O quarto do bebê deve ser pensado de forma a despertar sensações calmantes e revigorantes na criança
O quarto é o espaço da casa dedicado para relaxar e repor as energias após a rotina diária. Por esse motivo, é essencial que esse cômodo seja um local confortável e aconchegante, principalmente quando ele irá receber um bebê. O espaço deve despertar sensações tranquilizantes para permitir o descanso necessário e uma boa noite de sono.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, nos primeiros meses, os pequenos podem dormir cerca de 20 a 15 horas por dia. Ainda conforme o órgão, nessa fase da vida, a qualidade do sono é determinante para o desenvolvimento infantil e o clima do quarto do bebê pode influenciar diretamente nesse aspecto.
Diante dessa relevância, é comum que muitos pais apresentem dúvidas na hora de planejar o quarto dos pequenos. Além de aconchegante, o local também deve ser funcional, pois será o espaço em que bebê passará boa parte do tempo, inclusive quando estiver maior.
Investir em móveis como cama, berço, poltrona e cômoda de bebê pode ajudar a tornar o cômodo mais confortável. Detalhes como as cores da roupa de cama, iluminação, prateleiras e itens decorativos também podem ser úteis para proporcionar mais aconchego ao espaço.
Escolha os móveis corretos
Quando o assunto é quarto de bebê, móveis como berço, poltrona e cômoda são os primeiros a vir na mente. Além de serem funcionais para o dia a dia da mãe e do pequeno, esses itens ainda conseguem agregar na decoração.
O primeiro móvel a ser visto é o berço, afinal, é ele que irá acolher o bebê nas noites de sono. No momento da escolha, é preciso pensar na segurança e no conforto. Uma boa pedida, é apostar em cama montessoriana, um móvel que pode ser adaptado ao longo dos anos, acompanhando as necessidades da criança.
A poltrona também é essencial para quem busca montar um quarto aconchegante. O móvel, além de ajudar a decorar o espaço, também oferece conforto para as mães na hora da amamentação. Outro detalhe é a cômoda, que agrega comodidade e pode ser utilizada para trocar o bebê e guardar pertences.
Existem outros móveis que podem ser escolhidos, mas a dica para montar um quarto de bebê confortável é optar apenas pelo necessário. O mesmo vale para os quartos maiores, já que focar em poucos itens pode ajudar a deixar o ambiente mais arejado e menos poluído, favorecendo a sensação de relaxamento.
Cor do ambiente dá toque especial
A cor da roupa de cama do quarto infantil é um detalhe importante que, na maioria das vezes, passa despercebido pelos pais. Um ponto interessante sobre essas peças é que, mudando-as, a imagem de todo o cômodo pode ser alterada. Dependendo da cor, é possível criar um espaço divertido, clean ou aconchegante.
Para elevar a sensação de bem-estar, o ideal é optar por roupas de cama com cores neutras, como bege e branco, pois conseguem deixar o ambiente mais claro e luminoso. Os tons pastel também são boas opções; dependendo da forma que são usados, podem imprimir mais delicadeza ao ambiente.
Cabe ressaltar que essas tonalidades podem aparecer em outros elementos, além das roupas de cama. Tapetes, cortinas, itens decorativos e até mesmo as paredes podem ser coloridos e elevar a sensação de aconchego ao quarto do bebê.
Iluminação ajuda a deixar o quarto mais relaxante
Outra característica marcante de um quarto tranquilo é a iluminação. Esse aspecto deixa o cômodo mais aconchegante, tornando-o um local propício para relaxar durante as noites de sono. Um ambiente muito claro ou muito escuro pode atrapalhar o descanso do pequeno.
No momento de planejar esse aspecto, os pontos de luz devem ser pensados com cautela e sem exagero. O truque para acertar precisamente na iluminação é apostar em luzes indiretas, apostando em luminárias, pendentes e abajures que podem ser controlados conforme a necessidade da mãe e do bebê.
Nichos e prateleiras ajudam a decorar e organizar
A decoração, assim como a cor, é um aspecto fundamental para o quarto infantil. Para os pais que querem criar um espaço mais organizado, a dica é investir em nichos e prateleiras, que, além de cumprir esse papel, ajudam a decorar. Eles podem ser utilizados para acomodar e expor brinquedos, livros e itens úteis no dia a dia da criança.