viagem de carro em família

Como escolher o melhor veículo para uma viagem em família?

Créditos: iStock

Espaço interno e de porta-malas, itens de segurança como airbags e nível de conforto são determinantes para uma viagem tranquila e proveitosa

A temporada de férias escolares do meio do ano é um convite para reunir a família, pegar o carro e cair na estrada. Ainda que não conte com um automóvel, é possível alugar um veículo que satisfaça exatamente as exigências quanto a tamanho e conforto, a depender do tamanho da família. Nesse sentido, escolher o carro ideal faz toda a diferença para a qualidade da viagem.

O primeiro item a ser levado em consideração deve ser, sem dúvida, o espaço interno e de bagageiro. Um número de assentos de cinco ou mais é geralmente bom o suficiente para levar toda a família e até mesmo os animais de estimação. Um porta-malas de cerca de 500 litros também costuma ser suficiente para caber todas as malas em uma boa disposição. O Volkswagen Tiguan é um ótimo exemplo de SUV que se encaixa nesses quesitos.

Outro item a ser levado em conta são os acessórios dos quais o carro dispõe. Ar-condicionado, porta-objetos, telas instaladas nos bancos traseiros, encostos de braço e cabeça, entre outros, são importantes para o conforto, principalmente em viagens mais longas e quando se tem crianças. O Hyundai Creta é um SUV com ótimo espaço interno e repleto de itens de segurança.

Quanto à segurança, deve-se optar por carros que possuem freios ABS e também airbags duplos e bem distribuídos – itens praticamente indispensáveis. Além disso, sensores auxiliares como de ré, de ponto cego e de obstáculo, entre outros disponíveis, podem ajudar muito o motorista na tomada de decisão na pista e também durante as paradas.

A potência do motor faz diferença em ultrapassagens e em pistas de maior velocidade, além de um diferencial a depender do terreno que se vai encarar. Ademais, quanto mais potente o motor, mais peso ele será capaz de carregar – algo que deve ser levado em conta quando se está em muitas pessoas e com muita bagagem. Nesse sentido, carros com motorização 2.0 ou maior são indicados, apesar de consumirem mais combustível.

Caso a viagem passe por terrenos acidentados, além da motorização mais forte, é importante escolher um carro que possua uma suspensão mais alta e rígida. Tração integral, ou 4×4, também é algo de grande valia para encarar terrenos com pedras ou lamacentos ou até mesmo serras. Muitos SUVs no mercado possuem essa configuração e devem ser a melhor escolha para estes casos.

Logo, veículos que reúnem muitas dessas categorias são o Chery Tiggo 5X, a Ford EcoSport, o Volkswagen Virtus e o T-Cross, o Renault Sandero e sedans como o Honda City e o Renault Logan. Aliam boa motorização com bom espaço interno, sendo que contam tanto com tração dianteira como integral.

Cada carro possui especificidades e se adequa de maneira diferente para cada viagem. Ao alugar um carro, deve-se atentar também com a questão da distância e da quilometragem livre ou limitada. Uma viagem curta, com um aluguel de carros em Guarulhos para um destino perto, pode ser mais vantajoso na modalidade limitada. Isso pode ser determinado de forma muito fácil por meio de reserva online com a locadora.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *