargamente clamará ali o homem poderoso. Aquele dia é um dia de indignação, dia de angústia e de ânsia, dia de alvoroço e de desolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e densas trevas, dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortes e contra as torres altas” (1.14-16).

Podemos sentir a opressão e a depressão que seus ouvintes sentiram. Foram julgados culpados e condenados. No entanto, ainda há esperança em meio a este terrível pronunciamento.

O primeiro capítulo da profecia de Sofonias é repleto de terror.

No capítulo 2, porém, surge uma promessa: “Buscai o SENHOR, vós todos os mansos da terra, que pondes por obra o seu juízo: buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do SENHOR” (2.3). E mais adiante lemos a expressão o “resto da casa de Judá” (2.7) que será restaurado.

Finalmente, no capítulo 3, o refrão tranquilo cresce, ao ser declarada a salvação e a libertação concedida por Deus àqueles que são fiéis: “Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém. O SENHOR afastou os teus juízos, exterminou o teu inimigo; o SENHOR, o rei de Israel, está no meio de ti: tu não verás mais mal algum” (3.14.15). Esta é a verdadeira esperança, fundamentada no conhecimento da justiça de Deus e em seu amor por seu povo.

Ao ler o livro de Sofonias, ouça cuidadosamente as palavras de juízo. Deus não lida com o pecado de um modo suave, mas de uma forma contundente. Porém sinta-se encorajado pelas palavras de esperança — nosso Deus reina, e resgatará os seus. Decida fazer parte deste fiel remanescente de almas que humildemente adora e obedece ao Deus vivo.

Quem escreveu Sofonias?

O profeta Sofonias (1.1).

Quem era o público-alvo?

 Os receptores imediatos da mensagem de Sofonias eram os habitantes de Judá.

Quando Sofonias foi escrito?

640-609 a.C.

Onde tudo aconteceu?

O relato de Sofonias acontece em Judá após um longo e tenebroso declínio espiritual.

É provável que o reinado e as reformas de Josias tenham acontecido simultaneamente ao ministério de Sofonias.

Qual é a temática de Sofonias?

  • O dia do Senhor. Essa expressão é usada com mais frequência em outros livros proféticos, mas ela, como acontece nos outros registros, refere-se à intervenção providencial do Senhor nos assuntos de seu povo e nações pagas.
  • A purificação do pecado e a preparação de um remanescente. O Senhor, em sua graça, ainda desejava purificar Judá e até mesmo salvar um remanescente de fiéis (3.9), apesar do pecado e decadência espiritual de Judá, uma ofensa a Deus.

Por que devemos ler Sofonias?

Sofonias, como todos os outros verdadeiros profetas do Senhor, não bajulava os ouvintes. Suas palavras diretas sobre a futura destruição não tinham a intenção de trazer a restauração, embora, para aqueles em Judá, elas não seriam bem-vindas.

Sofonias estava dando ao povo uma última oportunidade para retornar ao Senhor e ser fiel a Ele. O Senhor queria a lealdade de Judá.

Como você lê Sofonias?

O livro, embora quase totalmente em forma poética, e uma declaração profética.

Os receptores de Sofonias estavam em Judá, e esse livro, junto com alguns dos discursos anteriores de Jeremias e da história registrada em 2Rs 21-23, descreve a condição religiosa, moral e social de Judá a época.

É importante compreender que a condição moral de Judá estava em declínio havia mais de cinquenta anos. Samaria, a capital do Reino do Norte de Israel, caíra diante dos assírios em 722 a.C. por causa de sua própria perversidade. Josias, durante esse período, iniciou um projeto de reformas substantivas e generalizadas. Esse rei chegou até mesmo a entrar em parte do território do Reino do Norte em uma tentativa de recuperar parte da terra perdida para a Assíria.

Linha do tempo no período de Sofonias

AnoAcontecimento
722 a.C.Samaria, a capital do Reino do Norte, cai diante dos assírios.
716-687 a.C.Ezequias é rei de Judá e ancestral de Sofonias.
695-640 a.C.Judá Experimenta anos de grande apostasia durante o reino de Manassés e seu filho Amom.
640-609 a.C.A profecia de Sofonias pode ter influenciado o jovem rei Josias.
640 a.C.Sofonias torna-se profeta; Josias, após a morte de seu pai Amom, tornou-se rei de Judá aos oito anos de idade.
628 a.C.Josias lidera uma reforma espiritual em Judá.
627 a.C.Jeremias torna-se profeta
622 a.C.O livro da Lei é encontrado no Templo
621 a.C.Termina o ministério de Sofonias; A reforma espiritual de Judá se intensifica quando o livro da Lei é encontrado no templo; Hulda, a profetisa, trouxe a palavra do Senhor de que Ele traria desastre sobre Judá após o reinado de Josias.
612 a.C.Habacuque torna-se profeta
609 a.C.Josias morre em batalha
605-586 a.C.Os babilônios atacam e destroem Jerusalém.
605 a.C.Os primeiros cativos são levados para a Babilônia
597 a.C.O segundo ataque da Babilônia sobre Judá
586 a.C.A queda de Judá (o Reino d o Sul)

Esboço do livro de Sofonias

I. O Dia do Julgamento (1.1-2.15)

  • A Natureza Universal do Julgamento (1.1-3);
  • O Julgamento de Judá (1.4-2.3);
  • O Julgamento das Nações Circunvizinhas (2.4-15).

II. Os Pecados de Jerusalém (3.1-8)

  • Os Pecados dos Líderes (3.1-5);
  • Os Pecados dos Corações Impenitentes (3.6-8).

III. A Promessa de Restauração (3.9-20)

  • A Adoração das Nações (3.9-10);
  • O Remanescente Fiel (3.11-20).

Sofonias advertiu o povo de Judá e disse-lhe que caso se recusasse a se arrepender, a nação inteira, inclusive a amada cidade de Jerusalém, seria destruída.

O povo sabia que no final Deus o abençoaria, mas Sofonias deixou claro que primeiramente haveria juízo e, mediante o arrependimento, depois viria a bênção.

Este julgamento não seria meramente o castigo pelo pecado, mas também um meio de purificar o povo. Embora vivamos em um mundo descaído e cercado pelo mal, podemos aguardar com esperança a vinda do Reino de Deus, e devemos permitir que qualquer castigo que nos sobrevenha no presente sirva para nos purificar de nossas transgressões.

Principais temas do livro de Sofonias

TemaExplicaçãoImportância
O Dia do JuízoA destruição aproximava-se porque Judá abandonara o Senhor. O povo adorava Baal, Moloque e as hostes estelares. Até mesmo os sacerdotes mesclavam as práticas pagas com a fé em Deus. O castigo do Senhor, por causa do pecado, estava a caminho.Para escapar do juízo de Deus devemos ouvi-lo. admitir sua correção, confiar nEle e buscar a sua direção. Se o aceitamos como nosso Senhor, podemos escapar de sua condenação.
A Indiferença em Relação a DeusEmbora houvesse tentativas ocasionais de renovação, Judá não sentia pesar algum por seus pecados. O povo era prospero e não mais se importava com Deus. As exigências do Senhor relacionadas a uma vida integra pareciam irrelevantes para o povo, cuja segurança e riqueza fizeram com que se tornassem complacentes.Nao deixe que o conforto material seja uma barreira para seu compromisso com Deus. A prosperidade pode levar a uma orgulhosa atitude de autossuficiência. Precisamos admitir que o dinheiro não nos redimira e que não podemos resgatar a nós mesmos. Só Deus pode nos salvar.
O Dia de SatisfaçãoO dia de juízo também será um tempo de satisfação. Deus julgará todos aqueles que maltratam o seu povo. Ele o purificará e removerá todo o pecado e o mal que houver nele. Deus restaurará o seu povo e trar-lhe-á esperança.Quando o povo é purificado do pecado, há grande alívio e esperança. Não importa quão difícil seja a nossa experiência agora, podemos esperar ansiosamente o momento em que Deus nos restaurará completamente. Este será verdadeiramente um dia de satisfação!
Temas do livro de Sofonias

Características do livro de Sofonias

  • PROPÓSITO: Despertar o povo de Judá quanto à sua complacência e exortá-lo a retornarem para Deus.
  • AUTOR: Sofonias.
  • DESTINATÁRIOS: Judá e todas as nações.
  • DATA: Provavelmente no final do ministério de Sofonias (640-621 a.C.). quando foram iniciadas as grandes reformas do rei Josias.
  • PANORAMA: O rei Josias, de Judá, tentava reverter as tendências ímpias estabelecidas pelos dois reis anteriores – Manasses e Amom. Ele pôde estender sua influência porque não havia uma potência que dominasse o mundo naquela ocasião (a Assíria enfrentava um rápido declínio). A profecia de Sofonias possivelmente foi o fator motivador na reforma de Josias. Este profeta era contemporâneo de Jeremias.
  • VERSÍCULO-CHAVE: “Buscai o SENHOR, vós todos os mansos da terra, que pondes por obra o seu juízo: buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, sereis escondidos no dia da ira do Senhor” (2.3).
    LUGAR-CHAVE: Jerusalém.

Fontes:

  • Bíblia Aplicação Pessoal – CPAD
  • Bíblia de estudo da mulher Cristã – CPAD

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *