Gamificação nada mais é do que usar elementos comuns presentes em jogos e outras situações que não estão relacionadas apenas ao entretenimento.
Esse método consiste no uso de lógica e metodologias dos games para atender propósitos, como facilitar o acesso à conteúdos complexos, de modo que se tornem mais acessíveis, facilitar processos de aprendizagem, entre outras possibilidades.
Na estratégia, diferentes elementos característicos de um jogo, como sistema de pontuação, recompensas e objetivo claro, podem ser usados para atrair os participantes e engajá-los, além de promover aprendizado e motivar ações.
A gamificação pode ser usada em diversos segmentos de empresas, inclusive, é uma ótima opção para treinamentos corporativos. Pode ser voltada para qualquer tipo de público, seja qual for o objetivo da organização.
Atualmente, é considerada como a melhor opção para engajar a audiência, principalmente no caso de marcas que vendem produtos e serviços para um público mais jovem.
Entretanto, mesmo usando estratégias de gamificação, outros métodos não devem ser abandonados, muito pelo contrário, eles podem ser incorporados para melhorar ainda mais os resultados.
Este artigo vai explicar como a gamificação aumenta o engajamento do público, porque ela é eficaz nesse sentido, quais são as melhores práticas, onde ela pode ser efetivamente aplicada e dar alguns exemplos de sucesso com seu uso.
Como a gamificação aumenta o engajamento?
A gamificação é capaz de aumentar o engajamento dentro de uma empresa porque aumenta a produtividade e o desempenho dos colaboradores.
Tanto os gestores quanto os responsáveis conseguem trazer uma perspectiva mais detalhada sobre o comprometimento e a motivação de seus funcionários, com isso, podem investir em melhorias nesse sentido.
Um canil especializado em filhote de Spitz alemão anão pode usar o recurso para desenvolver habilidades e competências em seus colaboradores.
Os funcionários terão contato com um universo lúdico que promove o desenvolvimento de suas habilidades, facilitando a resolução de problemas, o pensamento estratégico e as tomadas de decisão.
Por meio de um treinamento corporativo gamificado, os participantes interagem com simulações que exigem a identificação de um problema, análises de abordagens diferentes e tomadas de decisão assertivas para avançar.
A comunicação e o trabalho em equipe também são muito valorizados, tendo em vista que os jogos envolvem a necessidade de cooperação e interação entre os participantes.
Um evento gamificado para resolver enigmas ou quebra-cabeça exige a participação criativa das pessoas, assim, poderão desenvolver soluções não convencionais.
Por que essa estratégia aumenta o engajamento?
Muitos se perguntam porque a gamificação é uma estratégia eficaz para aumentar o engajamento, e uma das respostas para isso é sua capacidade em oferecer dinamismo na aprendizagem.
Assim como um fabricante de cabo de força para notebook Lenovo pode usar esse recurso no treinamento de funcionários, uma escola pode aplicá-lo no ensino, tornando o processo mais interativo e envolvente.
Ao invés de trabalhar com algo monótono, passa a incentivar o engajamento e consegue conquistar a atenção dos alunos.
Nas instituições de ensino, o recurso é fundamental para aumentar o interesse na aula, além de fazer com que os estudantes se sintam mais abertos para aprender o conteúdo.
Trata-se de uma metodologia que incentiva a participação ativa e as pessoas se sentem mais motivadas com as atividades propostas.
Entre os recursos que costumam ser usados para isso estão a conquista e recompensas, aspectos que fazem os estudantes se esforçarem mais para melhorar o próprio desempenho.
A estratégia, também, é muito benéfica porque facilita a autonomia durante a aprendizagem, fazendo com que o aluno tenha controle sobre todo o processo.
Ao invés de simplesmente receber informações, se torna o centro das atividades e consegue escolher a maneira como vai lidar com as informações e desafios apresentados.
Melhores práticas de gamificação
Existem algumas práticas que ajudam a implementar a estratégia de gamificação, e entre as principais estão:
- Usar possíveis cenários corporativos;
- Disponibilizar materiais de valor;
- Usar o mobile learning;
- Mensurar resultados.
Uma empresa especializada em inclusão de veículo na ANTT deve criar possíveis cenários corporativos para que as pessoas entendam o motivo do treinamento e as expectativas da empresa em relação ao aprendizado.
Cenários e histórias tornam o aprendizado mais interessante e aumenta o engajamento dos colaboradores.
Os materiais utilizados para a capacitação precisam estar de acordo com o conhecimento que deve ser obtido, além de ser elaborado de maneira objetiva e envolver o funcionário.
A empresa não deve usar apenas uma forma de entregar o conteúdo, na verdade, para conquistar os profissionais, é necessário variar os formatos.
Uma das melhores opções é o conteúdo por vídeo porque eles integram elementos que agregam aos colaboradores por meio de imagens, infográficos e animações.
O mobile learning, nada mais é do que permitir que o funcionário utilize seu próprio dispositivo móvel para fazer treinamento online gamificado. Com isso, fica mais fácil desenvolver e aperfeiçoar as habilidades e competências, em qualquer hora ou lugar.
Finalmente, a empresa precisa avaliar e mensurar os resultados do treinamento para se certificar de que a capacitação trouxe os conhecimentos necessários para os funcionários.
Onde a gamificação pode ser aplicada
Um fornecedor de coxinha para aniversário pode aplicar a gamificação de diferentes maneiras. Entretanto, seu uso é mais comum na educação, isso porque a metodologia pode ser aplicada pelas instituições de ensino e pelas empresas.
No caso das organizações, a ação é muito eficaz para treinamentos, vendas e integração de novos funcionários.
Um dos métodos mais comuns para isso é o storytelling, uma técnica que consiste em contar uma história que engaje o público e crie e conexões com as pessoas. A prática consegue prender a atenção e torna a atividade mais prazerosa.
Para aplicar a gamificação dessa forma, não é necessário ser um escritor profissional, na verdade, basta considerar as características do público-alvo, a situação que está sendo trabalhada e encontrar a inspiração ideal.
Um centro dia para idosos particular tem a possibilidade de pensar em uma mensagem principal, como no caso de seus valores.
Em seguida, deve-se fazer uma pesquisa sobre as pessoas que vão participar da estratégia, considerando suas preferências, costumes e hábitos, tipo de história que mais gostam, entre outras informações relevantes.
Outra possibilidade de aplicação é o avatar, que nada mais é do que uma representação visual do personagem usado pelo jogador.
A empresa pode usar uma foto personalizável ou construir uma figura mais sofisticada, como acontece em jogos eletrônicos. O mais importante é que o personagem esteja atrelado à história, ou seja, ele deve ser compatível com ela.
A gamificação também envolve sua aplicação por meio de desafios, conquistas e missões, quais são esses elementos que vão motivar os jogadores a alcançarem a meta proposta.
Uma clínica especializada em harmonização facial deve equilibrar o grau de dificuldade para que o usuário acredite na possibilidade de vitória, no entanto, não se deve facilitar demais porque pode tornar o jogo entediante.
Exemplos de sucesso na gamificação
A gamificação pode ser usada tanto para os colaboradores quanto para os clientes, e não faltam exemplos de empresas que conseguiram se destacar com essa estratégia. São elas:
Starbucks
A Starbucks criou um programa chamado Starbucks Rewards, um programa de fidelidade que funciona por meio da pontuação em um aplicativo próprio. Quanto mais a pessoa consome, mais vantagens recebe.
Uma autoescola especializada em carteira de moto adição pode se inspirar nesse exemplo porque se trata de uma metodologia básica, mas capaz de manter os consumidores interessados e aumentar as vendas.
Deloitte Leadership Academy
A Deloitte é uma multinacional de auditoria e consultoria empresarial que transformou o treinamento de seus clientes. Para aplicar a gamificação, a empresa desenvolveu uma plataforma que oferece cursos interativos para os usuários.
O recurso conseguiu aumentar em 47% o tráfego no site, e atualmente a empresa possui mais de 20 mil usuários.
Santander universitário
O Banco Santander é conhecido por trabalhar com várias frentes de educação e uma de suas maiores iniciativas é um programa que oferece bolsas de estudos para brasileiros em todo o mundo.
Uma clínica de internação veterinária semi e UTI pode se inspirar nesse exemplo e oferecer uma plataforma para que os funcionários possam participar de aulas gamificadas, em troca de uma premiação.
Desse modo, a clínica vai melhorar a qualidade de seus profissionais, manter um quadro de funcionários engajados e se destacará em seu mercado de atuação.
Microsoft Dynamics 365 Gamification
A Microsoft também investiu em gamificação para treinar seus colaboradores, por meio de um sistema que possibilita testar e encontrar maneiras mais rápidas e dinâmicas de identificar falhas na programação de softwares.
Considerações finais
A gamificação é, portanto, uma possibilidade de interagir com o público e aumentar seu engajamento, independentemente da intenção da empresa.
Por meio de várias metodologias, ela consegue aproximar o público da organização, podendo ser tanto os clientes quanto os colaboradores.
A companhia pode usar diferentes estratégias para implementá-lo, principalmente se a intenção for o treinamento dos funcionários.
Com base em grandes exemplos de outras companhias, fica mais fácil tornar o processo de aprendizagem simples e alcançar os objetivos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.