Novo estudo aponta que dormir bem regularmente ajuda a aumentar a longevidade, além de contribuir com uma boa saúde
Ter uma boa noite de sono sempre foi apontado como um dos pilares para uma vida saudável, mas um novo estudo apresentado na edição deste ano da American College of Cardiology mostra que essa importância vai além. Os resultados mostraram que dormir bem regularmente pode aumentar nossa longevidade, reduzindo os riscos de mortes prematuras e ainda atribuindo casos do gênero a padrões ruins de sono.
Foram analisados 172 mil casos de pesquisas realizadas entre 2013 e 2018, buscando entender como o comportamento desses indivíduos durante o sono influencia em suas vidas. A partir disso, foram estabelecidos alguns padrões para definir um sono reparador e de qualidade: duração de sete a oito horas diárias; não sentir dificuldades para adormecer por mais de duas vezes na semana; não utilizar nenhum medicamento para dormir; acordar revigorado por pelo menos cinco vezes na semana.
Os pesquisadores enfatizaram que dormir o mínimo recomendado de oito horas diárias não é o suficiente, pois é necessário garantir a qualidade do sono nesse período. Usando os parâmetros descritos anteriormente como base, eles concluíram que aqueles que se encaixavam em cada requisito apresentaram um risco de morte 30% abaixo dos demais, mesmo que sofressem das mesmas doenças e problemas de saúde.
Durante os quase cinco anos que foram estudados, 8.681 indivíduos que participaram da pesquisa faleceram, sendo 30% por doenças cardiovasculares, 24% de algum tipo de câncer e 46% por causas diversas. O estudo aponta que um sono reparador protege as pessoas de todas essas adversidades, inclusive auxiliando em tratamentos e no controle de doenças mais perigosas.
O aumento na expectativa de vida para os homens que dormem melhor foi de quase cinco anos, enquanto as mulheres ganharam cerca de 2,4 anos. O estudo ainda precisa ser aprofundado para ter conclusões mais precisas, mas serve para reforçar a importância de se dormir bem no dia a dia.
Como melhorar a qualidade do sono?
O sono pode ser influenciado por uma série de fatores, desde emocionais até físicos. Por isso, cada caso é um caso e precisa de abordagens diferentes para se alcançar a qualidade esperada. Ainda assim, no geral, existem algumas medidas que podem ser adotadas para acostumar o corpo e a mente aos horários de descanso.
O primeiro passo é estabelecer uma hora fixa para ir para a cama e buscar se desligar de qualquer atividade que estimule o cérebro. Evite assistir à TV ou mexer no celular quando estiver chegando o momento de dormir, pois isso ajuda a manter a mente mais relaxada.
Mantenha seu quarto escuro e confortável, com um colchão adequado para uma boa noite de sono. Invista em um modelo com molas para garantir o conforto e procure uma opção com densidade adequada para seu peso e altura; por exemplo, um colchão D28 é apropriado para pessoas que pesem até 70 kg. Dessa forma, seu descanso será muito mais proveitoso e revigorante.